TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Plano pedagogico completo de uma escola

Por:   •  11/6/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.739 Palavras (11 Páginas)  •  292 Visualizações

Página 1 de 11

PROPOSTA

PEDAGÓGICA

Nome: EMEF PROFESSORA OLGA MEDEIROS DE CERQUEIRA

GESTORA – TATIANE PEREIRA SANTIAGO (diretora)

LILIANE CRISTINA SANTOS (Coord. Pedagógica do ENSINO FUNDAMENTAL 1 AO 5ANO – manhã) (COORDENADORA PEDAGÓGICA 1 AO 5ANO – TARDE )

BRUNO MAXIMIANO-(COORDENADOR PEDAGÓGICO DO ENSINO FUNDAMENTAL 1 AO 5 ANO- (DE MANHÃ)

1 Apresentação da Proposta Pedagógica ..................................................

 Histórico ...................................................................................................

 Fins e Princípios Norteadores .................................................................

 Diagnóstico e Análise da Situação da Escola ..........................................

 Definição dos Objetivos Educacionais e Metas a Serem Alcançadas com as Ações Propostas  

 Organização Curricular ............................................................................

 Forma de Gestão Administrativa e Pedagógica da Escola ......................

 Avaliação .................................................................................................

 Organização da Vida Escolar e Regimento Escolar ................................

Capacitação Continuada de Pessoal .......................................................

Profissionais Envolvidos na Proposta Pedagógica ..................................

 Parecer Conclusivo do Diretor .................................................................

 Parecer Conclusivo do Conselho de Escola ............................................

A proposta pedagógica foi elaborada por todos os participantes do processo ensino aprendizagem. Avaliou-se o contexto histórico, legal e o da realidade da nossa comunidade escolar com sua diversidade sócio-econômico-cultural, tentando garantir a qualidade, eqüidade, permanência e ensino significativo para que o aluno seja bem sucedido na vida, com princípios de solidariedade, ética e cidadania. A presente Proposta Pedagógica não se estabelece como um objetivo final, mas sim como um mecanismo a ser reestruturado para atender as novas demandas necessidades e adequações as exigências que forem surgindo.

A organização curricular em áreas como: Linguagens e Códigos, Ciências da Natureza e Matemática e Ciências Humanas tem por objetivos reunir os conhecimentos que compartilhem os mesmos objetos de estudo, além de facilitar a comunicação e o desenvolvimento de uma prática escolar integradora e crítica. Com seus próprios conceitos, procedimentos, aplicações e modos de solucionar os problemas concretos, cada área viabiliza, na práxis, suas concepções epistemológicas e sócio culturais.

2. IDENTIFICAÇÃO DA ESCOLA

EMEF OLGA MEDEIROS DE CERQUEIRA

RUA MARIA ISABEL NÚMERO 992, BAIRRO CAVALCANTE

CEP: 17400000, GARÇA, SP, FONE; 34712234

AMAIL: ESCOLAOLGAMC@HOTMAIL.COM

DIRETORIA DE ENSINO MARILIA

ENSINO FUNDAMENTAL DE 1 AO 5ANO

ATOS OFICIAIS:

CRIAÇAO DIA 5 DE MAIO DE 1988

PERÍODOS E HORÁRIOS DE FUNCIONAMENTO:

DE MANHÃ: 7 HRS AS 12HRS

DE TARDE: 12:30 AS 17:30

3. FINS E PRINCIPIOS NORTEADORES

A escola é espaço de realização tanto de objetivos do sistema de ensino quanto dos objetivos de aprendizagem. A escola é o coração do sistema e a sala de aula o coração da escola, inseridas em contextos socioculturais e institucionais. A gestão do sistema de ensino terá pouca eficácia se não partir de uma premissa muito simples: o núcleo da escola é a qualidade e eficácia dos processos de ensino e aprendizagem na promoção dos melhores resultados de aprendizagem dos alunos...

4. CARACTERIZAÇÃO DA CLIENTELA ESCOLAR

A escola fica no bairro de periferia, carente, não despõe de lazeres em seu redor, a comunidade é muito simples, entretanto existem diversidades econômicas, conta com padaria, açougue, farmácia, pré escola, bares, igreja evangélicas, posto de saúde,e afins.

Importante mencionar é que um significado numero de crianças  que apresentam dificuldades de aprendizagem é por conta de problemas emocionais e carência afetiva. Diante dessa situação, exige iniciativas no que se referem aos procedimentos didáticos pedagógicos, incluído as de avaliações como também uma especial atenção à comunidade de pais e do entorno da escola.

A escola tem 27anos de existência, com renome e bons índices de aprendizagem, que valorizam os princípios de inclusão, solidariedade, direitos e deveres, mantendo-se sempre aberta a comunidade e favorecendo a participação da mesma de todas as atividades, estes são alguns dos motivos que a tornam muito procurada, atendendo a demanda de alunos provenientes da Rede Municipal, Estadual e Particular. Baseados nessa visão propomos uma escola aberta a idéias, propostas educativas e mudanças que fazem com que os alunos e professores sintam-se motivados a ser agentes de transformação.

A escola tem 200 alunos, cuja predominância por meninas.

De acordo com a lei 9394/96, o artigo 1º “A educação abrange os processos formativos que se desenvolvem na vida familiar, na convivência humana, no trabalho, nas instituições de ensino e pesquisa, nos movimentos sociais e organizações da sociedade civil e nas manifestações culturais”. A Emef Olga Medeiros de Cerqueira tem como base filosófica a formação humana. Considera importante o equilíbrio e a harmonia das dimensões cognitiva, física, psíquica e social do indivíduo e acredita que isso é fruto da compreensão do mundo, do outro e de si mesmo.

OBJETIVOS:

Desenvolvimento da capacidade de aprender e de socializar o que aprendeu, tendo como meios básicos o domínio da leitura, da escrita e do cálculo, da interpretação e da produção textual;

• Compreensão do ambiente natural e social dos sistemas políticos e da auto determinação dos povos, dos valores em que se fundamenta na sociedade, da tecnologia e das artes

• Desenvolvimento da capacidade de aprendizagem, tendo em vista a aquisição de conhecimentos e habilidades de formação de atitudes e valores;

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.9 Kb)   pdf (67.3 Kb)   docx (17.9 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com