TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROJETOS E PRÁTICAS DE AÇÃO PEDAGÓGICA – EDUCAÇÃO INFANTIL

Por:   •  4/11/2020  •  Projeto de pesquisa  •  906 Palavras (4 Páginas)  •  315 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1]

CURSO DE PEDAGOGIA

PROJETOS E PRÁTICAS DE AÇÃO PEDAGÓGICA – EDUCAÇÃO INFANTIL

POSTAGEM 2: ATIVIDADE 2

PROJETO DE INTERVENÇÃO DIDÁTICA

LEITURA

NOME: SOFIA BITIRNAS SUSIN   RA: 1830688

POLO FOZ DO IGUAÇU

ANO 2020

NOME:SOFIA BITIRNAS SUSIN RA: 1830688

LEITURA

Trabalho de intervenção pedagógica, realizado da disciplina de Projetos e Práticas de Ação Pedagógica, do Curso de Pedagogia, da Instituição Universidade Paulista – UNIP.

Polo Foz Do Iguaçu

ANO 2020

Sumário

  1. Tema4
  2. Situação Problema4
  3. Justificativa e Embasamento Teórico4
  4. Público-Alvo6
  5. Objetivos6
  6. Percurso Metodológico 6
  7. Recursos7
  8. Cronograma8
  9. Avaliação e Produto Final8
  10. Referências Bibliográficas9

  1. Tema

Leitura

  1. Situação Problema

A leitura é fundamental para a vida da criança, é através dela que a criança desenvolve suas habilidades de interpretação, imaginação e enriquecimento do vocabulário, desenvolve também sua interação social, emocional e cognitiva. Desenvolver o hábito da leitura em crianças faz com que elas se tornem adultos leitores, por isso quanto mais cedo trabalharmos a leitura com os alunos ela se tornará algo agradável, do contrário será apenas um encargo ler.

A ideia do projeto surgiu para consciencializar pais e alunos sobre a importância de desenvolver a leitura, no Brasil nos deparamos com adultos que não gostam de ler, adolescentes com interesse apenas em jogos e celulares e crianças que não recebem o apoio e o estímulo para leitura, decorrentes de um ensino fraco. Portanto é no ambiente escolar que temos que dar o primeiro passo para essa mudança de hábito, unir educadores pais e alunos pensando em um futuro melhor para criar futuros leitores assíduos, pensantes e críticos.

A ideia é que o professor associe o aprendizado com a diversão, tornando a aula mais leve e lúdica, para tornar o ensino prazeroso para as crianças. Assim fica mais fácil de prender a atenção dos alunos, como ainda são crianças pequenas o uso da brincadeira se torna essencial para encantar e aprender com diversas histórias infantis.

  1. Justificativa e Embasamento Teórico

Como professores é nosso dever despertar o interesse pela leitura desde pequenos já que ela é tão importante para várias disciplinas escolares e também para o cotidiano. Nosso objetivo é melhorar os aspectos da aprendizagem escolar, envolvendo interpretação, leitura e raciocínio logico, ensinar o aluno a ter interesse em livros desde pequenos, melhora seu futuro tanto nos estudos quanto na sua vida pessoal e profissional.

Com base nas disciplinas de “Jogos e Brincadeira na Infância” e “Didática” que foram cursadas, nota-se como é fundamental ter dinâmica em sala de aula, buscar sempre a didática que combina com a turma, usar métodos que melhor funcionam para seu aprendizado e a importância de trabalhar a brincadeira com eles, incentivar a leitura por meios lúdicos é uma boa alternativa para tornar o interesse em ler cada vez mais prazeroso e assim desenvolver suas habilidades, emotivas, a imaginação e a interação.

Tendo como base autores como Paulo Freire, grande incentivador da leitura, que tem trabalhos incríveis na área da educação e que deixou métodos muito bons de ensino, que realçam e tornar a leitura fundamental na vida de todos.

E também Monteiro Lobato que é um autor muito reconhecido na literatura Infantil, que tem como suas principais obras a coleção de “O Sítio do Pica-Pau amarelo” que atravessa gerações.


  1. Público – Alvo
  • Educação Infantil
  • Pais e alunos
  1. Objetivos
  • Despertar o interesse pela leitura
  • Desenvolver a imaginação, a interação e as habilidades cognitivas
  • Valorizar a leitura e o ensino
  • Criar bons leitores
  1. Percurso Metodológico

Fazer uma reunião com os pais, para conscientizar sobre a importância de incentivar a leitura com as crianças não só no ambiente escolar, explicar que o projeto ocorrerá durante o ano todo. Levar as crianças para conhecer a biblioteca da escola, para elas poderem explorar o ambiente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.6 Kb)   pdf (105.1 Kb)   docx (28.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com