TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Princípios e Métodos de Gestão Escolar

Por:   •  24/10/2016  •  Trabalho acadêmico  •  508 Palavras (3 Páginas)  •  599 Visualizações

Página 1 de 3

ATIVIDADES DAS AULAS 05, 06, 07 e 08

Nome: Ruana Venancio de Oliveira

Rgm: 053.13983

Polo: Aquidauana/MS

ATIVIDADE DA AULA 05

No estudo realizado em aula, desenvolva uma reflexão sobre a frase, comparando os dois conceitos referente a Filosofia da Educação: a Filosofia da Educação que serve como fundamentação para a Pedagogia e Filosofia da Educação que serve como justificação. Neste atividade é para realizar a resposta de acordo com o seu entendimento, podendo utilizar fragmentos da aula (mínimo de linhas 08).

ATIVIDADE DA AULA 06

Explique a frase: Possuir conhecimento não é o bastante para a transformação. (mínimo de linhas 08).

Realmente possuir conhecimento não é o bastante para conseguir uma transformação. Ser dono de um conhecimento e não sabê-lo usar como um instrumento de modificação é a mesma coisa que deter um conhecimento que não tem sentido. O conhecimento só é válido quando junto a ela encontra-se a permissão de ação, para transformação. O conhecimento suficiente para transformação dará quando o ser pensante aprender a filosofar (pensar, refletir), isso que realmente irá transformar esse conhecimento em um instrumento de ação. Há um ditado da filosofia Zen que diz que “saber e não fazer é ainda não saber”.

ATIVIDADE DA AULA 07

Descreva e conceitue com suas palavras o que vem a ser o Método para Saviani. (mínimo de linhas 08).

O método usado por Saviani situa-se além dos métodos tradicionais e novos e, conforme esses autores Ribeiro e Rodrigues (2002) “deriva de uma concepção que articula educação e sociedade, e parte da constatação de que a sociedade em que vivemos é dividida em classes com interesses opostos”. Saviani falou dos momentos que caracterizam esse método, são exatamente cinco métodos:

A prática social (alunos e professores);

A problematização (identificar o que precisa ser resolvido dentro da prática social);

Instrumentalização (instrumentos práticos e teóricos para resolver os problemas identificados);

Catarse (instrumentos culturais e a forma elaborada de entender a transformação social.);

Prática social (ponto de chegada em que os alunos atingem uma compreensão que supostamente já se encontrava o professor no ponto de partida).

Saviani lutou pelos direitos da democracia, e consagrou seu nome entre os pensadores porque dedicou parte de sua vida em prol da educação, e, consideravam um instrumento de mudança social e transformação da realidade.

ATIVIDADE DA AULA 08

Explique e diferencie: Filosofia da Educação e Filosofia na educação. Nesta atividade, atenção pois está sendo pedido dois momentos: explicação e a diferença, para responder você deverá separa as respostas. (mínimo de linhas 08)

A filosofia da educação são as reflexões que a filosofia ocupa em relação à pedagogia no tocante aos processos educativos, sistemas educativos, sistematização de métodos didáticos, dentre outros. Esta filosofia procura regrar e organizar as idéias sobre aprendizagem e debater a forma de ampliar e impulsionar o conhecimento dos alunos, acreditando em seus potenciais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)   pdf (100.4 Kb)   docx (10.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com