TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Relatório de Pedagogia Curso Pedagogia

Por:   •  1/6/2023  •  Trabalho acadêmico  •  1.654 Palavras (7 Páginas)  •  74 Visualizações

Página 1 de 7

Relatório de pedagogia

Curso pedagogia

Nome: Maria Soraya de Oliveira Ribeiro RGM: 34855138  5º semestre

Disciplina nível: anos iniciais do ensino fundamental – 2023 (100 horas)

Caracterização da escola

Creche Municipal Professor Newton Guimaraes

Escola Pública Municipal

Creche

Endereço

Maria de Almeida Rosa, 265

Vila Xavier

Salto de Pirapora - SP

CEP: 18160-000

Fone: (15) 3292-3239

Código INEP: 35004137

Água filtrada

Água da rede pública

Energia da rede pública

Esgoto da rede pública

Acesso à Internet

Banda larga

Instalação de ensino

5 salas de aulas

Sala de diretoria

Cozinha

Banheiro adequado à alunos com deficiência ou mobilidade reduzida

Refeitório

Almoxarifado

Pátio coberto

Equipamentos

segundo dados do Censo/2021

TV, DVD, aparelho de som e projetor multimídia (datashow)

 Introdução

Apontando todas as atividades que fazem parte da rotina de trabalho do professor e como essas atividades devem ocorrer, analisando o trabalho como perspectiva do desenvolvimento, do planejamento e da avaliação dos resultados obtidos, trazendo abordagem sobre a prática do ensino pedagógico e de todos os envolvidos. Sendo o currículo o principal elemento da proposta pedagógica elaborada pela instituição escolar, seus eixos centrais são: educar, brincar e cuidar, ele é estruturado a partir dos princípios norteadores contido no Projeto Político Pedagógico (PPP), da escola.

Fazendo parte e trabalho continua do processo de aprendizagem concretizado e em desenvolvimento, entre outros projetos pedagógicos:

O que ensinar? Por que ensinar? Como ensinar? Dando sustentação ao currículo.

Começamos as atividades escolar, sendo todos os desenvolvimentos realizados de caráter pedagógico, que estão presentes no nosso planejamento com seguimento pela (BNCC), de acordo com os campos de experiências. Que podem ser: Eu o Outro e o Nós... Interagindo, usando várias maneiras de incentivar o aprendizado da criança de 0 a 4 anos, a educação infantil com danças, atividades peças de montar ler histórias, musicas interativas, não se esquecendo das perspectivas lúdicas, realizando assim os planejamentos pedagógico entre outros aprendizados, atendendo assim as necessidades básicas dos alunos, que também incluem a alimentação e higienização entre outras atividades essenciais para o bem estar e o desenvolvimento psicopedagógico, que são administrada por profissionais qualificados, temos também o horário do descanso, usando a criatividade fazendo um momento agradável para as crianças.

 O trabalho do professor também envolve questões burocráticas, desenvolvendo o processo de avaliação, usando sua percepção e analisando o aluno como um sujeito único, participando do planejamento e execução das atividades Pedagógicas, sendo função do professor na educação infantil e educação básica, auxiliando, estimulando e desenvolvendo os talentos e inclinações de cada aluno.

A escola e creche é o lugar mais apropriado para organizar esses conceitos e acompanhar o desenvolvimento infantil, organizando atividades em que ás criança possa desenvolver habilidades e competências, tais como imaginação, capacidade de expressão, linguagem corporal, curiosidade, música, escrita entre outras, todo tipo de conhecimento é importante para o pleno desenvolvimento das crianças.

Além do mais, é preciso que o ambiente seja favorável ao desenvolvimento biológico e cognitivo, com muitos brinquedos e espaços para que possam brincar e se envolver com os projetos apresentados pela escola e seus docentes, o ambiente deve ser aconchegante e acolhedor, visando a construção da identidade e o sentimento de pertencimento, sendo livre de preconceitos, precisando valorizar a diversidade étnica e cultural do Brasil.

Trabalhando a inteligência emocional, colocando o aprendizado de maneira que a Criança saiba falar sobre suas emoções se colocando no lugar do outro, pensando Antes de agir, acreditando no seu potencial, não desistindo de seus ideais, tendo um Olhar observador e crítico para as suas necessidades. Por isso, o professor deve estar Atento ás diferenças e, se necessário, dar uma atenção maior e tentar ajudar quem Possui mais dificuldades de aprendizado.

Tendo como objetivo de apresentar situações de um projeto, que demonstre a Importância de avaliações de práticas que proporcionem novas experiências para os Docentes, alunos, pais e a sociedade.

O objetivo das atividades apresentadas no decorrer do estágio nos mostra Objetivamente a necessidade da pratica pedagógica e contextual em todos os Sentidos, deixando bem claro que precisamos melhorar com nossas experiências Apresentadas e continua construindo assim uma identidade na formação dos Professores.

Perfil dos (as) professores (as)

A professora Lucineia tem 2 auxiliar na sala, a auxiliar 1° e bem  rígida  pois não gosta muito de bagunça na sala , conversa que não faz parte das aulas consegue contornar bem os conflitos na sala de aula já a auxiliar 2° já é toda amorosa brinca com as crianças na sala de aula , da atenção etc. .Já a professora oficial o perfil dela é trabalhado de seguinte forma

A professora Lucineia de Oliveira Sampaio trabalha com bastante carinho com seus alunos, trabalha com bastante história infantil, musicas infantil educativas, pintura,  pecinhas de montar, porquinho.

Joguinhos preparados tudo com muito carinho para as crianças a rotina e a chegada dos alunos com uma oração, atividades como as crianças, brincadeiras, coreografias para homenagem para os dias das mães com isso suas aulas se tornam agradável esse é sua grande diferencial.

Pois ela é bem divertida, sorridente, e compreensiva, pois passa confiança para os alunos. Sem dúvida ela ganha a confiança e respeito de todos os alunos mesmo porque ela tem a consciência da importância de uma boa convivência na sala de aula durante as aulas assim consegue driblar as frustrações dos alunos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.4 Kb)   pdf (71.7 Kb)   docx (11.8 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com