TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Perguntas prontas ao Gestor Educacional Estágio Obrigatório III-Gestão Educacional

Por:   •  19/11/2021  •  Trabalho acadêmico  •  815 Palavras (4 Páginas)  •  5.453 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1]

ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO III – 10663PED  

PEDAGOGIA

ROTEIRO DE ENTREVISTA

NOME: KEYLA BEATRIZ NUNES, GESSIARA BARBOSA DE AZEREDO – MATRÍCULA: 1447773, 1498158

PERGUNTAS COMUNS

PERGUNTA 1: Como foi assumir a gestão dessa escola? Conte um pouco desse processo: (Você foi indicada (o) ou participou de eleição?). Como a comunidade lhe recebeu?

RESPOSTAS

Entrevistado : Assumimos a gestão desde o início do ano através da escolha da equipe da Secretaria Municipal de Educação. Estava como coordenador e professor da mesma instituição educativa há alguns anos e dessa forma a comunidade escolar já me conhecia antes de assumir a função.

PERGUNTA 2: Fale um pouco sobre a sua formação profissional e a relação desta com a área de gestão?

RESPOSTAS

Entrevistado : Sou graduado em Educação Física (licenciatura e bacharelado) e pós graduado em Práticas Contemporâneas. Minha formação contou com algumas disciplinas que estavam relacionadas às áreas da gestão e da administração, mas especificamente sobre gestão escolar, realizei alguns estudos e cursos curtos.

PERGUNTA 3: Você se identifica com o que faz? Pretende continuar na área quando não for mais gestor (a) educacional?

RESPOSTAS

Entrevistado: Sim, estou gostando de trabalhar na área da gestão e, se possível, pretendo continuar desempenhando essa função. Se não for mais gestor continuarei atuando como professor, dentro da minha área de formação.

PERGUNTA 4 : Fale um pouco da proposta pedagógica da escola? Você participou da construção da mesma? Pretende realizar alguma alteração e caso afirmativo, qual o motivo?

                                                                                       RESPOSTAS

Entrevistado: A proposta pedagógica do EMEF tem como base as referências fornecidas pela Secretaria Municipal de Educação, as quais são discutidas e adaptadas ao contexto e às especificidades da nossa comunidade escolar e definidas no PPP. Ele é analisado e atualizado anualmente pela gestão, professores e conselho escolar.

PERGUNTAS ESPECÍFICAS – ENTREVISTADO

PERGUNTA 5: Que estilo de liderança você acredita ser adequada para a sua atuação nesta escola: autocrática ou democrática? Justifique:

RESPOSTA

Entrevistado : Acredito que a gestão democrática tem melhores resultados devido à haver o compartilhamento de ideias e tomada de decisões conjuntas, onde a discussão e o consenso a respeito de determinada ação buscam definir o melhor e mais interessante para todos.

PERGUNTA 6: Sua escola tem Conselho ou Colegiado Escolar? Em caso afirmativo, que ações foram implementadas a partir da atuação do mesmo? (seja na esfera administrativa, financeira ou pedagógica)? 

RESPOSTA

Entrevistado : Sim, o Conselho Escolar atua principalmente na definição de gastos e aplicação de recursos da instituição, fazendo a avaliação das necessidades a serem supridas e fiscalizando as ações que estão sendo desenvolvidas.

PERGUNTA 7: Para você, o que é uma escola de qualidade?

RESPOSTA

Entrevistado : Na minha opinião uma escola de qualidade precisa ter uma ótima estrutura física que atenda bem a todas as demandas educacionais, assim como a execução de um trabalho pedagógico que busque  alcançar as melhores formas de desenvolver o processo de ensino e aprendizagem, e que esteja direcionada a formar indivíduos de maneira integral, ampliando suas habilidades e capacidades ao máximo.

        

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.3 Kb)   pdf (84 Kb)   docx (31.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com