TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A ORIENTAÇÃO PROFISSIONAL E SUAS POSSIBILIDADES NO CONTEXTO ESCOLAR

Por:   •  6/11/2016  •  Trabalho acadêmico  •  3.213 Palavras (13 Páginas)  •  328 Visualizações

Página 1 de 13

A ORIENTAÇÃO PROFISSIONAL E SUAS POSSIBILIDADES NO CONTEXTO ESCOLAR

Acadêmicos autores:

        Professora:

Centro Universitário

Curso de Psicologia (1.5) – Psicologia Escolar

17/05/16

RESUMO

O presente artigo de revisão bibliográfica tem como principal objetivo discorrer sobre a Orientação Profissional no Brasil, voltada para o âmbito escolar, o momento em que todo adolescente precisa fazer uma escolha de suma importância para sua vida é também o momento em que ele precisa de um acompanhamento para tomar a melhor decisão. Este acompanhamento feito por psicólogos pode ser psicométrico e clínico, de uma forma que os dois se complementam em um processo terapêutico em grupo que contribuirá com a escolha do jovem.

Palavras chaves: orientação profissional, escola, psicometria, clínica.

1 INTRODUÇÃO

Existem assuntos importantes para compreender a Orientação Profissional. Dentre eles é preciso abordar pontos como a sua definição, outro tema seriam os relatos da história da OP no Brasil e como ela foi sendo escrita ao passar dos anos, contextualizar também sobre aspecto das diferenças entre Psicometria e intervenção clínica, e discorrer sobre a orientação profissional na realidade escolar, trazendo tópicos que na literatura foram abordados como relevantes para o tema.

 Elencar as possibilidades e alternativas como a trazida apenas na década de 80 por Bohoslavsky (1993) onde elucida a ideia de que o “bom ajustamento” pode acontecer, mas que não é boa sem a decisão autônoma do individuo.

A orientação profissional pode ser trabalhada por uma ampla gama de métodos, formas e abordagens, mas sempre deverá ser conduzida por um Psicólogo ou Pedagogo segundo Soares (1999 apud SPARTA, 2003). Muito material já foi produzido, entretanto, é preciso compreender que a orientação profissional não é só o resultado dos escores obtidos através dos testes para esse fim, é importante uma compreensão ampla desses indicativos, em conjunto com a singularidade do individuo.

2 DESENVOLVIMENTO

2.1 O que é Orientação Profissional

A orientação profissional é uma série de dimensões ou ramos, que vão desde o aconselhamento na elaboração de planos de estudo até seleção de bolsistas, quando o critério seletivo é a vocação, (BOHOSLAVSKY, 1993). Refere-se a tarefas que incluem tanto o pedagógico como o psicológico, a nível de diagnóstico, investigação, prevenção e solução da problemática vocacional.

Segundo Bohoslavsky (1993), é campo privativo do psicólogo: o do diagnostico e solução dos problemas que os indivíduos têm em relação a seu futuro, como estudantes e profissionais no sistema econômico da sociedade que pertencem. Entende-se que a orientação profissional são os procedimentos realizados por psicólogos especializados na área, onde os clientes são pessoas que em certo momento de suas vidas se deparam com a passagem da fase educacional para outra, exigindo assim escolhas a serem feitas. Por serem decisões importantes a serem tomadas, que definem um futuro, transformam-se em condições que favorecem para que o momento de fazer a escolha se torne um momento critico na vida destes indivíduos.

Entende-se, por orientação vocacional, em nosso meio, distintas atividades que correspondem a quadros de referência, orientações teóricas, concepções filosóficas e cientificas e diversas técnicas de trabalho, embora nem sempre sejam bem explícitas (BOHOSLAVSKY, 1993).

2.2 História da Orientação Profissional no Brasil

Segundo Sparta (2003) a orientação profissional brasileira está ligada a Psicologia Aplicada que estava se desenvolvendo no país na década de 1920. O início da orientação profissional no Brasil se deu no ano de 1924, quando o engenheiro suíço Roberto Mange ofereceu aos alunos do Liceu de Artes e Ofícios de São Paulo o Serviço de Seleção e Orientação Profissional, esta seleção foi para o Curso de Mecânica Prática da referida escola. Nas décadas de 1930 e 1940, a Orientação Profissional ligou-se à Educação. Em 1934, foi introduzida no Serviço de Educação do Estado de São Paulo, por iniciativa de Lourenço Filho (Freitas, 1973 apud SPARTA, 2003).

Conforme Sparta (2003) em 1944 a orientação profissional deu um grande salto de desenvolvimento, com a criação do Instituto Getúlio Vargas no Rio de Janeiro. Segundo Freitas (1973 apud SPARTA, 2003) em 1945 e 1946, foi realizado o curso de Seleção, Orientação e Readaptação Profissional, ministrado pelo psicólogo e psiquiatra espanhol Emílio Mira y López, este curso tinha o objetivo de dar uma formação técnica nesta área de atuação.

Em 1947 foi criado o Instituto de Seleção e Orientação Profissional (ISOP) com o objetivo básico de contribuir para o ajustamento entre o trabalhador e o trabalho, mediante estudo científico das aptidões e vocações do primeiro e dos requisitos psicofisiológicos do segundo (Instituto de Seleção e Orientação Profissional, 1949 apud SPARTA, 2003).

Segundo Sparta (2003) a orientação profissional brasileira seguiu o modelo da Teoria do Traço e Fator, ou seja, o papel do orientador é o de fazer diagnóstico, prognósticos e indicações das ocupações para cada indivíduo, e as ideias de orientação profissional são diretivos, este modelo era baseado na Psicologia Aplicada especialmente na Psicometria.

O desenvolvimento da psicologia enquanto ciência independente e área de atuação profissional exerceu importante influência nos rumos da Orientação Profissional no Brasil. Em primeiro lugar, o desenvolvimento dos cursos de graduação em Psicologia levou a uma gradativa modificação dos objetivos do ISOP, que, no ano de 1970, tornou-se um órgão normativo da Psicologia: teve o nome alterado para Instituto Superior de Pesquisa Psicológica; ampliou seu campo de interesses; parou de prestar atendimento ao público; e passou a realizar a formação de especialistas, docentes e pesquisadores em nível de pós-graduação (Freitas, 1973; ISOP, 1990 apud SPARTA, 2003).

Segundo Abade (2005) em 1993 foi criada a Associação Brasileira de Orientação Profissional (ABOP) durante a realização do I Simpósio Brasileiro de Orientação Vocacional & Ocupacional em Porto Alegre. A ABOP tinha o objetivo de construir uma identidade para o orientador profissional, “a ABOP foi criada com os objetivos de unificação e desenvolvimento da Orientação Profissional no Brasil” (SPARTA, 2003), também organizar categorias e a definição de políticas para este campo de atividades em nosso país.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.7 Kb)   pdf (182.3 Kb)   docx (17.9 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com