TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO APRENDIZAGEM / COMPORTAMENTO

Por:   •  13/4/2016  •  Trabalho acadêmico  •  681 Palavras (3 Páginas)  •  283 Visualizações

Página 1 de 3

PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO

APRENDIZAGEM / COMPORTAMENTO

Um dos principais termos da Educação é a aprendizagem, aprendizagem define-se como a mudança permanente no conhecimento e no comportamento produzida pela experiência não é considerada Aprendizagem as mudanças físicas.

Segundo alguns estudiosos, a aprendizagem é um processo integrado que provoca uma transformação qualitativa na estrutura mental daquela que aprende.Essa transformação se da através da alteração de conduta do individuo. As informações podem ser absolvidas através de técnica de ensino ou até pelo simples ato de adquirir hábitos. O ato ou vontade de aprender é uma característica do  psiquismo humano, pois somente estes possui o caráter intencional ou intenção de aprender precisa estar sempre em movimento a procura de aprendizagem por exemplo pela tentativa e erro.

Entre os conceitos da aprendizagem surge uma mais ou menos sistemática ou não adquirida pela experiência pela observação e pela prática motivada. O homem nasce com potencial inclinado a aprender mas necessita  de estímulos (motivação necessidades) para o aprendizado.

No ponto de vista deVYGOSTKY ele afirma que o aprendizado não é desenvolvimento, o aprendizado adequadamente e organizado resulta em desenvolvimento mental e põe em movimento vários processos de desenvolvimento que de outra forma seriam impossíveis acontecer, ele por sua vez defende que os processos de aprendizado uma vez que o desenvolvimento progride de forma mais lenta.

O comportamento geralmente é definido por meio das unidades analíticas, resposta e estímulos.

A Escola Behaviorista

A Escola Behaviorista teve inicio com Johon Broadus watsonem 1912 .

Watsonem afirma que a vida mental dos indivíduos, seus comportamento, suas idéias se manifesta através de seus atos, gestos, palavras, realizações e atitudes.

O comportamentalismo é também a teoria que diz que o comportamento se deve explicar através de experiências observadas e não por processos mentais.

O comportamento é qualquer coisa observáveis e algumas divisões de comportamento vão nos ajudar o comportamento humano.

Para UYGOTSKY o desenvolvimento do homem esta totalmente ligado a historia da sociedade pois o bebê ao obter o primeiro contato com sua mãe já começa dar os primeiros passos em direção ao seu aprendizado, a partir de um contato com outro ser humano o bebê começa a adquirir seus primeiros conhecimentos ao mundo, aprendendo a se comunicar através das interações com os adultos.

Inicialmente começa com a família lá a criança aprende seus valores culturais sobre como viver no mundo, depois de estabelecer contato com outras pessoas não só dá família, na escola as crianças começam assimilar outros comportamentos, desenvolvendo sua extrema importância para seu futuro, pois as crianças sofrem essa mudança muito rápido geralmente crianças e adolescentes, representam um distúrbio de comportamento muito grande o desafio para os educadores, para a escola e para a sociedade, às vezes nem sempre são capazes de realizar suas tarefas.

Podemos dizer que o ser humano esta em constante mudança no seu meio ambiente, pois cada um esta sempre recebendo estimulação a elas de modo diferentes, cada reação que temos em nossa vida é originada por um estimulo.

Existem casos que todos os indivíduos têm a mesma reação diante determinadas estimulações. Ex: se estamos em um lugar escuro e saímos para o sol, percebemos que nossas pupilas se contraem, porque aumentou a intensidade da luz.

Dizemos então que é um comportamento inato.

Comportamento adquirido é aquele que apresenta reações que tivemos que aprender no decorrer de nossa existência.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.8 Kb)   pdf (81 Kb)   docx (11 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com