TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Piaget e Vygotsky

Por:   •  26/10/2018  •  Trabalho acadêmico  •  941 Palavras (4 Páginas)  •  531 Visualizações

Página 1 de 4

CLARETIANO CENTRO UNIVERSITÁRIO

Curso de Licenciatura em Pedagogia.

Disciplina de Educação de Crianças, Jovens e Adultos e Psicologia do Desenvolvimento

Docente – Profª. Dra. Lilian Paula D. Bérgamo

Atividade 1/Portfólio – Ciclo 2 de Aprendizagem

De acordo com os estudos realizados nos Ciclos 1 e 2 de aprendizagem responda as questões a seguir construindo um texto dissertativo (corrido), com coerência entre as ideias e conceitos.

  1. Qual a concepção de desenvolvimento infantil e aprendizagem adotada pelos teóricos Piaget e Vygotsky? O que elas significam?
  2. Escolha uma das três fases da infância (primeira, segunda ou terceira infância) e cite suas características (considerando o plano físico, emocional e cognitivo). Para tanto, leia a Unidade 3 do CRC de Psicologia da Educação.
  3. O direito das crianças pequenas à educação foi contemplado na Constituição Federal (1988), garantindo o atendimento em creches e pré-escolas às crianças de zero a cinco anos de idade. Este direito é efetivado na prática? Sabe-se que vivemos um período em que as políticas de atenção à infância carregaram uma visão assistencialista. Isto permacece? Justifique sua resposta.

Ao estudar as concepções de desenvolvimento infantil e aprendizagem nos deparamos com diversas situações.

Dentre as teorias que tratam do assunto, destacam-se as de Piaget e Vygotsky que tratam dos estudos sobre o desenvolvimento infantil e aprendizagens. Com o seu estudo sobre o desenvolvimento cognitivo, o julgamento moral e a linguagem Piaget consegue perceber a relação entre as estruturas cognitivas e o desenvolvimento social, acredita que o desenvolvimento segue uma sequência fixa e universal de estágios e está amplamente relacionado com o desenvolvimento intelectual, físico e motor das crianças. Assim, para Piaget a aprendizagem é realizada através da experiência promovendo o progresso intelectual e tinha como foco um desenvolvimento infantil anistórico, ou seja, os aspectos biológicos determinavam esse desenvolvimento (cognitivo julgamento moral e a linguagem). Vygotsky é responsável pela teoria da interação social, que priorizava as relações como um recurso para o desenvolvimento cognitivo. Um dos conceitos fundamentais da teoria de Vygotsky é a respeito da aprendizagem mediada, nela o teórico propõe dois tipos de elementos mediadores, o primeiro compreende ao instrumento que se interpõe entre o homem e o mundo, e o segundo diz respeito ao signo, isto é, toda a linguagem é representada por signos, e essa apropriação humana dos mesmos demonstra o seu grau de evolução. Assim, Vigotsky acreditava que o desenvolvimento humano é sócio histórico, as características da infância mudariam de acordo com a cultura, relação entre as pessoas, cultura e sociedade.

Partindo para o campo do desenvolvimento humano, existe um entendimento de que está dividida em quatro fases e a primeira delas trata da "infância", que, segundo várias teorias, pode ser dividida em "primeira infância" (zero a dois anos), "segunda infância" (anos pré-escolares) e "terceira infância" (anos escolares).

Ao estudarmos as três fases, nos chama atenção a segunda infância pois nela vemos características interessantes. Nesse período as habilidades psicomotoras, a aquisição da linguagem oral e a evolução do pensamento são fundamentais para o desenvolvimento da criança portanto é fundamental conheceremos as principais habilidades psicomotoras necessárias para a criança nesse período do desenvolvimento. Esta fase apresenta alguns estágios diferenciados: estágio egocêntrico (dois a quatro anos) e estágio intuitivo (cinco a sete anos). Aparece a função simbólica, isto é, os objetos começam a serem representadas por símbolos: um cabo de vassoura é cavalo, uma cadeira empurrada é um trem, etc. É uma fase fortemente egocêntrica (a criança se vê como o centro de tudo que acontece ao seu redor) e caracteriza-se pela irreversibilidade, ou seja, a criança considera que todos pensam como ela. A noção de espaço, adquirida por volta de dois anos, antecede a noção de tempo, surgindo por volta dos quatro anos. A criança também não consegue ainda entender transformações, mesmo que elas ocorram na sua presença. 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.3 Kb)   pdf (63.3 Kb)   docx (13.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com