TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PUBLICO ALVO: 4° ao 5° ano do Ensino Fundamental.

Por:   •  7/6/2015  •  Trabalho acadêmico  •  668 Palavras (3 Páginas)  •  811 Visualizações

Página 1 de 3

PUBLICO ALVO: 4° ao 5° ano do Ensino Fundamental.

DURAÇÃO: 1 mês.

JUSTIFICATIVA:

 O tema foi escolhido pela influência que a água tem na vida dos seres vivos de forma geral. Ao longo da história a água influenciou a geografia das cidades e suas estruturas, pois nenhuma cidade prosperaria sem ou longe de um bom reservatório de água, e nós como aglomerado de pessoas somos influenciados diretamente pela água, por sua falta, por sua qualidade etc. Um tema que encontramos no cotidiano da comunidade local principalmente pela sua má qualidade e escassez. 

OBJETIVOS:

Competências que os alunos irão desenvolver: o ler para estudar, para produzir, para divulgar, para debater, para refletir, etc. 

Com isso debater e conscientizar acerca dos problemas ambientais que são noticiados diariamente como aquecimento global e as ações para que sintam responsáveis em garantir a sustentabilidade do planeta. Conhecer o uso da agua e entender sua presença em ambientes distintos.

Ao Final organizar e apresentar um seminário com as turmas do mesmo ano e colegas de escola, possibilitando a produção de textos de autoria por parte dos alunos, conscientizando-os e multiplicando as informações sobre a dinâmica da água e as consequências da interferência humana na qualidade de vida do Planeta.

ATIVIDADES PARA ESSE TEMA:

  • LEITURA DO PROFESSOR: Destinar um dia da semana para a leitura de textos informativos que retrate sobre a água.
  • MURAL DO PROJETO: Será feito um mural em um lugar visível da escola e tudo que for produzido pelos alunos será colocado no mural. Entre outras coisas.

ESTRATÉGIAS:

  1. Apresentação do tema – Motivação para o estudo do tema.
  2. O que é? E onde encontrar água?

  1. Ciclo da água – Levantar questionamento sobre o tema. / Definição da palavras água e suas diversas formas na natureza.
  2. A sustentabilidade e a falta de água no planeta – Leitura de textos diferenciados.
  3. Água potável, poluição e doenças – utilizando imagens que chamem a atenção e textos de impacto.
  4. Cuidados com a água consumida e alertando sobre o perigo das doenças transmitidas, utilizando para essa etapa o auxilio do computador.
  5. Produção em grupo – Sortear temas e formar 3 ou 4 grupos, para que cada grupo discuta e faça um pequeno texto sobre os temas sorteados sobre a agua.
  6. Revisão dos textos produzidos.
  7. A água na região Nordeste - O homem do campo e a dependência da água para sobreviver no semi-árido.
  8.  Para finalizar fazer uma visita de campo a SABESP. Para que eles vejam com é o tratamento de agua e como ela chega a sua casa.

AVALIAÇÃO:

Será avaliado o desempenho e envolvimento dos alunos durante cada etapa do projeto, assim como também as aprendizagens esperadas através de observações e registro que serão feitos pelo professor a parte da realização de cada atividade.

ATIVIDADES:

1) DE ONDE VEM A ÁGUA
As utilidades da água não têm fim... Mas será que podemos consumir toda a água do planeta? Faça a experiência e descubra:
1. Pegue um recipiente plástico de 1 litro e encha de água;
2. Retire 3 colheres de sobremesa da água desse recipiente. Aproximadamente 10 ml de água.
3. Agora, imagine que a água que está no recipiente é toda a água doce do planeta Terra. Imagine também que a quantidade de água que você retirou do recipiente é a parte que podemos utilizar. É muito pouco, não acha? Como você percebeu a água é um recurso limitado. Por isso lembre-se: é muito importante economizar água!

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)   pdf (135.9 Kb)   docx (314.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com