TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pedagogia Arte, Criatividade e Recreação

Por:   •  7/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.654 Palavras (7 Páginas)  •  241 Visualizações

Página 1 de 7

[pic 1]

Anhanguera Educacional – Uniderpe
Sorocaba

Pedagogia

Arte, Criatividade e Recreação

Profª Maria Clotilde Bastos

 APARECIDa  RA:zzzzzz

RA: 986546778

 RA: 83072

Sorocaba, 05 de Setembro de 2015.

Introdução

        Neste trabalho falaremos sobre a importância da arte e recreação no processo de ensino aprendizagem dos alunos de educação infantil e nos anos iniciais

        Falaremos também sobre as mudanças de formação nesta área pedagógica dos tempos atrás até os dias atuais através do resgate de nossa própria memoria.

        Iremos conhecer a função destas atividades artísticas e recreativas no desenvolvimento das potencialidades da criança em sua rotina escolar.

        Como levar para dentro da sala de aula práticas artísticas expressivas e recreativas e qual o papel do professor como propositor de novas experiências nestas áreas.

        Como escolher os materiais e atividades que façam com que a criança aprenda através do lúdico e das artes.

        Conheceremos os três pilares considerados mais importantes nesta metodologia da educação.

        Por fim, vamos elaborar um plano de aula baseado nestes fundamentos.

Memórias Escolares

Em nossa infância as aulas de Arte eram denominadas Educação Artística, onde as aulas se baseavam em pinturas de desenhos livres, muitas vezes mimeografado pela própria professora,  a mesma colocava a disposição dos alunos tinta guache, lápis de cor, canetinhas e giz de cera e os alunos pintavam conforme sua criatividade.

Mais adiante tinha aulas de colagem, bolinhas de papel crepom, pontilhados, a professora ensinava os alunos a aumentar o desenho, uso do palito de picolé como forma de decorar e construir desenhos, entre outras atividades, porém  nas aulas de educação artística não se falava de pintores renomados, como nas aulas de Arte de hoje.

Já com relação à recreação, as atividades eram simplesmente o brincar de bola, o professor soltava uma bola em uma quadra poliesportiva e os alunos corriam atrás, muitas vezes nem sabia o porquê estava correndo, simplesmente corria.

Os meus professores dava desenhos para pintar, sempre combinados com os momentos comemorativos de cada mês.

. Constavam muito práticas de artesanato com jornais, com palito de picolé garrafas pet, entre muitas atividades daquela época. As práticas de recreação eram muitas diversões, brincávamos de amarelinha, Ciranda cirandinha, esconde-esconde, cobra-cega, quebra-cabeça entre muitas.

Recordo das minhas aulas de educação artística, como uma aula muito prazerosa, apesar de que, na época não estudávamos sobre os artistas, mas tínhamos um caderno de desenho, na qual fazíamos várias obras de origem própria, era utilizado sempre o mesmo material, lápis de cor e tinta.

Nas aulas de recreação (educação física), brincávamos de corda e bola. Minha brincadeira preferida era bola queimada.

De um modo geral minhas aulas de educação artística e recreação foram de suma importância para meu desenvolvimento, pois foi a partir dessas aulas que pude me desenvolver, por meio de desenhos pude me expressar e aprendi a brincar, dividir e me socializar.

O PAPEL DA ARTE NA EDUCAÇÃO CONTEPORÂNEA

É olhar desenhos de crianças e aproximar-se de seus pensamentos visíveis e também entrar  na consciência representativa da realidade, muito se discutiu sobre se as crianças desenham o que veem o que conhecem o que pensam.

Segundo os Parâmetros Curriculares Nacionais- PCN, (Brasil 1997. pg.119) A educação em arte propicia o desenvolvimento do pensamento artístico e da percepção estética, que caracterizam um  modo próprio de ordenar e dar sentido à experiência humana: o aluno desenvolve sua sensibilidade, percepção e imaginação, tanto ao realizar formas artísticas quanto na ação de apreciar e conhecer as formas produzidas por ele e pelos colegas, pela natureza e nas diferentes culturas.  Assim entendemos que a arte deve levar o aluno a Aprender, fazer trabalhos artísticos, apreciar e refletir sobre eles. Envolve, também, conhecer, apreciar e refletir sobre as formas da natureza e sobre as produções artísticas individuais e coletivas de distintas culturas e épocas, ela tem um papel social, de ajudar a formar cidadãos mais consciente de seu papel social, comprometido com os problemas e dificuldades que envolvem a sociedade contemporânea tendo a arte como aliada nas manifestações das opiniões e criticas social.

Uma das características dessa arte é o uso de novos suportes- materiais que o artista utiliza para expressar suas ideias, como sucata, objetos vegetais e outros. Ela não busca a simpatia do público. É provocativa, levando o espectador a ter uma nova percepção da realidade a sua volta por meio de reflexões, estimulando-o a ser crítico, olhar em volta e se perceber um movimento que influenciou bastante a Arte Contemporânea foi a Pop Art, movimento no qual os artistas passam a usar temas tirados do dia- a dia, principalmente os ligados ao consumismo, reconhecendo-o como sujeito histórico.

Percebemos que arte Contemporânea é cada vez mais importante no cenário mundial, nos grandes centros já é uma realidade imperativa, e consequentemente começa a tornar espaço nas demais regiões com ascendente relevância. Trabalhada na escola, propícias situações diversas de ensino: provoca o olhar do aluno, tema capacidade de gerar discussões e confronto de ideias que só vem a contribuir para sua cultura e senso estético.

Habilidades Fundamentais

Artes Visuais;

Possui um caráter de inovação e criação, em qualquer maneira de conhecimento. A mesma organiza o mundo de um modo geral, conseguindo respostas para os desafios que o cerca, pois sofre transformações do homem e da realidade na qual o rodeia. O resultado de elementos estruturais se revela pela inovação, criação e destaque de resultados, pois o homem cria o tempo todo, inova, dá continuidade ao que já começou, assim desenvolve muitas coisas e cria várias manifestações existentes em sua consciência.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11 Kb)   pdf (128 Kb)   docx (23.8 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com