TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROJETO DE ENSINO EM EDUCAÇÃO

Por:   •  5/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  3.154 Palavras (13 Páginas)  •  157 Visualizações

Página 1 de 13

[pic 1][pic 2][pic 3]

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

CURSO SUPERIOR DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA

LETÍCIA KARNOPP LEMKE

“PROJETO DE ENSINO EM EDUCAÇÃO”

[pic 4]

Canguçu

2015

[pic 5]

LETÍCIA KARNOPP LEMKE

“PROJETO DE ENSINO EM EDUCAÇÃO”

Projeto de Ensino apresentado à Universidade Norte do Paraná - UNOPAR, como requisito parcial para a obtenção do título de Pedagogo.

Orientador: Profª. Okçana Battini

Canguçu

2015

SUMÁRIO[pic 6]

1 INTRODUÇÃO .........................................................................................

03

5 CONCLUSÃO ..........................................................................................

13

6 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS .......................................................

14

RESUMO

Palavras-chave:

1 INTRODUÇÃO[pic 7]

Este trabalho tem como objetivo descrever o Memorial de Formação da minha vida Escolar. Vou tentar descrever as Memórias de minha Infância e as experiências vivenciadas na Escola, as expectativas quanto à passagem do Ensino Médio para Educação Superior no Curso de Pedagogia e as ideias que eu possuo sobre o que é Educação e sobre o que é a Pedagogia.

Mas acredito que não será fácil expressar a vida em palavras, mas no entanto tentarei da melhor forma possível, falar um pouco da trajetória de minha infância, apesar de fazer tantos anos para ser relembrados, mas vamos iniciar.

Posso dizer que entre todas as conquistas de um povo, a educação é a maior. A capacidade de produzir, conhecer, descobrir, realizar, interagir com o outro, ou consigo mesmo é o resultado da Educação. Os povos só se libertam do colonialismo cultural, impostos por outros, na medida em que conquistam, por si próprios, o domínio do conhecimento.

Essa é uma proposta, que procura caminhar para além dos confrontos e de forma coerente com a epistemologia da Pedagogia, tal qual a concebo, e que está mais detalhada em minha tese de doutorado, Franco (2001). Esta proposta também procura superar o confronto de excessos de conteúdos fragmentados em uma mesma formação.

2 MEMÓRIAS DE MINHA INFÂNCIA E EXPERIÊNCIAS VIVENCIADAS NA ESCOLA[pic 8]

Morávamos no interior do município de Canguçu, perto dos nossos familiares, onde tive convívio muito forte com meus primos. Éramos todos praticamente da mesma faixa etária, brincávamos sempre juntos. Eu adorava brincar de casinha, escolinha, pega-pega, esconde e brincadeiras que hoje em dia não vemos mais.

Eu me recordo de uma amiga de infância éramos muito grudadas, sempre estávamos juntas e fazíamos muitas peraltices. Recordo-me de quando brincávamos de fazer comidinha de verdade era um momento adorável, brincávamos de cabeleireira onde eu lavava seu cabelo de verdade, nossa hoje quando recordo disso me da uma alegria imensa porque tenho certeza que tive uma infância maravilhosa. Pois essa brincadeira hoje em dia pouco se vê.
Estamos vivendo em um mundo de grandes mudanças tecnológicas por isso preservo dentro de mim esses momentos que talvez eu ainda possa passar para minha filha que está por nascer. Momentos importantes que fizeram parte da minha infância foram muitos, mas o que me marcou foi minha fase escolar.

Venho me recordar em especial muito bem da minha 4ª serie, foi um momento de adaptação, conheci uma colega nova, era para ficarmos quietos em sala de aula, pois ela sairia alguns minutinhos para ir até a secretaria. Então nesse momento que estávamos sozinhos em sala de aula eu como qualquer criança me aproximei de uma coleguinha pra conversarmos me lembro como se fosse hoje um piscar de olhos ela a professora apareceu e me deu uma bela bronca que fiquei tão envergonhada perante meus amiguinhos novos, tudo era muito novo pra mim, voltei para minha mesa e em silêncio fiquei até o final da aula.

Apesar de ter passado esse constrangimento eu aprendi que devo respeitar e me comportar quando necessário. Porém não deixei de ser criança, pois apesar de tudo eu gostava dela e não mudou nada, ela continuou me tratando muito bem. Eu admirava o jeito sereno e ao mesmo tempo severo. Imaginava que quando eu fosse uma professora seria como ela. 

Para minha surpresa no final do ano, ela me presenteou com um livrinho de pensamento. Adorei, ela me disse que eu tinha sido a melhor aluna. 
Acredito que com o passar do tempo convivendo com ela eu pude perceber o que eu realmente queria era me espelhar nela e ser uma professora. Assim como ela era conosco. Daí surge à linda vontade de cada vez mais estudar.

Lembro-me também muito dos momentos de férias de escola, aonde uma vez ao ano, íamos para a casa de minhas avós.

Quando voltei a estudar novamente a alfabetização minha memória pula para o 5º do fundamental com a professora Clarisse de Ciências, Matemática, uma das professoras que marcou muito a minha memória e de vários colegas por sinal de minha irmã mais velha que também estudou com ela, pois ela era uma professora muito rígida e exigente em sala de aula. Tinha também a professora de Inglês, de artes todas as quartas feiras aulas de religião na capela da escola e todas as sextas educação física no turno oposto e para completar o quadro de notas tinha gincanas e Feira de ciências.

Quando tinham trabalhos e pesquisas íamos para a biblioteca pesquisar, pois este tempo não tínhamos computador tinha que ler vários livros e fazer o resumo , figuras tinhas que tirar Xerox de livros para poder recortar as figuras era até mais divertido ir para a biblioteca pois minhas colegas iam almoçar na minha casa e depois pegávamos um ônibus até a biblioteca na elaboração do trabalho comprávamos papel pautável e cartolina era todo colorido com hidrocor e decorado lembro que quando fui para a 6º serie foi bem tranquilo mas quando entrei no 7 º ano tive muitas dificuldades em matemática ai meus pais foram chamados na escolas pois estava tendo muitas dificuldades para me adaptar aos assuntos, meus pais decidiram me colocar em uma banca que por sinal me ajudou muito.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.1 Kb)   pdf (174.1 Kb)   docx (318.7 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com