TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Inclusão de Alunos Público Alvo da Educação Especial no Ensino Regular

Por:   •  13/11/2019  •  Trabalho acadêmico  •  1.784 Palavras (8 Páginas)  •  184 Visualizações

Página 1 de 8

[pic 1][pic 2]

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

GRADUAÇÃO EM PEDAGOGIA – 1º SEMESTRE

JAQUELINE OLIVEIRA SOUSA DA SILVA

Produção textual Interdiciplinar individual

A Inclusão de alunos público alvo da educação especial no ensino regular.

[pic 3]

RIBEIRAO PRETO/SP

2018

JAQUELINE OLIVEIRA SOUSA DA SILVA

Produção textual Interdiciplinar individual

A Inclusão de alunos público alvo da educação especial no ensino regular.

Trabalho apresentado ao Curso de Pedagogia da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para as disciplinas de Educação Inclusiva, LIBRAS – Língua Brasileira de Sinais, Homem, Cultura e Sociedade, Educação e Tecnologias e Praticas Pedagógicas: Identidade Docente.

Professores: Prof.ª Juliana Lyra; Prof.ª Sandra Cristina; Prof.º Marcio Gutozo; Prof.ª. Amanda Zilli; Prof.ª. Luana Pagano.

                                                           Tutora eletrônica: Claudia G. Nascimento

Tutora de sala:

[pic 4]

RIBEIRAO PRETO/SP

2018

sumário

1. INTRODUÇÃO        4

2. DESENVOLVIMENTO        5

2.1. ROTEIRO......................................................................................................5

2.1.1. RESPOSTAS.............................................................................................6

2.2. FUNDAMENTACAO TEORICA....................................................................7

3. CONSIDERAÇÕES FINAIS        9

4. REFERÊNCIAS        10

  1. INTRODUÇÃO  

Este trabalho tem por finalidade abranger e identificar formas e meios de inclusão educacional de alunos portadores de necessidades especiais. Busca de aprendizado no setor pedagógico, no qual destacamos o governo, a escola e professores. Uma visão que cita educadores e a valorização das diversidades dos alunos. Além da ênfase em diretrizes para melhor compreensão a respeito da inclusão educacional.

A inclusão social de alunos portadores de necessidades especiais na área educacional, ressalta que todo processo referente a inclusão ainda possui diversas falhas no cotidiano. Na busca constante de inserção social de pessoas com deficiência e de combate aos meios de discriminação; com o passar dos anos, a igualdade de direitos vem tomando um espaço maior na sociedade brasileira.

 2. DESENVOLVIMENTO

A busca continua pelo crescimento e propagação da educação inclusiva, está englobando a cada conquista ações que podem ser encontradas em fatores políticos, culturais e pedagógicos. Isso está diretamente ligado aos deveres e direitos dos envolvidos; pais, alunos, professores, gestores, e demais. Dessa forma, podendo ser evitado quaisquer atitudes discriminatória. A educação inclusiva, visa que a igualdade e a diferença são fatores primordiais e indispensáveis para a educação.  

        A inclusão é um meio que necessita e deve estar presente no cotidiano, no convívio em grupos, em locais sociais (família, escola, igreja, lazer), de forma que as dificuldades sejam minimizadas. Esse processo de inclusão, abrange a contribuição para que a sociedade esteja em constante crescimento e aprendizagem, de pequenas a grandes transformações que levam a uma maior mobilidade, facilidade de novos meios de ensino, facilidade de acesso, meios de transporte, espaços que visam auxiliar a todos e principalmente o portador de necessidades especiais.  

"Todos os valores são necessários para o desenvolvimento educacional inclusivo, mas cinco – igualdade, participação, comunidade, respeito pela diversidade e sustentabilidade – são os que mais podem contribuir no estabelecimento de estruturas, procedimentos e atividades inclusivas na escola" (BOOTH; AINSCOW, 2012, p.22).

2.1. ROTEIRO DE PERGUNTAS

1) Como a escola deve se organizar para receber o público-alvo da Educação Especial, no que se refere às práticas que contribuem para o desenvolvimento da cultura inclusiva?  

2) Qual o respaldo legal para a inclusão do aluno PAEE?

3) Em um contexto de escola inclusiva, que tenha um aluno com as características de Paulo, como vocês agiriam, enquanto professores que compõem a equipe dessa escola?

4) Como a família poderia auxiliar no desenvolvimento dessas estratégias?

2.1.1. RESPOSTAS

  1.  A escola possui um importante papel no que diz respeito ao desenvolvimento de alunos ligados a educação inclusiva. Podemos destacar que hoje o principal meio de relação da escola com a sociedade é a conscientização. É de extrema importância e necessidade que haja a conscientização conjunta; de pais, alunos, corpo docente, diretores, funcionários e todos os envolvidos. Vale ressaltar, que as escolas devem estar preparadas psicologicamente, pedagogicamente e fisicamente. Locais acessíveis, identificados, professores com seus materiais aptos e adaptados para diversas atividades, podendo assim adquirir para todos um acesso ao conhecimento de modo eficaz e equilibrado.  

  1. PAEE – Público Alvo da Educação Especial.
  • LEI 8.069/90 – art. 11°; “É assegurado acesso integral às linhas de cuidado voltadas à saúde da criança e do adolescente, por intermédio do Sistema Único de Saúde, observado o princípio da equidade no acesso a ações e serviços para promoção, proteção e recuperação da saúde. (Redação dada pela Lei nº 13.257, de 2016) 

1°. A criança e o adolescente com deficiência serão atendidos, sem discriminação ou segregação, em suas necessidades gerais de saúde e específicas de habilitação e reabilitação. (Redação dada pela Lei nº 13.257, de 2016)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.3 Kb)   pdf (182.5 Kb)   docx (26.4 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com