TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROJETO MULTIDISCIPLINAR II

Por:   •  29/8/2015  •  Trabalho acadêmico  •  423 Palavras (2 Páginas)  •  204 Visualizações

Página 1 de 2

1. O lúdico é um importante recurso pedagógico utilizado no desenvolvimento cognitivo e integral do ser humano. De forma lúdica a criança aprende sobre si mesmo e sobre o mundo, possibilita a interação e socialização natural, melhora o raciocínio, memória, criatividade, é uma importante forma de expressão e comunicação.

A ludicidade é muito importante para o processo de desenvolvimento e aprendizagem humana em qualquer idade especialmente na infância, no contexto escolar, o professor deverá ter claramente o que se deseja alcançar e o caminho a ser percorrido para possibilitar uma aprendizagem significativa para seus alunos.

2. A maior dificuldade para trabalhar com atividades lúdicas e brincadeiras é principalmente a resistência por parte de professores que ainda defendem métodos antigos e ultrapassados, priorizam um cenário conservador de sala de aula com carteiras e mesas enfileiradas e alunos obedientes com respostas prontas ao que se espera. Aliado a isso está à falta de conhecimento por parte das famílias que não entendem a ludicidade como um recurso e sim como perca de tempo, defendem métodos tradicionais. A frente de seu tempo estava o poeta Carlos Drummond de Andrade que dizia:

“Brincar com as crianças não é perder tempo, é ganhá-lo. Se é triste ver meninos sem escola mais triste ainda é vê-los sentados enfileirados em salas sem ar, com exercícios estéreis, sem valor para a formação do homem”.

As escolas devem proporcionar um ambiente harmonioso para seus alunos e a ludicidade é fundamental nesse contexto, para garantir esse ambiente é importante haver um trabalho de esclarecimento do que se pretende alcançar e quais recursos serão utilizados. É necessário que a escola e as famílias caminhem juntas para alcançar o sucesso pedagógico.

3. Os jogos e brincadeiras fazem parte da vida de qualquer pessoa, seja no contexto familiar ou escolar são sempre bem vindos, como auxílio na compreensão de conteúdos pedagógicos, na socialização ou diagnóstico a ludicidade pode auxiliar o indivíduo em qualquer idade, no momento que a criança brinca ela se comunica com o mundo e através dessa atividade, descobre talentos naturais sobre si mesma.

4. Brincar é algo sério para as crianças, tão sério que é garantido por lei, elas necessitam da intervenção de um adulto que possa auxiliar e direcionar as atividades, que o brincar não seja apenas por diversão embora isso também seja importante. Hoje se fala em um currículo integrado onde o ensino seja voltado às necessidades e realidades dos educandos, dessa forma também deve ser a questão da ludicidade, que a coordenação pedagógica junto aos professores e famílias tenham sensibilidade para entender a necessidade do lúdico na educação infantil.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)   pdf (37.9 Kb)   docx (11.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com