TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O PROJETO ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO

Por:   •  7/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.172 Palavras (5 Páginas)  •  329 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1]

 

UNIVERSIDADE ANHANGUERA- UNIDERP

PEDAGOGIA

6º SEMESTRE

NOME COMPLETO-Marisângela Neves de Barros Scuhltz - RA: 383977

NOME COMPLETO– Joici Padilha Santos -RA: 383976

NOME COMPLETO-Rafaela Natieli Cezar- RA: 358178

NOME COMPLETO-Fernanda Godoi-RA:385565

COMPETÊNCIA PROFISSIONAIS

PROFESSOR EAD:

TUTOR PRESENCIAL: EVERSON DIAS CAMARGO

Eldorado/M.S

2014

Sumário

INTRODUÇÃO

A proposta de se trabalhar com projetos é justamente a de proporcionar um ambiente favorável ao aprendizado. Na elaboração de uma temática onde os conceitos podem se encaixar, o professor deve planejar e organizar de acordo com o centro de interesse classe.
No desenvolvimento do projeto o professor pode trabalhar com diferentes tipos de conhecimentos entre se destacam em sua maneira de atuação os procedimentos e estratégias de resolução de problemas, os conceitos disciplinares e estratégias e os conceitos sobre aprender. É importante que se promova espaços para pesquisas, discussões em grupo, tudo aquilo que se tornar centro de interesse dos alunos, podendo aprofundar o estudo e o conhecimento a cada dia. Ao trabalhar com Projetos Escolares requer mudanças na concepção de ensino e aprendizagem e, conseqüentemente, na postura do professor, isso é fundamental para repensar as potencialidades de aprendizagem dos alunos e para a investigação de problemáticas que possam ser significativas. 

ETAPA – 1. 

PROJETO ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO 

Situação Problema na Escola Diante da situação que apresenta a escola pública Escola Estadual de japorã, foi detectado dificuldade de leitura e matemática dos alunos do 2°ano do ensino fundamental. Em diagnóstico coletados pelos professores, alguns alunos apresentaram dificuldades tanto no conteúdo de português como de matemática tendo como objetivo trabalhar com o planejamento lúdico, onde o aprendizado seja divertido para que as crianças realmente aprendam tanto o conceito, dentro do letramento e alfabetização como também no conteúdo de matemática, tendo o professor o papel para o desenvolvimento do conteúdo, sendo transmissor, intervindo o auxiliando o aluno. O trabalho multidisciplinar e lúdico, na aplicação de resolução problema, não é pertinente apenas ao professor, mas a toda equipe escolar, todos envolvidos no processo educativo, gestores e demais funcionários, como também deve conter proposta pedagógica, uma possibilidade de enfrentamento de situação problema e possíveis intervenções. Ensinar com o lúdico não e apenas o ato de  brincar,mas sim está no ato de ler, no apropriar se da alfabetização de forma simples proporcionando o descobrimento e entendimento do mundo.


A Importância do Elemento Lúdico 
O educador deve oferecer formas didáticas diferenciadas, como atividades lúdicas para que a criança sinta o desejo de pensar. Isto significa que ela pode não apresentar predisposição para gostar de uma disciplina e por isso não se interessa por ela. Daí, a necessidade de programar atividades lúdicas na escola. 
O lúdico é indispensável à saúde física, emocional e intelectual da criança. O lúdico tão importante para a saúde física e mental do ser humano é um espaço que merece atenção dos pais e educadores.
Todas as sociedades reconhecem o brincar como parte da infância, a ligação das atividades lúdicas com a aprendizagem proporciona o estabelecimento de relações cognitivas, simbólicas e produções culturais.
As tarefas lúdicas demandam um interesse intrínseco do indivíduo, pois este canaliza sua energia para cumprir com os objetivos propostos, produzindo um sentimento eufórico e de entusiasmo. O lúdico possui dois fatores motivacionais, o prazer e o ambiente espontâneo.

O Papel do Professor na Prática Pedagógica
O professor deverá favorecer o desenvolvimento da inteligência e aprendizagem, é necessário que os educadores compreendam os modos próprios das crianças se relacionarem, agirem, sentirem, pensarem e construírem seus conhecimentos.
No âmbito escolar, o professor para atingir seus objetivos, o letramento é uma dessas propostas, pois respeita a criança em seu contexto e lhe proporciona condições para construir sua interpretação de mundo. Compreender o trabalho pedagógico requer entender o movimento histórico em que se constituiu. 
Produzir conhecimento em nossas relações de trabalho no plano individual e coletivo, contudo, nem sempre se tem consciência desse fato. O sistema educativo sofre influência das transformações através dos tempos. 

A Importância da Gestão e Organização 
Uma gestão democrática não se constrói sem um planejamento participativo, que conte com o envolvimento da comunidade escolar nos processos de tomada de decisão, bem como na definição de metas e estratégias de ação. Assim, devem-se levar em conta os saberes docentes, a sua experiência, interá-los mesmo na gestão político-pedagógica da escola. 
O ponto central do trabalho pedagógico é o conteúdo escolar e a organização central para trabalhos em sala de aula, cada docente é responsável por um conteúdo ou disciplina.
É importante uma prática pedagógica dinâmica e provocadora, no sentido de instigar os alunos a aprender de maneira significativa e prazerosa. O educador exerce considerável função nesse processo, pois é quem vai direcioná-lo, sendo mediador e propondo atividades que estimulem o aluno em sala de aula.

O Uso de Jogos e Brinquedos na Construção da Aprendizagem
Partindo de concepções teóricas de que a criança tem sua curiosidade despertada por jogos e brincadeiras e por meio deles se relaciona com o meio físico e social, de modo a ampliar seus conhecimentos, desenvolver habilidades motoras, cognitivas e lingüísticas. A escola deve considerar o lúdico como parceiro e utilizá-lo amplamente para atuar no desenvolvimento dos alunos.
As crianças fazem das brincadeiras uma ponte para o imaginário, a partir disto, muito pode ser trabalhado. Contar, ouvir histórias, dramatizar, jogar com regra, desenhar, entre outras atividades constituem meios prazerosos de aprendizagem.
Por intermédio delas, as crianças expressam suas criações e emoções, refletem medos e alegrias, aperfeiçoam características importantes para a vida adulta.
A criança pode superar sua condição real, pois traz uma bagagem de conhecimentos adquiridos em experiências vividas no contexto familiar.
Por meio das atividades lúdicas, o indivíduo forma conceitos, seleciona ideias, estabelece relações lógicas, integra percepções e se socializa.
Os brinquedos e jogos são reconhecidos por educadores como fator importante na educação, uma vez que o brinquedo é fornecido para a criança como oportunidade de desenvolvimento. Pois brincando, a criança experimenta, descobre, inventa, aprende e aprimora habilidades.
Além de estimular a curiosidade, a autoconfiança e a autonomia, proporciona o desenvolvimento da linguagem, do pensamento, da concentração e atenção.

projeto

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9 Kb)   pdf (170.4 Kb)   docx (30.4 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com