TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Psicologia Do Desenvolvimento E Teorias De Aprendizagem

Dissertações: Psicologia Do Desenvolvimento E Teorias De Aprendizagem. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/3/2014  •  1.390 Palavras (6 Páginas)  •  1.032 Visualizações

Página 1 de 6

ABORDAGEM TRADICIONAL

não é fundamentada em teorias empiricamente validadas, é fundamentada em uma pratica educativa e na sua transmissão no decorrer dos anos. É caracterizada por ser muito rígida e centrada no professor onde o aluno apenas escuta as prescrições que lhes são fornecidas por autoridades exteriores. Na concepção tradicional, o homem é considerado como um homem acabado, “pronto” e o aluno um “adulto em miniatura” que precisa ser atualizado.

Sociedade-Cultura : Os tipos de sociedade e de cultura podem ser os mais variados na utilização deste tipo de ensino . O objetivo de ensino geralmente está relacionado aos valores culturais da sociedade na qual está inserido. Para facilitar o entendimento pode-se aplicar a expressão educação bancária, que foi proposta por Paulo Freire ( 1975 ) , que é a tipologia que mais se aproxima do que se entende por ensino nesta abordagem ) , ou seja , uma educação que se caracteriza por “depositar” no aluno , conhecimentos , informações , dados , fatos , etc. ,

Conhecimento : Parte-se do pressuposto de que a inteligência , ou qualquer outro nome dado à atividade mental , seja uma faculdade capaz de acumular e armazenar informações .

Educação : A abordagem tradicional é caracterizada pela concepção de educação como um produto , já que os modelos a serem alcançados são pré-estabelecidos . Trata-se, da transmissão de ideias selecionadas e organizadas logicamente .

Escola : A ênfase é dada às situações em sala de aula , onde os alunos são “instruídos” e “ensinados” pelo professor . A maioria das criticas feitas a esse tipo de ensino , é por causa da sua forma de intervenção onde somente o professor tem o direito de faze-la , limitando-se a fornecer receituários .

Professor-Aluno: O papel do professor é basicamente o de transmitir certos conteúdos que são predefinidos e constituem o próprio fim da existência escolar . O professor exerce o papel mediador entre o aluno e os modelos culturais. Simplificando pode-se dizer que o professor é o agente e o aluno o ouvinte.

Metodologia : O professor já traz o conteúdo pronto e o aluno se limita passivamente à escutá-lo . A didática tradicional quase que poderia ser resumida em : “dar a lição” e “tomar a lição” . A didática tradicional quase que poderia ser resumida em : “dar a lição” e “tomar a lição” .

Avaliação : A avaliação é realizada predominantemente visando a exatidão da reprodução do conteúdo comunicado em sala de aula . Pode ser feita através de chamadas , exames , provas orais , exercícios , etc.

ABORDAGEM HUMANISTA

O ensino “centrado” no aluno é derivado da teoria, também rogeriana, sobre personalidade e conduta . Essa abordagem também dá ênfase a relações interpessoais e ao crescimento que desta resulta, centrado no desenvolvimento da personalidade do indivíduo, dos seus processos e organização pessoal da realidade em sua capacidade de atuar como uma pessoa integrada.

Homem: O homem é considerado como uma pessoa situada no mundo . É único, quer em sua vida interior quer em suas percepções e avaliações do mundo. O homem não nasce com um fim determinado, mas goza de liberdade plena e se apresenta como um projeto permanente e inacabado.

Mundo: É um fenômeno subjetivo , pois o ser humano reconstrói em si o mundo exterior , partindo da sua percepção , recebendo os estímulos , as experiências , atribuindo-lhes significado . O mundo é algo construído pelo homem diante de si mesmo.

Sociedade-Cultura: A única autoridade necessária aos indivíduos é a de estabelecer qualidade de relacionamento interpessoal.

Conhecimento: A experiência pessoal subjetiva é o fundamento sobre o qual o conhecimento é construído, no decorrer do processo de vir-a-ser da pessoa humana. O conhecimento é inerente a atividade humana. O ser humano em curiosidade natural para o conhecimento.

Educação : A educação assume significado amplo , pois trata-se da educação do homem não apenas da pessoa em situação escolar em uma instituição de ensino . Criação de condições para que os alunos possam se tornar pessoas de iniciativa , de responsabilidade , de autodeterminação , de discernimento qu e soubessem aplicar-se a aprender as coisas que lhes servirão para a solução de seus problemas e que tais conhecimentos se aplicassem a a aprender as coisas que lhes servirão para a resolução de seus problemas e que tais conhecimentos os capacitassem a se adaptar as situações com mais flexibilidae .

Escola: Na abordagem humanista a escola deve respeitar as crianças e oferecer condições para que ela se desenvolva possibilitando sua autonomia.

Metodologia: O educador deve desenvolver seu estilo próprio.

Aprendizagem : A concepção Piagetiana de aprendizagem tem caráter de abertura e comporta possibilidades de novas indagações assim como toda a sua teoria em epistemologia genética . O ensino compatível com a Teoria Piagetiana tem de ser baseado no ensaio e erro, na pesquisa, na investigação , na solução de problemas por parte do aluno , e não aprendizagem de fórmulas , nomenclaturas , definições etc. . O ponto fundamental desse ensino, portanto consiste em como vai obter e construir esse conhecimento.

Professor-Aluno: O professor deve propor problemas aos alunos sem ensinar-lhes a solução, fazendo desafios. Cabe a ele evitar rotina, fixação de respostas, hábitos. E ao professor cabe orientação necessária para que os objetos sejam explanados pelos alunos, sem jamais oferecer-lhe solução pronta.

Avaliação: Tanto Neils Quanto Rogers apresentam um desprezo por qualquer padronização de produtos de aprendizagem e competências do professor.

A Inteligência Emocional

está relacionada a habilidades tais como motivar a si mesmo e persistir mediante frustrações; controlar impulsos , canalizando emoções para situações apropriadas; praticar gratificação prorrogada; motivar pessoas , ajudando-as a liberarem seus melhores talentos , e conseguir seu engajamento

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.5 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com