TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS DE PSICOLOGIA DA APRENDIZAGEM: EDUCAÇÃO COMO AQUISIÇÃO DE NOVOS COMPORTAMENTOS, TEORIAS DO BEHAVIORISMO, DA GESTAL E FREUD

Por:   •  1/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.156 Palavras (9 Páginas)  •  335 Visualizações

Página 1 de 9

[pic 1]

Faculdades Integradas Torricelli/ Anhanguera.

Gisley Cristina Porto, Maria do Carmo Marques, Rosana Ribeiro, Tatiane Marques, Zenaide Lopes.

ATPS DE PSICOLOGIA DA APRENDIZAGEM:

EDUCAÇÃO COMO AQUISIÇÃO DE NOVOS COMPORTAMENTOS, TEORIAS DO BEHAVIORISMO, DA GESTALT E FREUD.

        

Professora orientadora Claudia Sampaio.

        Curso: 3º PLN A

Guarulhos

2013.

Grupo:

Alunas:

RA:

Gisley Cristina Porto

4200050631

Maria do Carmo Marques

4259839876

Rosana Ribeiro

4204769852

Tatiane Marques

4200052695

Zenaide Lopes

3786776157

Disciplina: Psicologia da Aprendizagem.

Professora: Claudia Sampaio

ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS DE PSICOLOGIA DA APRENDIZAGEM: EDUCAÇÃO COMO AQUISIÇÃO DE NOVOS COMPORTAMENTOS, TEORIAS DO BEHAVIORISMO, DA GESTALT E FREUD.


EDUCAÇÃO COMO AQUISIÇÃO DE NOVOS COMPORTAMENTOS, TEORIAS DO BEHAVIORISMO, DA GESTALT E FREUD.

O BEHAVIORISMO.

        Behaviorismo, comportamentalismo, teoria do comportamental ou analise experimental do comportamento, são nomes destinados a teoria que busca compreender o comportamento observável ou manifesto que enfoca em seus estudos o papel da influencia dos estímulos ambientais na determinação das ações.

Eduard Lee Thorndike (1874- 1949), conhecido por sua “Lei de efeito”, John Broadus Watson (1878- 1958), primeiro a usar o termo Behaviorismo, Ivan P. Pavlov (1849- 1936) e Burruhus Frederic Skinner (1904- 1990), são os percursores no Behaviorismo.

O ensino aprendizagem nesta teoria é trabalhado através do estimulo capaz de reforçar o comportamento desejável. Os alunos não aprendem fazendo ou praticando os ensinamentos, mas uma abordagem comportamental, as contingências surgindo é o que vai indicar a frequência do comportamento aprendido. Para tornar o aluno competente em determinada área é fundamental que os reforços sejam contingentes ao final de cada passo em que a conclusão seja adequada.

O professor tem papel fundamental no planejamento das condições de aprendizagem, já que é de sua responsabilidade que o aluno aprenda. O discente deve se organizar traçar seus objetivos, que devem ser significativos e conteúdos que completem esta significação.

A avaliação neste método se dá de forma tradicionalista, onde através das situações que são trabalhadas no processo de ensino aprendizagem se apresentam é verificado através da resposta do estimo dado ao aprendiz. Por exemplo, um aluno que ao errar a resolução do problema recebe uma correção e, quando proposto uma situação semelhante ele tem sucesso e acerta. Verificou- se que o método de estimulo resposta que a teoria indica aplicar deu resultado.

A GESTALT.

        Gestalt é um termo alemão que não encontra tradução exata no português, significando: Configuração, todo, forma, aparência, totalidade, estrutura. Como o nome indica, a sua preocupação consiste em estudar os comportamentos como totalidades, como configurações, como formas com significado.

        Nesta teoria, são as relações e não as sensações que nos faz perceber algo, a partir dessas percepções e como as aprendemos, é que determinam como nos comportamos, nos emocionamos e agimos. A Gestalt se preocupa em entender os comportamentos como totalidades, sem reduzi- los a um ou a vários de seus elementos.

Se opondo ao Behaviorismo, a Gestalt surgiu considerando os fenômenos psicológicos como um conjunto autônomo e indivisível na sua configuração. Seus percursores foram Max Wertheimer (1880- 1943), Wolfgang Köhler (1887-1967) e Kurt Koffka (1886- 1940).

Segundos os teóricos da Gestalt, os princi0pios são definidos como regras ou leis com os quais são organizadas as percepções facilitando a compreensão de imagens e de ideias. Desse modo, a inteligibilidade do mundo percebido, o discernimento, o sentido inédito e coerente dado ao mesmo é chamado de insight.

Seus fundamentos teóricos são a tendência à estruturação, figura fundo ou segregação, pregnância e constância perceptiva.

Os estudiosos da teoria tinham a preocupação em definir as leis que regem a percepção das totalidades e que são aplicáveis à percepção e ao pensamento.

No que se diz respeito ao processo de ensino aprendizagem, as discussões dessa teoria possibilitam a compreensão de que o aluno dispõe de uma serie de atitudes, habilidades e expectativas sobre sua própria capacidade de aprender, seus conhecimentos, e percebe a situação de aprendizagem de uma forma particular, provavelmente de modo diferente de seus colegas e até mesmo de seu professor, por esse motivo o sucesso de aprendizagem acontece dependendo de suas experiências anteriores em conjunto com a situação envolvida na ocasião.

Nessa teoria, o papel do professor para uma aprendizagem eficaz deve gerar trabalhar um conteúdo que consiga abordar situações que tenham sentido para os alunos, colaborando para que estes tenham seus insights, encontrando a solução para seus problemas sozinhos.

Sendo percursora da psicologia cognitiva, de acordo com Lefrançois (2008), a Gestalt se preocupa com temas como processamento de informações, compreensão tomada de decisão e solução de problemas. Fazendo assim sua avaliação quando o aluno completa seu desenvolvimento, alcança seu limite e a capacidade do seu potencial.

FREUD.

Sigmund Freud (1856- 1939), desenvolveu a psicanalise e trabalhou os processos de ensino e aprendizagem, estudando o inconsciente dos indivíduos. Estabeleceu através de suas pesquisas as fases do desenvolvimento psicoafetivo da criança, as fases oral ( de 0 à 1 anos), fase anal (de 1 à 3 anos), fase fálica (de 3 à 5anos), fase de latência ( de 5 à 11 anos) e fase genital ( a partir dos 12 anos). Fora a organização das estruturas psíquicas Id, Ego e Superego assim facilitando como se deve agir para que aconteça o processo de ensino aprendizagem em cada fase.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.5 Kb)   pdf (145.7 Kb)   docx (57.4 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com