TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PSICOLOGIAS DA EDUCAÇÃO E TEORIAS DA APRENDIZAGEM

Por:   •  13/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.489 Palavras (6 Páginas)  •  224 Visualizações

Página 1 de 6

UNIVERSIDADE ANHANGUERA UNIDERP

POLO DE MIRANDA- MS

CURSO: PEDAGOGIA

DISCIPLINAS NORTEADORAS:

 PSICOLOGIAS DA EDUCAÇÃO E TEORIAS DA APRENDIZAGEM

 REDES SOCIAIS E COMUNICAÇÃO

DESAFIO PROFISSIONAL

TERAPIA ASSISTIDA POR ANIMAIS

ALUNA: VALDINEIA APª LESSA CAPELARI

RA: 2835315033

MIRANDA/ MS

25/09/2015

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO................................................................................................,,03

DESENVOLVIMENTO......................................................................................04

CONSIDERAÇÕES FINAIS..............................................................................08

REFERENCIAS BIBLIOGRAFICAS.................................................................,09

INTRODUÇÃO

O presente trabalho que será apresentado visa elaborar um projeto que adota a Terapia Assistida por Animais (TAA) na educação ou em família, também conhecida como zooterapia, como desenvolvimento das crianças ou jovens com algum tipo de necessidade terapêutica ou psicopedagogia.

A TAA é dirigida para promover saúde física, social, emocional e/ou funções cognitivas através de processo terapêutico formal, com procedimentos e metodologia, amplamente documentado, planejado, tabulado, medido, e com seus resultados avaliados, podendo ser desenvolvido em grupo ou de forma individual. (Delta Society, 1996)

A terapia foi trabalhada na Escola Municipal Urbana 15 de Outubro, para a melhoria do aprendizado e comportamento; promovendo o desempenho escolar e a responsabilidade pelos estudos. Foram avaliados alunos do 5º ano na faixa etária de 9 a 15 anos, na sala de aula é composta por 37 alunos.

Foram observados dois alunos com problemas de comportamento e uma aluna com dificuldade de aprendizagem, nessa definição será desenvolvido estratégias para a aplicação da terapia assistida por animais como instrumento de intervenção pedagógica.

DESENVOLVIMENTO

Passo 01

Para o desenvolvimento do projeto, pesquisei no site:

http://pedagogiando.blogspot.com.br/2012/01/terapia-assistida-por-animais-taa.html.

O objetivo da terapia pesquisada na página é de melhorara a interação terapêutica; intensifica a atividade dialógica; a gestualidade e a movimentação corporal ficam eficientes; a motivação para as atividades de leitura e escrita; a diminuição dos sintomas manifestos na linguagem oral ou gráfica; a mobilização da afetividade positiva. Além dos benefícios descritos, outros já apontados cientificamente comprovam que quando crianças e animais estão juntos: cria-se um ambiente motivador para as crianças na interação; proporcionam-se atividades interessantes, espontâneas, facilitando a aprendizagem e a comunicação; facilidade no desenvolvimento emocional através do vinculo formado entre a criança e bo cão no qual muitos sentimentos são trocados, auxiliando na superação de conflitos e em uma maior consciência de se mesmo; encoraja o respeito por todas as formas de vida, desenvolvendo senso de responsabilidade e de cuidado consigo e com o outro; facilidade na comunicação, favorecendo processos interativos entre criança e cão ou com outros próximos a eles; favorece a expressividade, em diversas formas, já que o animal não julga nem tem preconceito.

E foi o psicólogo infantil norte-americano Boris M. Levinson que, na década de 60, trouxe para a ciência e a prática a riqueza do potencial terapêutico das relações entre crianças e animais. Em seu trabalho ele percebeu que a natureza do vínculo entre pessoas e animais era de uma qualidade diferenciada. Contudo, essa experiência vivenciada por ele significou uma nova visão para a abordagem terapêutica, baseada na relação do homem com o animal.

A dificuldade que vejo é de que se a Instituição Escolar tiver a disponibilidade de efetuar o projeto, como: não ter espaço fisico o suficiente para a terapia; os docentes, ambos estarem de acordo com o projeto estabelecido para a melhoria do ensino/aprendizagem dos alunos.

Os principais comentários dos internautas são: A terapia para crianças, é um método diferente para o desenvolvimento e aprendizado. Onde possamos ver que os benefícios são muitos, principalmente para crianças com deficiência e dificuldades de aprendizagem, onde elas simplesmente aprendem de uma maneira diferente, com o contato pessoal com o animal, nota-se que á melhoria na forma de expressar, comunicar e emocional. (Larissa Quevedo)

Antes o animal que era ignorado, agora é valorizado em razão dos estudos e comprovações científicas. Como é possível um cão trazer tantos benefícios ao ser humano? Essa integração deve ser apoiada, expandida e especialmente divulgada. Acredito nesse trabalho! (Unknown)

Passo 02

Mapeamento do perfil da turma:

Nome da escola: Escola Municipal Urbana 15 de Outubro.

Ano: 5º ano do ensino fundamental.

Número de alunos: 37 Meninos: 15 Meninas: 22

Perfil da turma:

A turma é composta por 37 alunos, sendo 15 meninos e 22 meninas. De um modo geral é uma turma um pouco agitada, mas realiza todas as atividades propostas pelos professores individuais

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.8 Kb)   pdf (63.3 Kb)   docx (17.4 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com