TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A INCLUSÃO DE ALUNOS PÚBLICO ALVO DA EDUCAÇÃO ESPECIAL NO ENSINO REGULAR

Por:   •  19/5/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.973 Palavras (8 Páginas)  •  1.543 Visualizações

Página 1 de 8

A INCLUSÃO DE ALUNOS PÚBLICO ALVO DA EDUCAÇÃO ESPECIAL NO ENSINO REGULAR.

1. INTRODUÇÃO

Com o aumento bastante significativo no número de alunos com deficiência nas escolas da rede regular de ensino tem exigido que os professores revisem suas formas de ensinar, fazendo com que os mesmos se capacitem e atualizem para que estejam aptos a enfrentar os desafios do cotidiano na atuação com esses alunos. Ao se falar na inclusão de alunos, existem inúmeros obstáculos, tornando-se algo desafiador e polêmico. Pois a grande maioria destes alunos especiais eram mantidos em suas casas e excluídos de todo o âmbito escolar, alguns poucos ainda conseguiam frequentar as Escolas Especiais, onde mantinham o convívio apenas com aqueles que apresentavam o mesmo quadro clinico.

É necessário que a escola esteja cada vez mais preparada, tanto fisicamente quanto pedagogicamente, onde é necessário que os professores formulem seus conteúdos adaptando para os alunos com alguma necessidade especial, fazendo assim com que o conhecimento ocorra de forma tênue.

A escola é a segunda casa dos alunos e por isso tem um papel essencial no desenvolvimento de cada ser humano, mas principalmente na cultura inclusiva. É fundamental que a escola e os membros da mesma estejam habituados que a relação com a inclusão está ligada diretamente à conscientização. É de extrema importância que a escola conscientize os alunos, corpo docente, funcionários, diretores. Uma vez essa conscientização seja efetivada, torna-se possível a inclusão do aluno na escola.

O presente trabalho teve como objetivo compreender Como a escola deve se organizar para receber o público-alvo da Educação Especial, no que se refere às práticas que contribuem para o desenvolvimento da cultura inclusiva?. E para que o objetivo geral fosse alcançado, o estudo contemplou os seguintes objetivos específicos: a) Qual o respaldo legal para a inclusão do aluno PAEE;  b); como os professores que compõem as equipes de uma escola inclusiva devem agir; e c) Como a família pode auxiliar no desenvolvimento dessas estratégias.

2. REVISÃO BIBLIOGRÁFICA

Existem grandes desafios na educação inclusiva, onde a escola como sendo fundamental na formação básica e superior, é marcada por desigualdades e exclusões.

Pode-se analisar que é muito importante que a gestão escolar promova medidas inclusivas em seus planejamentos de aulas, bem como na forma de recepção e inclusão aos alunos especiais, caberá ao professor e seus monitores adequarem a inclusão na educação especial, mantendo diálogos abertos e construtivos com as famílias, pois a educação é um processo que se aplica no ambiente familiar e na escola.

A escola passou a ser o espaço que valoriza as diferentes condições humanas, onde um não é melhor que o outro, mas, simplesmente, diferente, iniciando assim a construção da educação inclusiva, transformando a estrutura educacional, assegurando o acesso, a participação e a aprendizagem de todos os estudantes, respeitando as diferenças.

De acordo com a CDPD, em seu Art. 1º,

Pessoas com deficiência são aquelas que têm impedimentos de longo prazo de natureza física, mental intelectual ou sensorial, os quais, em interação com diversas barreiras, podem obstruir sua participação plena e efetiva na sociedade em igualdades de condições com as demais pessoas.

Neste contexto, cabe à sociedade dar as condições de acessibilidade, possibilitando às pessoas com deficiência a viverem com autonomia e independência, participando ativamente da vida. A educação inclusiva torna-se um direito inquestionável, incondicional e inalienável.

O artigo 24 da CDPD versa sobre o direito da pessoa com deficiência à educação, ao afirmar que:

(…) para efetivar esse direito sem discriminação e com base na igualdade de oportunidades, os estados partes assegurarão sistema educacional inclusivo em todos os níveis, bem como o aprendizado ao longo de toda a vida (…).

Além de garantir plenas condições de acesso, A educação inclusiva garante a construção pedagógica da educação permanência, assegurando o acesso de todos ao ensino regular, superior e profissional tecnológica, sem discriminação e com total igualdade.

No âmbito da educação inclusiva, destaca-se que a educação especial assegura a inclusão escolar de alunos com deficiência e transtornos, em todo o ensino regular, garantindo o acesso a aprendizagem até os níveis de educação superior.

A educação especial tem como principal foco eliminar os obstáculos que possam vir a interferir no processo de aprendizagem dos alunos com deficiência.  A educação especial prioriza os sistemas de ensino, implementando a inclusão escolar dos alunos com deficiência tornando a formação continuada prioritária para o que se desenvolva o processo de inclusão escolar, o qual é um processo contínuo e permanente, feito por meio da formação frequente dos professores, gestores e de toda a comunidade escolar.

A Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva Inclusiva (MEC/2008) conceitua a educação especial como modalidade de ensino, transversal a todos os níveis, etapas e modalidades, propondo assim a alteração na formação inicial dos docentes, não mais habilitando professores para atuar somente com os alunos com deficiência, compreendendo assim a educação especial à formação inicial e constante dos docentes, propiciando a inclusão nas esferas educacionais.

As políticas públicas designadas à inclusão dos alunos com deficiência buscam a identificação e a eliminação de obstáculos, promovendo a acessibilidade, aos estabelecimentos de ensino, investindo assim no desenvolvimento acadêmico e social dos alunos com necessidades especiais, visando atender a meta de inclusão plena estabelecida pela CDPD, que afirma:

(…) a fim de possibilitar às pessoas com deficiência viver de forma independente e participar plenamente de todos os aspectos da vida, os Estados Partes tomarão as medidas apropriadas para assegurar às pessoas com deficiência o acesso, em igualdade de oportunidades com as demais pessoas ao meio físico, ao transporte, à informação e comunicação, inclusive aos sistemas e tecnologias da informação e comunicação, bem como a outros serviços e instalações abertos ao público ou de uso público, tanto na zona urbana como na rural(…)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.9 Kb)   pdf (110.8 Kb)   docx (17.6 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com