TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto de Ensino

Por:   •  25/10/2016  •  Monografia  •  5.457 Palavras (22 Páginas)  •  658 Visualizações

Página 1 de 22

[pic 1]

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

curso de licenciaTura  em pedagogia

LESSANDRA MOTA DE AZEREDO GOMES[pic 2]

[pic 3]

[pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

                                                                  Trabalho de Conclusão de Curso apresentado á Universidade Norte do Paraná - UNOPAR, como requisito parcial para a obtenção do título de Licenciatura em Pedagogia

Professor Orientador: Okçana Battini.

             

Campos dos Goytacazes-Rj

2016

RESUMO

O presente projeto de ensino em educação tem como o tema principal, brincadeiras e jogos na Educação Infantil, uma vez que tais instrumentos são de grande valia no desenvolvimento das crianças. As crianças ao brincar estão relacionando-se com outros indivíduos e, assim, reforçando suas relações sociais e desenvolvendo suas habilidades físicas, lingüísticas e intelectuais.

É por meio das brincadeiras e jogos que as crianças exploram o mundo, podendo criar regras, desempenhar outro papel na sociedade e deixar de ser criança por alguns momentos. Procuramos compreender quais são os processos de desenvolvimento e aquisição do aprendizado pelas crianças e como professores podem utilizar as brincadeiras e jogos dentro das escolas de Educação Infantil para que a aprendizagem, que é o objetivo maior, realmente se efetue amparados principalmente nos estudos. 

PALAVRAS CHAVES- Jogos, Brincadeiras, Educação Infantil.



SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO        

2        Revisão Bibliografica        

3        Processo de desenvolvimento do projeto de ensino.        

3.1         Tema e linha de pesquisa.        

3.2        Justificativa        

3.3        Problematização        

3.4         Objetivos        

3.5        Conteúdos        

3.6        Processos de desenvolvimento        

3.7        Tempo para realização do projeto        

3.8        Recursos humanos e materiais        

3.9        Avaliação        

Considerações Finais        

Referencias        


1 INTRODUÇÃO

O presente projeto em educação, com requisito parcial a obtenção do titulo de Pedagogo em Pedagogia, para tanto se buscou sistematizar e analisar a importância do uso de brincadeiras e jogos na Educação Infantil.

O uso de brincadeiras e jogos auxilia a criança a desenvolver a capacidade motora, a imaginação, o raciocínio, a linguagem oral e a interação social. Através desse instrumento consegue se apropriar de palavras, conhecimentos e regras que antes não lhe faziam sentido algum. Uma criança quando brinca com outra necessita prestar atenção nos atos dos colegas e respeitar certas atitudes e regras, mesmo não estando de acordo.

Justificando assim que os jogos auxiliam, sim no aprendizado e não são apenas brincadeiras: bem direcionado ele é gerador de conhecimento. Diante disso, é que se deu escolha do tema, pois brincadeiras e jogos, quando bem mediados, contribuem para a construção do conhecimento de forma prazerosa sendo que o lúdico é imprescindível em qualquer idade, ainda mais na Educação Infantil. Assim, com a presente pesquisa, pretendemos investigar quais contribuições do uso de brincadeiras e jogos trazem para o processo de ensino-aprendizagem das crianças, quando  bem mediado.

Sendo o objetivo geral buscar compreender como os jogos e as brincadeiras auxiliam o desenvolvimento e a aprendizagem da criança e como o professor e as escolas de Educação Infantil que podem utilizar esses instrumentos.

Os objetivos especifico, Estimular o trabalho em grupo;Incentivar o trabalho em equipe;Promover o hábito de brincar.

Portanto, um elemento significativo nos jogos e brincadeiras é o desafio genuíno que eles provocam no aluno, que tem gerado interesse e prazer por parte dos mesmos.

Conteúdos a serem desenvolvidos nesse projeto de ensino Português, matemática, ciências, geografia, história, artes.

Por isso, é salutar que os jogos e brincadeiras façam parte da cultura escolar de todos os educando, cabendo ao professor analisar e avaliar as potencialidades educativas das variadas atividades lúdicas, bem como as suas estruturas curriculares que esteja inserida no processo da aprendizagem.

O projeto será desenvolvido através de uma abordagem teórica sobre  as brincadeiras e os jogos, fundamentada nos autores, Antunes, Aries, Vygotsky, Oliveira. Primeiramente, foi feita a leitura do roteiro do projeto de ensino, para que fosse possível entendermos qual é a proposta de trabalho. Em seguida foi realizada a leitura e uma pesquisa minuciosa nas obras dos autores mencionados acima, buscando um embasamento teórico sobre as brincadeiras e os jogos. Após realizada a leitura e a pesquisa sobre o assunto , começamos a introdução do projeto , abordando o tema brincadeiras no processo de ensino aprendizagem dos alunos dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Sendo que na elaboração do desenvolvimento do trabalho, utilizamos varias referencias como suporte na tese defendida no trabalho que é as brincadeiras e os jogos na educação infantil.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (35.2 Kb)   pdf (229.7 Kb)   docx (34.4 Kb)  
Continuar por mais 21 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com