TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Problemas de Aprendizagem Escolar

Por:   •  9/10/2022  •  Trabalho acadêmico  •  396 Palavras (2 Páginas)  •  91 Visualizações

Página 1 de 2

Faculdade de Santo André

Problemas de Aprendizagem Escolar

Santo André 2020

Dificuldade de aprendizagem

A dificuldade de aprendizagem está relacionada a vários fatores, como metodologia utilizada, métodos pedagógicos, ambiente físico ou por motivos relacionados com seu contexto de vida. A dificuldade pode se dizer que a criança tem maneira ou tempo diferente de aprender podendo ter uma barreira cultural cognitiva ou emocional. Desse modo ao investigar um caso de defasagem escolar o professor pode se deparar com situações de conflitos familiar, mudança de escola ou moradia, dentro de outras questões pessoais que afetam a vida do aluno.

Já o Transtorno de Aprendizagem, são considerados que a aquisição de habilidades comprometidas desde a primeira fase do desenvolvimento da criança está relacionada a disfunções biológicas, anormalidades no processo cognitivo e assim é manifestado durante a vida escolar do aluno.

Portanto quando o professor percebe que a dificuldade resiste suas tentativas de solução ele de depara diante de um transtorno de aprendizagem, que só é diagnosticado por um profissional da saúde.

As principais dificuldades são:

Dislalia: É um distúrbio na fala, dificuldade na oralidade, onde a criança troca fonemas ou distorce palavras.

Dislexia: Distúrbio na leitura, já identificado na alfabetização, quando não consegue ler pequenas palavras, e aqui também entra a disgrafia e a discalculia, te facilidade de decorar textos, mas não os compreende.

Disgrafia: Dificuldade na escrita, tanto em letras como em números, sendo assim a criança troca letras como: p/b, f/v, d/t.  pode se que a criança não consiga ler suas próprias palavras por escrever letras de formas erradas.

Discalculia: Dificuldade na Matemática, quando não se compreende as 4 operações, tem dificuldade de se organizar ao realizar contas em seu caderno, tendo ansiedade ao ver que outras crianças aprendem e ela não desenvolve unto com os demais.

TDAH: Transtorno de déficit de atenção e hiperatividade - A criança com TDHA pode ser confundido com indisciplina escolar, por ser impulsiva, inquieta, não demonstrar interesse, ser impaciente. Eles tem muitas dificuldade que podem ser prejudicados na vida adulta como: depressão, perda de emprego, dificuldade de se socializar, poderá ter o uso de drogas, vandalismo, repetente aos anos futuros da escola.

Portanto as dificuldades ou transtornos são bastantes recorrentes durante a vida escolar do aluno, por isso a escola deve ter uma equipe bem preparada para trabalhar com a família e se possível com o medico de cada aluno que precisar.  

Referencias

Luísa França

https://www.somospar.com.br/dificuldade-de-aprendizagem/.>15 de abr de 2019

Canal do Conhecimento

https://www.youtube.com/watch?v=YehpS73VWcE

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)   pdf (35.4 Kb)   docx (8.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com