TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROJETO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO

Por:   •  13/4/2022  •  Projeto de pesquisa  •  6.759 Palavras (28 Páginas)  •  717 Visualizações

Página 1 de 28

[pic 1]

UNIVERSIDADE DE PASSO FUNDO

FACULDADE DE EDUCAÇÃO CURSO DE PEDAGOGIA

PROJETO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO I

Disciplina: Pesquisa e Prática Pedagógica I

Professora: Dra. Adriana Bragagnolo

Acadêmica: Ana Cristina Segovia Bernardi

Passo Fundo, maio de 2021


Ana Cristina Segovia Bernardi

PROJETO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO I

Projeto de Estágio Supervisionado I apresentado ao curso de Pedagogia da Universidade de Passo Fundo, como requisito para o desenvolvimento do Estágio Supervisionado I no VI semestre do curso, sob orientação da professora Dra. Adriana Bragagnolo.

Passo Fundo 2021


1.        INTRODUÇÃO        5

2.        PROJETO DE PESQUISA        7

2.1        Apresentação        7

2.2        Objetivos        7

2.3        Justificativa        7

2.4        Metodologia        9

3.        PROJETO DE TRABALHO PARA A PRÁTICA DA DOCÊNCIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL        12

3.1        Contextualização        12

3.2        Contextualização sociocultural e educativa da instituição escolar        12

3.3        Contextualização do processo ensino aprendizagem        17

3.4        Contextualização da infância envolvida no estágio        18

4.        DELINEANDO O PROJETO DE TRABALHO DE ESTÁGIO        20

4.1        Dados de identificação        20

4.2        Metodologia do trabalho de projetos        20

4.3        Definição do tema problema        24

4.3.1        Intervenção realizada        24

4.3.2        Falas e indicadores        24

4.3.3        Tema-problema        24

4.4        Fundamentação teórica- conhecendo o tema-problema        24

4.5        Conhecimentos curriculares        24

4.6        Rede temática        24

5.        AVALIAÇÃO        25

6.        REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS        26


  1. INTRODUÇÃO

O presente trabalho se refere ao Projeto de Estágio Supervisionado I do curso de Pedagogia (5524) da Universidade de Passo Fundo – UPF. Esta proposta é composta por dois projetos: o Projeto de Pesquisa e o Projeto de Trabalho de Estágio. O planejamento de pesquisa foi desenvolvido em uma escola da educação infantil e fornece subsídios para a elaboração do planejamento de trabalho que também será realizado nesta instituição. As problematizações mais significativas estão embasadas em estudos realizados no decorrer das disciplinas do curso, articuladas as contribuições elucidativas de metodologias para elaboração de pesquisas e “pesquisas com e para crianças”, de autores como Delgado e Müller (2005), em paralelo aos pressupostos das autoras Maria C. Silveira Barbosa e Maria da Graça S. Horn (2008) que discutem a importância do planejamento com projetos na educação infantil.

Neste planejamento é considerado o momento em que as teorias pedagógicas e de ensino aprendidas pelos acadêmicos durante o curso são aliadas à prática, bem como o momento em que o acadêmico experimenta e atua efetivamente em seu campo de formação. Entende-se que este exercício permite ao futuro docente conhecer, analisar e refletir sobre seu ambiente de trabalho. O que exige reflexão, capacidade de decisão, investigação, processos de comunicação, interlocução de saberes e fazeres, intervenções multi, inter, e transdimensionais, fundamentais à formação humana.

Neste trabalho, o Projeto de Pesquisa apresenta como será realizada uma pesquisa qualitativa de natureza exploratória, que será desenvolvido durante o VI semestre do curso (2021/2). Sendo apresentadas previsões de como será feita a inserção da acadêmia no espaço de realização do estágio supervisionado I - a Escola de Educação Infantil São Miguel. Este momento objetiva a produção de dados referente a instituição, seus sujeitos e mais especificamente da turma do Berçário II - com a qual será desenvolvido o Projeto de Trabalho de Estágio no segundo semestre de 2021.  

A partir desta primeira etapa, foi elaborado o Projeto de Trabalho através de uma sistematização da compreensão do contexto da realidade escolar, assim como dos processos que envolvem a educação das crianças, possibilitando análises reflexivas, orientado pelas percepções da acadêmica neste período de estudos. Neste exercício de investigação, além da compreensão e problematização das situações percebidas, se possibilitou eleger um tema de trabalho para o estágio de acordo com o interesse dos alunos, e fundamentá-lo teoricamente nas disciplinas do currículo da Pedagogia. Este projeto tem previsão para ser executado no VI nível do curso, que corresponde ao 2º semestre de 2020. É um planejamento flexível, que está sujeito a modificações. Isso significa que as condições para o seu desenvolvimento serão avaliadas no decorrer do percurso em função dos objetivos inicialmente propostos, dos recursos à disposição da turma e das circunstâncias que envolverão o projeto.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (42.7 Kb)   pdf (727.4 Kb)   docx (542.7 Kb)  
Continuar por mais 27 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com