TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pratica de Ensino Pedagogia

Por:   •  31/5/2023  •  Trabalho acadêmico  •  328 Palavras (2 Páginas)  •  58 Visualizações

Página 1 de 2

NOME

Samayam Pereira

RGM

25905821

CURSO

Pedagogia

POLO

Cesuca

PRÁTICA DE ENSINO - ATIVIDADE REFLEXIVA  Unidade 1

Uma escola no estado do estado de Santa Catarina na cidade de Brusque tem um exemplo bem sucedido na área da computação com seus alunos do ensino fundamental 1. O projeto foi implantado no começo do ano letivo de 2022, e em junho estava fazendo muito sucesso, por meio dele os alunos estavam conseguindo explorar as habilidades de matemática e geografia.

No começo do ano letivos os alunos do segundo ano começaram a explorar o mundo da programação por meio das aulas de Robótica educacional, primeiro longe das telas com atividades, jogos de tabuleiros, mecânica, circuito elétrico e até um tapete dinâmico. E após todo o preparo puderam enfim partir para o uso dos notebooks para começar os primeiros passos em sua jornada pela programação.

Elizangela, professora responsável pelo projeto, utiliza as aulas também para expor conceitos importantes sobre como o errar faz parte do processo, faz parte da vida. E que utilizando essa ferramenta foi capaz de introduzir sem nomenclaturas o conceito de multiplicação.  

O diretor da escola E.E.F. Dr. Carlos Motriz, onde o projeto aconteceu, reforçou durante a entrevista que o projeto trabalha uma das competências gerais da BNCC que diz respeito a compreender, criar e utilizar as tecnologias digitais de informação, além habilidades de matemática e geografa.

Neste projeto os alunos trabalham habilidades muito importantes de forma divertida, no vídeo anexo a reportagem pode ver que a sala tem uma boa organização, que cada um pode apresentar o que criou, que os colegas estão prestando atenção, respeitando, se ajudando. Que são também habilidades a serem construídas na escola segundo a BNCC.

Este tipo de projeto só e possível quando temos uma comunidade escolar unida, com diretores, professore, pais engajados no aprendizado dos alunos, visando um futuro prospero, onde poderão usar as habilidades que aprenderam durante uma aula de robótica na vida adulta.

Referencias

BNCC Competências gerais pág. 9 e 10  

https://portal.brusque.sc.gov.br/noticias/estudantes-do-2o-ano-da-eef-dr-carlos-moritz-trabalham-o-pensamento-computacional-em-sala-de-aula/ Acessado em 11/05/2023

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)   pdf (47.5 Kb)   docx (8.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com