TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Portifolio 7 semestre unopar

Por:   •  15/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.339 Palavras (6 Páginas)  •  593 Visualizações

Página 1 de 6

INTRODUÇÃO

Esta produção textual trata da síntese das reflexões realizadas no decorrer das disciplinas ministradas no sétimo semestre do curso de pedagogia da Universidade Norte do Paraná, no núcleo de Tauá. Pretendemos aqui, relacionar as reflexões teóricas com suas implicações desenvolvidas no contexto da escola. Assim elaboramos três questões interdisciplinares explicando quais conteúdos estariam sendo contemplados e sugerindo tipos de atividades que podem ser aplicadas na sala de aula para desenvolver as habilidades dos alunos para a resolução das questões propostas.

Com base em pesquisas realizadas, este trabalho reúne sugestões de como trabalhar as disciplinas de matemática, ciências, historia e geografia, garantindo a contribuição para a construção da identidade, ao mesmo tempo em que estimula a criatividade, a curiosidade e a atuação dos educandos como cidadãos.

Em matemática, o foco do trabalho é a resolução de problemas retratando situações fictícias e reais do cotidiano. Em ciências, o aluno será instigado a querer saber cada vez mais sobre os recursos naturais, animais, plantas, ecologia; e etc.

Na área de história, os conteúdos são tratados de forma lúdica, além de possibilitar ao aluno o contato com diversos tipos de fontes históricas e documentos; Na geografia, são trabalhados as habilidades de leitura e observação da paisagem, a linguagem cartográfica e o território. O aluno é convidado ainda a compreender as noções de cidadania e incorporá-la em seu dia a dia.

O direcionamento deste trabalho esta ligado ao desenvolvimento de atividades práticas, explicações teóricas e tarefas, completando assim os recursos para que as aulas aconteçam como planejadas.

DESENVOLVIMENTO

Segue questões que podem ser aplicadas no 5º ano do Ensino Fundamental I, partindo de temas estudados sobre “As vegetações” e também, “Espaço geográfico”. O professor pode ampliar suas aulas debatendo com os alunos os temas citados, bem como os alunos pesquisarem informações, reproduzindo textos, apresentação de seminários organizados pelo professor e alunos e ainda buscando documentários para apresentação no data-show, visando enriquecer mais as aulas ministradas, para uma boa aprendizagem.

1ª Leia o seguinte fragmento:

A cobertura original ocupava, originalmente, mais de 1 milhão de quilômetros quadrados, cerca de 33% do território nacional. No entanto, restam apenas 91 mil quilômetros quadrados, menos de 7% do volume original. De exuberante biodiversidade, apresenta em alguns trechos mais de 450 espécies de árvores num único hectare. A área original da vegetação abrangia a faixa costeira do Brasil. O extrativismo, a expansão urbana, a atividade agrícola são exemplos de impactos ambientais que afetaram o bioma. A leitura do fragmento identifica o seguinte bioma brasileiro:

A) Cerrados.

B) Mata Atlântica.

C) Floresta Amazônica.

D) Caatinga.

a) O aluno não deverá marcar essa letra, pois está definindo o que é cerrado, que é um tipo de ecossistema que existe na região central do Brasil nos estados de: Goiás, mato grosso, mato grosso do sul e Tocantins, é um tipo de vegetação onde as árvores são todas tortas e existe muita vegetação rasteira, os solos dos cerrados são pobres em fertilizantes: nitrogênio, fósforo e potássio e possuem alto teor de alumínio que é tóxico às plantas.

b) A opção correta é essa letra B, o fragmento identifica a Mata Atlântica, bioma de grande biodiversidade que vem sofrendo impacto ambiental desde o século XVI.

c) Essa opção o aluno não deverá marcar, pois caracteriza o que é a Floresta Amazônica que é rica em biodiversidade, possui uma fauna que corresponde a 80% das espécies no Brasil e uma flora que contem de 10 a 20% das espécies vegetais do planeta terra.

d) Define o que é Caatinga, então não condiz com o fragmento, pois, caatinga é o ecossistema mais depredado do planeta, em consequência do uso da lenha para combustível, da caça e da seca constante na região.

A Questão a seguir é direcionada também para o 5º ano do Ensino Fundamental I

2ª- Leia a reportagem e responda.

A população de Sertanópolis (40 km ao norte de Londrina) teve uma péssima surpresa na manhã desta segunda-feira (05 de abril de 2010). O vazamento de um produto químico provocou a morte de milhares de peixes no lago Tabocó, cartão postal da cidade. Fiscais do Instituto Ambiental do Paraná estiveram durante o dia recolhendo amostras da água para apurar as causas e responsabilidade pelo crime ambiental. (…) Para a Polícia Civil de Sertanópolis, a origem do produto contaminado foi em uma empresa que fica próxima ao lago, por isso um inquérito já foi instaurado, inclusive indiciando o dono. Mas pela manhã o proprietário da empresa registrou um boletim de ocorrência, informando que o tanque, contendo o produto químico, havia sido aberto propositalmente, indicando assim uma possível sabotagem. A estimativa é que mais de 120 mil animais estejam contaminados, sendo que boa parte dos peixes haviam sido soltos nos últimos dois anos no lago, através um projeto do governo do estado e da prefeitura, para incentivo da pesca artesanal. (www.bonde.com.br)

Essa reportagem tem a finalidade de

A) Mostrar a importância da pesca artesanal

B) Contar uma história

C) Informar as pessoas sobre o vazamento de um produto químico que provocou um desmatamento ecológico

D) Esclarecer a distância de Sertanópolis a Londrina.

O item avalia e possibilita o aluno a localizar

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9 Kb)   pdf (55.1 Kb)   docx (15.3 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com