TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PRO DIA NASCER FELIZ

Por:   •  1/5/2019  •  Resenha  •  588 Palavras (3 Páginas)  •  132 Visualizações

Página 1 de 3

RESENHA SOBRE O DOCUMENTÁRIO

“PRO DIA NASCER FELIZ”

No documentário ‘Pro Dia Nascer Feliz’, dirigido por João Jardim ano de 2006,fala da desigualdade social e educacional no Brasil, mostrando a vida e os problemas escolar na visão dos alunos e professores. Nele podemos ver diversos contextos sociais, econômicas e culturais, essas escolas estão localizadas em três estados: Pernambuco, São Paulo e Rio de Janeiro.

A primeira escola apresentada fica na cidade de Manari estado do Pernambuco, umas das cidades mais pobres do Brasil; onde mostra uma triste realidade da nossa educação hoje em nosso pais. Nessa escola podemos ver a falta de infraestrutura, onde nos banheiros não há pia, não tem papel higiênico, não tem descarga. O dinheiro que recebem do governo não é o suficiente para a escola. Segundo o diretor dessa escola não sobra nada desse dinheiro que eles recebem do governo, pois a maioria vai para os impostos. Valéria é umas das alunas dessa escola, uma menina muito estudiosa que gosta de ler e escrever poesias.

Em Duque de Caxias estado do Rio de Janeiro, podemos ver que o maior problema está ligado há violência, jovens que entram nesse mundo da violência e acabam indo mal nos estudos, levam a brincadeira ou acaba abandonados para entrar no tráfico.

Já no estado de São Paulo vemos dois tipos de ensino diferentes: o Público e o Privado.

A escola de ensino publico fica localizada em Itaquaquecetuba, nessa escola podemos ver que o ensino é bom, a qualidade da escola é boa. A diretora fala que quando os professores falta é porque estão estressados com a agitação da sala de aula e que na maioria das vezes são professores eventuais e esses professores eventuais as vezes não são suficientes, pois tem dias que todos os professores resolvem faltar. Podemos ver também que a maioria dos alunos largam os estudos para trabalhar e ajudar os pais com as despesas e nem sempre voltam a estudar.

Já no ensino privado localizado na região de Pinheiro, a um certo preconceito entre eles com os alunos de escola publica. A aluna Ciça de 16 anos é uma aluna muito estudiosa e muito atarefada pois participa de diversas coisas. Nessa escola podemos ver que os alunos colocam seus

sonhos acima de tudo e para manter suas boa notas, passam mais de 5 horas estudando.

Podemos concluir que esse documentário, gravado há 13 anos atrás, trata a realidade da nossa educação, e hoje em 2019 nada mudou, os professores não são valorizados e alunos são totalmente desinteressados.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)   pdf (30.7 Kb)   docx (7.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com