TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto de Prática de Alfabetização e Letramento

Por:   •  26/5/2016  •  Projeto de pesquisa  •  1.736 Palavras (7 Páginas)  •  1.725 Visualizações

Página 1 de 7

CENTRO UNIVERSITÁRIO CLARETIANO

ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO.

PRÁTICA.

Nome: Silvia Pereira Selhorst

RA: 1141366

Turma: Licenciatura em Pedagogia.

Título do Projeto: “Reflexão sobre as tendências pedagógicas progressistas”.

Atividade de Prática.

Descrição do Projeto: Neste Projeto de Prática você precisará desenvolver uma atitude investigativa e reflexiva diante do corpo de teorias e práticas que compõe as Tendências Pedagógicas Progressistas. Por meio da construção de um referencial de análise das tendências pedagógicas progressistas para a compreensão e problematização dos fundamentos que sustentam a formação docente.

1º Etapa: Contextualização do trabalho.

Na 1ª etapa, você deverá fazer a leitura dos textos “A Alfabetização na Perspectiva Histórico-Cultural” e a “Psicogênese da Língua Escrita: contribuições, equívocos e consequências para a alfabetização”. Diante do exposto nestes dois artigos, escreva um texto apresentando as “Contribuições da Alfabetização na Perspectiva Histórico-Cultural” e “As contribuições da psicogênese da Língua Escrita para a alfabetização”.

2º Etapa: Discussão Teórica sobre a prática da alfabetização construtivista.

Alguns autores fazem críticas à alfabetização construtivista (DUARTE, 2000, 2001 E 2003; SAVIANI, 1986, 2004, 2005 e 2010; LIBÂNEO, 1986 e 1990). Estes autores ressaltam que para a escolha de um posicionamento pedagógico, o professor precisa conhecer com profundidade a ideologia a ser seguida para que se apoie em argumentos que sustentem seus posicionamentos. Assim, o professor precisa conhecer as concepções pedagógicas que sustentam sua prática alfabetizadora, para que possa argumentar sobre as suas escolhas a respeito de “como ele ensina” e “o que ele ensina”.

Sendo assim, você, como futuro professor, precisa fazer escolhas conscientes, e, para isso, precisa conhecer os prós e os contras apresentados na alfabetização construtivista, esta concepção surge com a pesquisa de Emília Ferreiro e Ana Teberosky, “Psicogênese da Língua Escrita”.

Diante disso, nesta 2ª etapa, você deverá construir um texto de no mínimo uma lauda (página) a respeito dos os equívocos e as consequências da má interpretação da “Psicogênese da Língua” para o trabalho de alfabetização em sala de aula.

Para realizar, esta etapa, precisará se aprofundar na leitura do texto de Onaide Shwartz Mendonça, intitulado “Psicogênese da Língua Escrita: contribuições, equívocos e consequências para a alfabetização” (indicado para esta semana de estudos).

3ª etapa: Reflexão e registro da percepção docente.

Nesta etapa, você deverá entrevistar dois professores alfabetizadores a respeito das percepções que estes têm da alfabetização construtivista no seu cotidiano docente. Para isso proponha as seguintes questões:

1) Qual concepção de aprendizagem que fundamenta sua prática alfabetizadora (tradicional, construtivista, etc.)?

2) Por que você utiliza tal concepção de aprendizagem para fundamentar sua prática?

3) O que você faz na sua prática pedagógica como alfabetizador (a)?

4) O que você acha da proposta construtivista de alfabetização?

5) Para você, quais são as características da proposta construtivista de alfabetização?

Para registrar as percepções dos professores sobre o assunto, escreva um relatório reflexivo, relatando os resultados de sua pesquisa com os dois professores entrevistados. Será necessário relacionar as anotações realizadas na 2ª etapa, além do seu ponto de vista e suas reflexões sobre o assunto.

Para concluir apresente as suas considerações evidenciando o que foi aprendido ao realizar esta atividade e projeto de prática.

Definição de Relatório Reflexivo: Relatório significa, segundo BUENO (2000), exposição escrita ou oral; exposição minuciosa de fatos de uma administração (situação), ou de uma sociedade. Reflexivo está relacionado ao ato de refletir, de analisar, de pensar maduramente, de mediar. Desta forma, podemos dizer que Relatório Reflexivo é o ato de expor através da escrita ou oralmente, uma situação que primeiramente observamos, depois analisamos, e por fim relatamos (momento onde nos cabe apresentar nosso ponto de vista sobre o ocorrido). No relatório as perguntas da entrevista não poderão aparecer. Elas apenas servirão para a reflexão que deverá ser feita durante a construção do relatório reflexivo.

1° Etapa: As contribuições da Alfabetização na Perspectiva Histórico-Cultural.

As considerações propostas por Vygotsky revelam que a mediação possibilita a constituição de processos mentais superiores. Uma atividade é mediada quando é socialmente significativa, e a fonte de mediação pode ser um instrumento que regula a ação do indivíduo sobre objetos externos; um sistema de símbolos, que medeia processos psicológicos de o próprio ser humano; ou a interação com outros seres humanos.

Vygotsky deu especial atenção ao estudo de signos como mediadores, entendidos como algo que representa ideias, situações ou objetos; o signo tem função de auxiliar a memória humana, utilizado para lembrar, registrar ou acumular informações. Durante o desenvolvimento cultural da criança, o signo e o instrumento, ambos caracterizados por sua função mediadora, se inter-relacionam conforme o homem interage com o mundo.

As inquietações de Vygotsky sobre o desenvolvimento da aprendizagem e a construção do conhecimento perpassavam pela produção da cultura, como resultado das relações humanas. Por conta disso, ele procurou entender o desenvolvimento intelectual a partir das relações histórico-sociais, ou seja, buscou demonstrar que o conhecimento é socialmente construído pelas e nas relações humanas.

Para Vygotsky, o homem possui natureza social, uma vez que nasce em um ambiente carregado de valores culturais: na ausência do outro, o homem não se faz homem.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.3 Kb)   pdf (92.5 Kb)   docx (14.2 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com