TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto de Ensino

Por:   •  21/4/2019  •  Projeto de pesquisa  •  8.259 Palavras (34 Páginas)  •  180 Visualizações

Página 1 de 34

[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8][pic 9]

[pic 10][pic 11][pic 12]

NOME DO(S) AUTOR(ES) EM ORDEM ALFABÉTICA

NEIVA MÜLLER HÄRTER

[pic 13]

CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS: CONTRIBUIÇÃO NO PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DE PEQUENOS LEITORES

Projeto de Ensino apresentado à Universidade Norte do Paraná - UNOPAR, como requisito parcial para a obtenção do título de Pedagoga.

Orientador: Prof. Fabio Luiz

Tutor eletrônico: Marcia Muller

Tutor de sala: Lucinara Coelho de Melo Azevedo

198910153

HÄRTER, Neiva Müller. A contação de história como um caminho para a formação de pequenos leitores Gurupi/TO. 16 folhas. Projeto de Ensino (Graduação em Pedagogia) – Centro de Ciências Exatas e Tecnologia. Universidade Norte do Paraná, Cidade, Ano.

RESUMO

A contação de histórias é um dos meios mais antigos de interação humana, usada desde os primórdios da humanidade para, por meio deste tipo de linguagem, transmitir conhecimentos, estimular a imaginação e a fantasia, é empregada também para transmitir valores morais, além de disciplinar e desenvolver o interesse pela leitura. Por meio das histórias, as pessoas galgam a oportunidade de se tornar leitores assíduos e competentes linguisticamente, além de poder caminhar por uma estrada infinita de descobertas e compreensão do mundo. Partindo destas pressuposições, o presente projeto Contar histórias é um dos hábitos mais importantes e antigos da humanidade, tendo-se constituído um grande referencial do desenvolvimento humano, ajudando a despertar o prazer pela leitura. Assim este projeto intitulado A contação de história como um caminho para a formação de leitores, objetiva contribuírem com propostas que incentivem o gosto pela leitura através da contação de história. Essa proposta foi elaborada a partir de um estudo bibliográfico através de internet, livros, revistas, entre outros caminhos. Este trabalho parte de uma necessidade de tornar a leitura mais prazerosa e sem uma cobrança avaliativa em que deixa de lado o valor e o sentido que o aluno pode descobrir nas suas leituras. Para embasar esta proposta, foi necessário rever autores que corroboram com a temática. Os principais norteadores são: Paulo freire (1985); Cléo Busatto (2008) e Celso Sisto (2001) Freire ( 1985)

Palavras-chave: Contação de histórias, Formação de leitores, Aprendizagem.



SUMÁRIO

1        INTRODUÇÃO        5

2        REVISÃO BIBLIOGRÁFICA        7

3. PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO DO PROJETO DE ENSINO        19

3.1TEMA E LINHA DE PESQUISA        19

3.2 JUSTIFICATIVA        19

3.3 PROBLEMATIZAÇÃO        20

3.4 OBJETIVOS        20

3.5 CONTEÚDOS        20

3.6 PROCESSOS DE DESENVOLVIMENTO        21

3.7 TEMPO PARA A REALIZAÇÃO DO PROJETO        25

3.8 RECURSOS HUMANOS E MATERIAIS        25

3.9 AVALIAÇÃO        25

4 CONSIDERAÇÕES FINAIS        26

5 REFERÊNCIAS        27



  1. INTRODUÇÃO

Pensando na importância de desenvolver a leitura como uma prática que desperte a criatividade, autonomia e habilidades em diversas áreas do conhecimento, este projeto intitulado: Contação de histórias: contribuição no processo de construção de pequenos leitores, objetiva incentivarem a leitura através da contação de histórias, despertando assim o gosto pela leitura. Tal proposta partiu da inquietação de que a prática de leitura na escola, muitas vezes, tem unicamente o objetivo de avaliar a capacidade de codificação e decodificação do aluno. Assim, o aluno não desempenha a capacidade de ler e relacionar o texto ao seu contexto, nem desenvolver seu senso crítico. Baseando-se nessa problemática, questiona-se: Quais as práticas para incentivar a leitura na escola? Como se pode desenvolver o prazer pela leitura através dos conteúdos programados? O momento de leitura é usado como avaliação do aluno ou como forma de proporciona-lo novas descobertas e encontro com a sua subjetividade? Uma vez que se entende que muitos jovens hoje saem da educação básica sem entender os benefícios da leitura e por isso, não se tornam sujeitos leitores, este projeto justifica-se pela necessidade de fomentar pequenos  leitores  desde do jardim de infância  e é através da contação de histórias que se fará necessário , visando proporcionar encontros mágicos entre leitores e personagens, desenvolvendo assim a linguagem oral e a linguagem escrita no 4º ano do Ensino Fundamental I. A partir dos contos, das histórias e da motivação do professor, a criança tem a oportunidade de exercitar a imaginação, criando imagens a partir do contexto social na qual se encontra inserida. Sendo então o uso da literatura infantil e do processo de contação de histórias de fundamental importância para o desenvolvimento intelectual e emocional da criança.

Tal proposta partiu da inquietação de que a prática de leitura na escola, muitas vezes, tem unicamente o objetivo de avaliar a capacidade de codificação e decodificação do aluno. Assim, a criança não desempenha a capacidade de ler e relacionar o texto ao seu contexto, nem desenvolver seu senso crítico. Baseando-se nessa problemática, questiona-se: Quais as práticas para incentivar a leitura na escola? Como se pode desenvolver o prazer pela leitura através dos conteúdos programados? O momento de leitura é usado como avaliação do aluno ou como forma de proporciona-lo novas descobertas e encontro com a sua subjetividade?

...

Baixar como (para membros premium)  txt (54.2 Kb)   pdf (280.5 Kb)   docx (52.3 Kb)  
Continuar por mais 33 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com