TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PTI - 5° SEMESTRE PEDAGOGIA

Por:   •  6/9/2022  •  Trabalho acadêmico  •  961 Palavras (4 Páginas)  •  93 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1]

[pic 2]

[pic 3]

[pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

SUMÁRIO

1        INTRODUÇÃO        3

2        PROPOSTA DO PROJETO        4

3     CONCLUSÃO........................................................................................................6

4     REFERÊNCIAS        7

  1. INTRODUÇÃO

Com objetivo de contribuir para desenvolver habilidades socioemocionais em nossos alunos, a festa cultural junina possibilitou a integração entre os alunos, estimulando a cooperação, a paciência e o respeito. O trabalho com elementos de culturas e regiões diferentes permitiu desenvolver nos educandos a empatia, a noção de alteridade, bem como a tolerância e o respeito as diferente culturas e pessoas.

Para as apresentações, foi designado para cada turma uma região do Brasil, no qual eles devem mostrar algo marcante na cultura do mesmo. Diante disso a maioria das turmas optou por fazer duas apresentações: uma que mostra a comida típica da região sorteado, e outra de uma dança/música mais popular. As turmas do primeiro ano ficaram com a região norte, segundo ano com a região sudeste, terceiro ano com a região nordeste, quarto ano com o centro-oeste e o quinto ano com a região sul.

No decorrer da semana, os professores trabalharam os temas em sala de aula, com propostas que se encaixam nas matérias, fazendo com que assim, a semana cultural não seja apenas uma semana de apresentações, mas também de conhecimento de novas culturas. As apresentações acontecerão em um dia para o fechamento desta semana.

  1. PROPOSTA DO PROJETO

Tema do projeto

DIVERSIDADE CULTURAL – REGIÕES DO BRASIL

Público-alvo

1° A 5° ANO

Justificativa

O projeto surgiu com a necessidade de interagir família/escola. A escola sentiu a falta da presença dos pais no cotidiano escolar. A partir destes objetivos passamos a desenlver com os professores em forma de sorteio as apresentações. As apresentações foram preparados e desenvolvidas pelos professores regentes, com o apoio dos professores de áreas específicas e acompanhas por pedagogas.

Objetivo geral

Para que a criança tenha domínio sobre determinado assunto, é importante que esse assunto seja interessante ao aluno. De forma atrativa, concluímos que essa semana cultural trará aos alunos o interesse por novas culturas, e enriquecimento das culturas em que ele já tem conhecimento. Com essa semana, o aluno aprenderá sobre a sua região mais intensamente, e com as apresentações ele terá atrativos para se interessar sobre. Além de aproximarmos as crianças a temas tão importantes e legais, também traremos a família para ter a experiência junto a sua criança.

Objetivos específicos

• Promover a socialização e interação dos alunos

• Ressaltar a importância do bom relacionamento e as diferenças individuais

• Promover atividades diferenciadas que levem os alunos a protagonizar momentos.

• Promover momento de prazer entre a família/escola.

Metodologia

Para de fato haver alguma apresentação, os alunos precisam conhecer a fundo a cultura que estão mostrando. Para isso, durante as aulas, os professores trabalharão de forma interdisciplinar com o tema, sendo assim possível melhor conhecimento sobre o assunto. Eles farão apresentações internas de teatros sobre o tema e trabalhos de pesquisa para domínio do assunto.

Para a apresentação ao público, foi dividido em dois grupos, os que vão falar sobre a comida típica, e o outro grupo irá apresentar a dança.

Recursos didáticos

O projeto foi   desenvolvido através de seguência didática, produção textual coletivo e individual,  dobraduras, histórias, desenhos, de forma integrada e de acordo com as necessidades dos alunos. As atividades foram desenvolvidas individual e coletiva com a interação do  professor, aluno, família, comunidade e toda equipe da escola.

Avaliação

O professor irá avaliar a participação e envolvimento do alunos nas atividades propostas, seja em sala de aula, como também nas apresentações ao público.

Referências

Os materiais usados foram livros de geografia, sites que falam da região como por exemplo os sites dos estados pertecentes a ela.

Avaliação

O professor irá avaliar a participação e envolvimento do alunos nas atividades propostas, seja em sala de aula, como também nas apresentações ao público.

Referências

Os materiais usados foram livros de geografia, sites que falam da região sudeste como por exemplo os sites dos estados pertecentes a região.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.7 Kb)   pdf (131.3 Kb)   docx (19.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com