TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Porque e Quando Planejar

Por:   •  28/6/2016  •  Seminário  •  2.253 Palavras (10 Páginas)  •  884 Visualizações

Página 1 de 10
  1. Porque e quando planejar?

R: Porque Planejar? O planejamento é a etapa mais importante do projeto pedagógico, porque são nela que as metas são articuladas as estratégias e ambas são ajustada as possibilidades reais.

Cada ano ou Semestre letivo inicia-se geralmente por uma semana de planejamento.

Professores, coordenadores, diretores, secretários da educação e seus funcionários são convocados para discutir e decidir diversos problemas relacionados com a vida escolar. As vezes inclui-se uma palestra sobre um tema relevante, isto é, que sirva de mote para a reflexão dos professores.

Planejar é um ato coletivo que envolve a troca de informações entre professores, e não adianta elaborar o planejamento tendo em mente apenas alunos ideais, o educador tem que avaliar o que sua turma já sabe e o que ainda precisa aprender. Planejar requer pesquisar sempre, ser criativo na elaboração da aula, estar aberto para acolher o aluno e sua realidade e ser flexível para replanejar sempre que necessário.

Quando Planejar? Geralmente o planejamento é elaborado a cada semestre como também ao longo de todo ano letivo com os aspectos críticos a serem enfrentado procurando identificar os erros dos anos anteriores.

  1. Descreva como o autor identifica a Educação Inclusiva.

R: Educação Inclusiva, como diz nos primeiros capítulos, não é apenas as escolas que tem alguma criança com limitações sensoriais e orgânicas no conjunto dos alunos  regulares, convivendo em salas de aulas com outras crianças.  

Educação Inclusiva engloba todos os tipos de alunos, configura se na diversidade humana, buscando perceber e atender as necessidades educativas especiais de todos os alunos, em salas de aulas no sistema regular de ensino, de forma a promover a aprendizagem e o desenvolvimento pessoal de todos.

É também os professores, o corpo administrativo e lideres da escola participando de uma mesma atividade e comprometimento com um mesmo projeto educacional.

As vezes, no contexto da educação básica, temos a impressão de que existem três escolas independentes (Educação Infantil, Educação Fundamental, Ensino Médio) cada uma age sozinha esquecendo que uma depende da outra que há uma sequencia entre elas para que ocorra o ensino corretamente e além do mais não há uma inclusão como deveria ter para ajudar os alunos que necessita de um olhar diferenciado para que consiga acompanhar o aprendizado.

O autor descreve, que as três escolas tem que fazer um trabalho coletivo, para acontecer uma Educação Inclusiva.

  1. O autor tece considerações sobre o envolvimento da família e da comunidade com a escola. Descreva essas considerações.

R: Em uma escola que se quer para todas as crianças é muito importante  a prática do planejamento escolar. Com todo o planejamento, a muitos problemas sobre os quais nossa reflexão e experiência habituais não dão conta de resolver.

Por isso, é muito importante a presença da família no ambiente escolar mantendo  sempre o seu filho na escola, tendo o compromisso e o dever de ser participativo na vida e no ambiente escolar do filho. É também a participação da comunidade e dos vizinhos grandes aliados nesse trabalho, de comunicar alguns alunos que não esteja frequentando a escola, comunicando aos órgãos competentes e contendo a  invasão escolar.

  1. Como a ida dos pais à escola pode deixar de ser apenas uma “visitinha rápida” para tornar-se uma participação efetiva?

R: Em relação a uma forma de fazem os pais participarem mais da escola, inicialmente na primeira reunião da escola as que os professores sempre fazem para que os pais vão à escola para conhecer o professor dos seus filhos, o professor já tem que mostrar para os pais o que se pretende ensinar em sala de aula, e usar a linguagem dos pais para melhor compreensão, pois não adianta o professor falar um monte de coisas técnica na reunião que os pais não vão entender nada. O professor e a escola tem que mostrar aos pais como é importante a participação deles na escola, mostrar para os pais tudo que o professor pretende dentro da sala de aula é que os alunos tenham uma condição de vida melhor um dia através dos estudos e que aquilo o que seus filhos vão aprender na escola, são significativo e vão valer na vida deles no dia a dia.

Além das reuniões de pais, a escola promove dias especiais como, por exemplo, dia da família na escola, e nesse dia os professores e a escola vão poder mostrar um pouquinho mais dos seus trabalhos com os alunos e mostrar também o quanto os alunos são importantes dentro da escola e valorizados é um método de trazer os pais para dentro da escola.

Meio que os pais podem participar também é quando o professor manda bilhetinhos, panfletos para casa que a escola juntos com professores e coordenadores elaboram com os alunos, mostra que as crianças esta aprendendo e esta participando e que o assunto tem a ver com a realidade, com assuntos sociais como dengue, meio ambiente entre outros que é uma coisa que envolve todo mundo que se tem que usar a linguagem mais clara com os pais para eles possam se envolver com o assunto fazem que os pais participem mais com a escola.

Quando se fala em participação dos pais na escola, pensamos também em comunidade escolar, pois envolvem todos os que participam da escola desde os funcionários, as crianças, a família também, quando se fala em comunidade escolar que ela tem que ter uma autonomia e tem que ter uma gestão democrática, é também quando a escola deixa que os pais venham a escola e falem do que eles não gostam ou “acham” que não está bom e a escola valoriza a opinião dos pais, e dessa forma a escola pode estar modificando para que esteja bem para todo mundo.

Também é quando a escola chama os pais para que participem do conselho de escola da “APM” (associação de pais e mestres) a escola esta dando ênfase para eles poder se envolver mais com a escola, quando se promove qualquer tipo de atividades que os pais possam ir assistir, e que os filhos deles gostam de apresentar o que eles estão aprendendo, também é um grande aliado para que os pais participem mais das atividades da escola e faça essas participações pais efetiva.

  1. O que se entende por “antecipar”? Como antecipar? O quê antecipar?

R: Antecipar é fazer chegar ou ocorrer antes do tempo marcado é adiantar-se é  comprometer-se com aquilo que quer  que se torne (Macedo, 2003). O aluno ainda não está alfabetizado e ainda não domina as quatros operações aritméticas, o que antecipa em favor disso? Ou seja, o que vamos trabalhar, que meios vamos utilizar para chegar a uma resolução. Quais as intervenções que podemos fazer para que se torne pouco a pouco uma realidade? Quais ferramentas vai se usar para que o objetivo seja atingido, não se trata de inverter a passagem do tempo, ou seja, não se trata de substituir  o presente pelo futuro, antecipar é fazer regulações no presente que orientem um percurso de trabalho, que de, uma direção ao que se quer ver realizado. Antecipar é trabalhar no presente tendo um foco que favoreça uma transformação querida.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.6 Kb)   pdf (117.5 Kb)   docx (15.2 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com