TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pratica de Ensino: Introdução a Docencia

Por:   •  22/10/2015  •  Resenha  •  3.368 Palavras (14 Páginas)  •  759 Visualizações

Página 1 de 14

[pic 1]

 

INTERATIVA

LICENCIATURA EM MATEMÁTICA

PRÁTICA DE ENSINO: INTRODUÇÃO A DOCÊNCIA (PE:ID)

POSTAGEM 1: ATIVIDADE 1

REFLEXÃO REFERENTE AOS 13 TEXTOS

(Obs: este trabalho foi devidamente autorizado pelo Prof. Reginaldo Botelho Ferreira, através e-mail, a ser realizado por um único aluno)

BRASÍLIA VI - SUDOESTE

2015

SUMÁRIO

1.1  Educação? Educações: aprender com os índios………………………..……….3

1.2  O fax do Nirso………………………………………………………………………...4

1.3  A história da Chapeuzinho Vermelho (na versão do lobo)……………………….5

1.4  Uma pescaria inesquecível………………………………………………………….5

1.5  A Folha Amassada……………………………………………………………………6

1.6  A lição dos Gansos…………………………………………………………………...6

1.7  Assembleia na Carpintaria…………………………………………………………...7

1.8  Colheres de Cabo Comprido………………………………………………………..8

1.9  Faça parte dos 5%……………………………………………………………………8

1.10 O Homem e o Mundo………………………………………………………………..9

1.11  Professores reflexivos………………………………………………………………9

1.12  Um sonho impossível?……………………………………………………………10

1.13  Pipocas da Vida……………………………………………………………………10

1.1 Educação? Educações: aprender com os índios.

        Ao me deparar com o título desse texto já imaginei que seria mais um escrito como vários outros sobre a educação escolar. Porém, ao me aprofundar na leitura percebi que esse texto seria diferente dos que já havia lido sobre educação escolar. O texto nos mostra que  o significado de educar vai muito além da ideia de educação escolar realizada em sala de aula, abrange uma gama enorme de outros fatores como: família, comunidade, país, regime político, religião…

        Durante o desenvolvimento do texto o autor, em diversos pontos do texto, deixa subentendido que a educação consiste em diversos níveis de aprendizagem. A primeira e naturalmente é a educação familiar, que se inicia invariavelmente assim que nascemos e se estende ao logo da vida, enquanto convivermos com nossos familiares. Outro nível, a educação escolar desempenha um papel importantíssimo no aprimoramento do indivíduo. Através dela cada indivíduo recebe informações de diversas áreas das ciências humanas e exatas, que o ajudarão no desenvolvimento cognitivo. Existe também a educação no convívio dentro de uma comunidade, onde são aprendidas as regras sociais que irão nortear o comportamento de cada indivíduo. Aqui traço um paralelo com a antropologia que cita o homem como um “animal cultural” (Kemp, 2011) que deve ser submetido a vários processos de aprendizagem até ser totalmente socializado. Para os antropólogos, a socialização compreende todas as formas de aprendizado em sociedade na qual os indivíduos adquirem conhecimento em leis, costumes, crenças, ciências, dentre outras; o que vai de encontro com a ideia de educação apresentada no texto.

        Além disso cabe destacar no texto a carta do índio ao homem branco que está repleta de ensinamentos. O homem branco ao oferecer a proposta de educação ao índio pratica o etnocentrismo (considera sua cultura superior à do índio), o que é inadmissível nos dias atuais onde estamos aprendendo a conviver com a diversidade cultural, a qual nenhuma cultura é superior, todas tem algo a contribuir com o aprimoramento humano.

        A história também nos fornece vários exemplos de etnocentrismo e do uso da educação em prol de um sistema ou de um momento político. Aqui no Brasil podemos citar a tentativa dos padres jesuítas Manoel da Nóbrega e José de Anchieta de catequizar os indígenas para que eles se espelhassem no modo de vida dos europeus, fato que remete a carta do índio descrita no texto, outra forma de etnocentrismo. Podemos destacar também o período pós-revolução industrial, no qual houve uma ampla implementação do ensino técnico nas escolas, a fim de suprir a carência de mão de obra e ainda, o período que antecedeu a 2ª Guerra Mundial, onde várias nações disseminavam nas escolas o ódio racial, assim como teorias comunistas, utilizando a educação como forma de controle e arma contra nações opositoras a seus regimes.

        O ponto forte que eu gostaria de destacar dentro do texto é a passagem  sobre a educação colonizadora, que se perpetua em diversos países outrora colonizados, como o caso do Brasil. Apesar do grande esforço em se buscar uma padronização da educação nível escolar nesses países, observamos a grande dificuldade do progresso nesse sentido, muito se deve a esse fato a mentalidade ainda colonial. Um simples exemplo comparativo  pode elucidar melhor esse fato. Comparando a preparação de um jovem para o mercado de trabalho no Brasil e outro nos EUA, observamos claramente que no Brasil a mentalidade imposta pelos bancos escolares e universitários visa a formação de futuros empregados, que servirão como empregados dentro do mercado de trabalho. Ao contrário, nos EUA, os universitários são formados para cargos de direção ou empreendedorismo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.8 Kb)   pdf (145.1 Kb)   docx (54.8 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com