TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PRE PROJETO TCC PEDAGOGIA

Por:   •  25/11/2017  •  Projeto de pesquisa  •  777 Palavras (4 Páginas)  •  6.009 Visualizações

Página 1 de 4

SUMÁRIO[pic 1]

1 - INTRODUÇÃO        3

2 - PROBLEMA        4

3 - JUSTIFICATIVA        5

4 - OBJETIVO        6

5 - REFERENCIAL TEÓRICO        6

5.1 - Aprendizagem        6

5.2 - Afetividade        9

5.3 - Educação profissionalizante (Programa Menor Aprendiz)        13

6 - METODOLOGIA        16

7 - REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS        18


1 - INTRODUÇÃO

        Sabe-se que desde de que nasce uma criança ela está inserida em um ambiente letrado. Essas práticas vivenciadas de letramento em seu cotidiano vem através do convívio familiar e eventos sociais do qual participa, ao entrar em um ambiente escolar a criança já tem um longo caminho trilhado que a torna essa criança já muitas vezes uma pessoa letrada mas sem passar pelo processo de alfabetização. Sendo assim a criança ingressando a escola ela na maioria das vezes e um sujeito letrado mas sem ter o conhecimento formal da alfabetização. Diante disso esse trabalho propõe-se pesquisar como se ocorre a alfabetização e letramento de uma criança dentro da Educação Infantil.

        Um termo recentemente introduzido na linguagem de nossa educação “Letramento”. E esse termo tem como objetivo de amplificar a pratica de alfabetização, dando um olhar mais social do modo e ler e escrever. Sendo que o processo de alfabetizar vai muito além de habilitar a codificação e decodificação do sistema alfabético, abrindo novos horizontes que permitem a utilização dessas habilidades nas práticas sociais.

Ao discutir sobre letramento, vale lembrar que a Educação Infantil é a base para o desenvolvimento escolar da criança. Desde de cedo o contato e o manuseio de materiais que contém a escrita e a leitura pelo professor proporciona aos pequenos uma maior interação com o mundo letrado (SOARES,2009).

A alfabetização e letramento foi um assunto que sempre me interessou no meu processo de formação em Pedagogia, e por meio desta pesquisa bibliográfica que se pretende verificar como se é construído o processo de alfabetização e letramento na Educação Infantil.

2 - PROBLEMA

Sendo assim como ocorre este processo de alfabetização e letramento na Educação Infantil?

3 - JUSTIFICATIVA

Ao decidir escrever sobre esse tema foi pela identificação com o mesmo e uma profunda necessidade de se aperfeiçoar como futura Pedagoga por entender que a alfabetização e o letramento são de suma importância para meu crescimento profissional. O trabalho busca uma fundamentação teórica para poder se aprofundar dentro do processo de alfabetização e letramento. O projeto tem como foco agrupar informações teóricas de como se dá a alfabetização e o letramento na Educação infantil. Nesse trabalho propõe-se entender a construção da alfabetização buscando estimular o processo de alcance dos conhecimentos da criança.

Ao falar sobre letramento, vale ressaltar que a Educação Infantil é a formação do pilar para o desenvolvimento escolar da criança que tendo um contato e podendo manusear este conteúdo de materiais com escrita e a leitura em que o professor proporciona uma maior interação com esse grandioso mundo letrado (SOARES, 2009).

A alfabetização e o letramento devem fazer parte da Educação Infantil de acordo com Magda Soares(2009) as crianças devem ter acesso com atividades permita a introdução do sistema alfabético e também fazendo processo de praticas sociais em o uso de escrita e leitura.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5 Kb)   pdf (173.6 Kb)   docx (1.2 Mb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com