TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Portifólio estimulação de bebês

Por:   •  28/9/2019  •  Trabalho acadêmico  •  889 Palavras (4 Páginas)  •  79 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1]

Curso: Pedagogia     Turma: 2019/2 Semestre: 4º

Disciplina: Estimulação de Bebês

Professora: Georgia Borges

Polo:Campo Grande-Ms II

Acadêmico:                   RGM:

ATIVIDADES

Será um único portfólio de atividades com 4 questões. Vejam a seguir.

Sejam objetivos e claros nas suas respostas! Escreva seu entendimento, NÃO copie textos da internet. (Exercite a síntese em suas respostas)

1)Qual é influência da afetividade no processo de aprendizagem da criança? Por que as primeiras experiências do bebê se tornam tão importantes para a aprendizagem? Relacione sua resposta com o vídeo Conceitos Fundamentais: 1 - As experiências moldam a arquitetura do cérebro. Disponível em:  https://www.youtube.com/watch?v=eSAHbDptGh4 (valor:2,0)

A afetividade é fundamental no processo de ensino e aprendizagem ocorre nos primeiros meses de vida, onde os bebês ao nascer entra em um mundo desconhecido e por serem muito pequenos e indefesos se sentem protejidos na presença dos país, o afeto nesta idade é muito importante, já que nesta fase que o cérebro está sendo formado,  portanto é de suma importância os estímulos adequados pois  nesta tenra idade o desenvolvimento já corresponde a mais da metade de todo seu potencial de aprendizado ao longo de sua vida sendo assim, quanto mais precoces essas atividades desenvolvimento mais conexões serão acionados através desse processo, os neurônios  formam circuitos e conexões relacionadas a emoções, habilidades motoras, controle do comportamento e lógica, linguagem visual e sensorial, onde as conexões mais usadas se tornam permanentes e as menos usadas e como se fossem deletadas, num processo natural chamado poda. As vivências de uma criança pequena tem relações e impactos diretos sobre a formação do seu cérebro e de sua capacidade futura para o aprendizado, o comportamento e as emoções. Esses fatores ajudam a moldar seu desenvolvimento e a escola dará apoio e incentivo para que essa criança se desenvolva cada vez mais o que os pais já iniciaram em casa.

 

 

2) Diante do que você leu sobre a teoria do apego, qual é a importância do desenvolvimento do Apego Seguro para o processo de desenvolvimento saudável do bebê. Relacione sua resposta com o vídeo: Conceitos Fundamentais: 3 - O stress tóxico prejudica o desenvolvimento saudável. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=dZazltqAti0 (valor:2,0)

As crianças criam desde muito cedo um vínculo muito forte com as pessoas que o rodeiam, sejam seus pais, familiares ou qualquer pessoa próxima que ele conviva no seu dia-a-dia, e esses indíviduos se tornam porto seguro para criança, são considerados para eles a base o alicerce, onde é demonstrado segurança para explorar e desenvolver no ambiente o qual está inserida. A criança que tem essa referência de segurança e confiança irá conseguir se desenvolver positivamente em relação ao mundo, pois isso facita a aprendizagem, emoção fisica e intelectual, fazendo o individuo desde a sua infãncia/adolecência até a fase adulta formar laços afetivos. Já o estress tóxico é aquele onde a criança sofre uma situação onde ela não encontra amparo, ou por abuso ou negligência, ou por falta de um adulto que o acolha e o acalme, imediatamente então ela aciona com frequência o sistema de reação ao estresse, e isso pode contribuir para uma série de riscos e traumas no seu desenvolvimento de aprendizagem além de gerar graves problemas emocionais que inclusive pode perdurar ao longo de sua vida.

3) A estimulação precoce é uma ciência baseada principalmente nas neurociências, na pedagogia, e nas psicologias cognitivas e evolutiva; é implementada através de programas construídos com a finalidade de. Discorra sobre a finalidade da estimulação precoce. (valor:3,0)

O objetivo fundamental da estimulação precoce, é instaurar o desenvolvimento das habilidades básicas da criança na fase em que o cérebro está se formando que é na idade entre zero à três anos, quando mais mais ela for estimulada mais habilidades ela terá, por isso se deve inserir o quanto antes, jogos, atividades variadas e técnicas diversas e todos os recursos disponiveis para fortalecer as funções do cérebro da criança, isso contempla o desenvolvimento físico e sua afetividade, esses estimulos bem trabalhados intensificará suas habilidades e a capacidade de aprendizagem e de apaptação ao meio ocorrerá de forma mas eficaz, rápida e com melhores resultados.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.8 Kb)   pdf (203 Kb)   docx (46.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com