TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROJETO DE ESTÁGIO DE GESTÃO ESCOLAR

Por:   •  6/5/2017  •  Trabalho acadêmico  •  6.389 Palavras (26 Páginas)  •  10.694 Visualizações

Página 1 de 26

[pic 1]

SUMÁRIO[pic 2]

1 PARTE I: PESQUISA...................................................................................................03

1.1 DELIMITAÇÃO DO TEMA: ÁREA DE CONCENTRAÇÃO E JUSTIFICATIVA.........03

1.2 OBJETIVOS................................................................................................................03

1.3 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA..................................................................................04

2 EDUCAÇÃO E LUDICIDADE.................................................................................04

2.1 OBJETIVOS DO GESTOR ESCOLAR..................................................................06

2.2 ORIENTAÇÃO E SUPERVISÃO ESCOLAR.........................................................07

2.3 RESPONSABILIDADES E ATRIBUIÇÕES DO COORDENADOR PEDAGÓGICO...............................................................................................................08

3 PARTE II: PROCEDIMENTOS DO ESTÁGIO ..........................................................09

3.1 METODOLOGIA.........................................................................................................10

3.2 CRONOGRAMA................................................................................................................13

REFERÊNCIAS..................................................................................................................14

ANEXO 1 – ROTEIRO DE OBSERVAÇÃO..................................................................15

ANEXO 2 - ENTREVISTA COM GESTOR.......................................................................... 21


1 PARTE I: PESQUISA

  1. METODOLOGIAS DE ENSINO: AS CONTRIBUIÇÕES DA GESTÃO E COORDENAÇÃO  ESCOLAR COM RELAÇÃO AO LÚDICO NA EDUCAÇÃO INFANTIL

A área de concentração escolhida é metodologias de ensino e o tema é as contribuições da gestão e coordenação escolar com relação ao lúdico na educação infantil. Justifica-se a escolha da área de concentração por considerar a mais aplicada no assunto, por nos permitir uma ampla pesquisa e formas de capacitação para a nossa vida profissional e do tema devido à importância do brincar para o desenvolvimento da criança.

O problema de pesquisa levantado refere-se sobre o papel da direção e da coordenação das instituições de Educação Infantil referente a um atendimento de qualidade. Que contribua com a escola de disponibilizar um espaço adequado para que as crianças possam ter autonomia no brincar como, por exemplo, fornecer a criança à liberdade de escolher, de manusear, de usar da sua criatividade e imaginação, sendo que o assunto abordado neste estudo é sobre as contribuições da gestão e coordenação escolar com relação ao lúdico na educação infantil.

 1.2 OBJETIVOS

O objetivo geral dessa pesquisa é analisar a metodologia de ensino, a visão da gestão escolar e da coordenação pedagógica, envolvendo o papel da ludicidade no processo de ensino e de aprendizagem.

Sobre o tema delimitado as contribuições da gestão e coordenação escolar com relação ao lúdico na educação infantil, os objetivos específicos são:

  • Compreender como a brincadeira pode auxiliar no processo do desenvolvimento na educação infantil;
  • Perceber a importância da gestão e coordenação em disponibilizar de um espaço adequado para as crianças;
  • Entender como a direção e coordenação podem contribuir auxiliando os professores na inclusão das brincadeiras no ambiente escolar com retorno eficaz.
  1. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

           Uma fundamentação teórica referenda a área de concentração e o tema escolhidos para os estudos. Relaciona a literatura, as obras e os autores mais relevantes sobre assunto pesquisado. Portanto, buscamos aprofundar nossos estudos por meio de Rosinete Bloemer Pickler Buss em sua obra “Gestão Escolar” (2013). “Estudou-se ainda Vitor Henrique Paro, com a sua obra intitulada em Gestão escolar, democracia e qualidade do ensino e finalizando com os escritos de Dinair Leal da Hora sobre a “Gestão democrática na escola.” (1994). E entre outros autores.

2 EDUCAÇÃO E LUDICIDADE

Por meio do lúdico, a criança amplia diferentes agilidades para transformar as suas angústias e receios em algo mais atraente e prazeroso. 


Segundo Fantacholi (2013):

        

Na educação de modo geral, e principalmente na Educação Infantil o brincar é um potente veículo de aprendizagem experiencial, visto que permite, através do lúdico, vivenciar a aprendizagem como processo social. A proposta do lúdico é promover uma alfabetização significativa na prática educacional, é incorporar o conhecimento através das características do conhecimento do mundo. O lúdico promove o rendimento escolar além do conhecimento, oralidade, pensamento e o sentido. 

        

Fantacholi (2013) afirma ainda que:

Compreender a relevância do brincar possibilita aos professores intervir de maneira apropriada, não interferindo e descaracterizando o prazer que o lúdico proporciona. Portanto, o brincar utilizado como recurso pedagógico não deve ser dissociado da atividade lúdica que o compõe, sob o risco de descaracterizar-se, afinal, a vida escolar regida por normas e tempos determinados, por si só já favorece este mesmo processo, fazendo do brincar na escola um brincar diferente das outras ocasiões. A incorporação de brincadeiras, jogos e brinquedos na prática pedagógica podem desenvolver diferentes atividades que contribuem para inúmeras aprendizagens e para a ampliação da rede de significados construtivos tanto para crianças como para os jovens.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (45.2 Kb)   pdf (355.2 Kb)   docx (36.1 Kb)  
Continuar por mais 25 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com