TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROJETOS E PRÁTICAS DE AÇÃO PEDAGÓGICA – EDUCAÇÃO INFANTIL

Por:   •  10/9/2019  •  Projeto de pesquisa  •  964 Palavras (4 Páginas)  •  9 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1]

CURSO DE PEDAGOGIA

PROJETOS E PRÁTICAS DE AÇÃO PEDAGÓGICA –

 EDUCAÇÃO INFANTIL

POSTAGEM 2: ATIVIDADE 2

PROJETO DE INTERVENÇÃO DIDÁTICA

“TRÂNSITO GENTIL”

INGRID LONGO – RA 1619749

POLO SOROCABA

2019

RESUMO – Crianças frequentemente estão participando do trânsito como observadoras, ao acompanhar um familiar em algum trajeto, que pode ser inclusive para a própria escola. Conscientizá-las é importante, pois ajudará na formação de um cidadão mais consciente, além de formar atitudes mais seguras em seu dia-a-dia.

Palavras-chave: trânsito, segurança, consciência.

INTRODUÇÃO

Essa iniciativa tem como intenção contribuir na construção de valores, como o respeito no trânsito, entre pedestres e motoristas, para a proteção do nosso bem maior: a vida. Esse tipo de projeto na escola incentiva a formação de cidadãos mais conscientes, que futuramente serão motoristas, de forma a prepará-los para a vida e no trânsito, trazendo compreensão sobre as situações que poderão vivenciar em seu dia-a-dia.

Os ensinamentos sobre educação no trânsito deve começar nas séries iniciais e aliar teoria e prática. As crianças devem ser orientadas a ter um comportamento adequado em relação à segurança necessária nas vias públicas, tanto na condição de pedestre quanto na de passageiro. Aqueles que usam bicicletas, skates, patins e patinetes devem aprender que existem faixas para ciclistas e outros lugares apropriados e seguros para a diversão, que excluem as vias públicas. Também não devem se esquecer de usar equipamentos de proteção e segurança.

SITUAÇÃO PROBLEMA - A educação no trânsito é algo interessante a ser trabalhado desde os primeiros anos de vida da criança, pois possibilitará a formação de um cidadão mais consciente. Além disso, as crianças levarão o conhecimento adquirido adiante, influenciando os adultos ao seu redor.

A escolha por esse tema parte do princípio de que crianças vivenciam situações de trânsito em diversos momentos, muitas das vezes até mesmo na locomoção até a escola, ou então em passeios, idas ao médico, visitas a familiares. A escola tem papel fundamental na ação educativa para o trânsito e é o espaço determinante de formação de cidadãos conscientes e críticos, e diante desta realidade faz-se necessário abordar com os alunos conceitos de segurança no trânsito.

É esperado que, ao fim deste projeto, os alunos aprendam a importância de caminhar sempre pela calçada, olhem para os dois lados antes de atravessa uma via, utilizem sempre a faixa de segurança, andem sempre de mãos dadas com um adulto, reconheçam um semáforo e suas cores, além das principais placas de trânsito, contribuindo assim para um trânsito mais seguro e consciente.

PÚBLICO-ALVO - Esse projeto será proposto para as crianças matriculadas na pré-escola, educação infantil, e seu objetivo é influenciar não só a criança que participa do projeto, mas todos os que estão a sua volta.

Se ensinarmos as crianças desde cedo sobre bons comportamentos no trânsito, teremos um adulto mais consciente, levando em conta que essa criança levará esses conhecimentos para a vida, e que também influenciará os adultos em sua volta.

METODOLOGIA – Apresentar bons comportamentos de trânsito, de fácil assimilação devido à idade do público trabalhado, como por exemplo, conhecer as formas, cores e os significados das placas mais utilizadas no trânsito, do semáforo, da faixa de pedestres e demais componentes das vias públicas, tais como locais de risco para brincadeiras.

Diante dos conceitos aprendidos, confeccionar materiais para colocar em prática os conhecimentos, com a colaboração dos alunos, montando uma cidade cenográfica, para simulação de regras de trânsito.

Demonstrar atitude solidária frente a situações ocorridas no trânsito, no que tange habilidades importantes à segurança do pedestre e do próprio passageiro.

A princípio serão realizados encontros semanais, durante 5 semanas, para desenvolver os conceitos do projeto.

CRONOGRAMA -

- Semana 1: Apresentar conceitos básicos de trânsito para as crianças, tais como as cores do semáforo e seus significados, e o uso da faixa de pedestres. 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.8 Kb)   pdf (111.8 Kb)   docx (18.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com