TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Projeto de Alfabetização e Letramento

Por:   •  18/5/2019  •  Projeto de pesquisa  •  2.168 Palavras (9 Páginas)  •  1.398 Visualizações

Página 1 de 9

INTRODUÇÃO

  1.  Tema

O tema do trabalho a ser abordado por nós, neste momento, nasceu da discussão em sala de aula acerca das questões que envolvem o ensino de português para falantes de língua portuguesa e as contribuições da Linguística na consecução desta tarefa, em especial nas séries iniciais. Isto é, partimos da reflexão sobre “As linguagens da língua e o ensino de português para falantes de português”. Durante a leitura dos materiais apresentados pela docente em sala de aula, como obras de Travaglia e Egle, optamos por abordar o processo de letramento e alfabetização em alunos de 6 (seis) a 7 (sete) anos do ensino fundamental.

No projeto a seguir sobre “As concepções de letramento e alfabetização suas divergências e suas devidas praticas no ensino de criança entre 6 e 7 anos”, irá buscar entender a relação íntima da alfabetização e letramento, a sua importância no progresso intelectual de uma criança, os mecanismos de aprendizagem e as metodologias utilizadas.

 Oque é a alfabetização? Onde começa? E quando? Letramento e alfabetização são a mesma coisa? Questões como estas dentre outras trabalhadas e discutidas neste breve trabalho.

1.1. Recorte Temático/Delimitação do assunto

Diante da proposta em Sala, optamos por apresentar um projeto que traz uma proposta em torno de como se deve desenvolver o processo de ensino de letramento e alfabetização em crianças na faixa dos seis a sete anos de idade.

1.2. Título

O trabalho terá como título “As concepções de letramento e alfabetização suas divergências e suas devidas praticas no ensino de criança entre 6 e 7 anos”

  1.  Questão-Problema

      Quais as dificuldades na prática pedagógica em função da relação alfabetização e letramento?

  1. Objetivos

3.1. Objetivo Geral

        Analisar a prática e as divergências de letramento e alfabetização no ensino de crianças entre 6 (seis) a 7 (sete) anos.

3.2. Objetivos Específicos

Diferenciar a prática de letramento e alfabetização; apontar fatores que interferem no processo de ensino aprendizagem de alfabetizar letrando; descrever os métodos que são utilizados para alfabetizar e letrar; e abordar a forma como os professores lidam com os termos alfabetizar e letrar.                     

  1. Justificativa

       A necessidade deste trabalho justifica-se para demonstrar que alfabetizar letrando possibilita que o aluno introduza-se no contexto cultural da sociedade, como consta nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN). O ensino da linguagem deve abordar três aspectos fundamentais: leitura, interpretação e escrita. É através desses quesitos que o mesmo poderá ler, escrever em diferentes situações sociais e desenvolver a norma culta padrão. Sendo assim, tornando a caminhada escolar do aluno simples.

5. Metodologia
                Através da utilização material bibliográfico, como obras de Egle Pontes Franchi, e Luiz C. Travaglia, entre outros, buscamos apresentar a diferenciação de letramento e alfabetização, dois assuntos que é comumente confundido pelos discentes que acabam por ver uma palavra como sinônimo da outra.

No Brasil os conceitos de alfabetização e letramento se mesclam, e frequentemente se confundem. Letramento é uma palavra e conceito recente, introduzidos na linguagem da educação e das ciências linguísticas há pouco mais de duas décadas. Um indivíduo alfabetizado não quer dizer que seja letrado, diante disso Soares ressaltou que:

[...] um indivíduo alfabetizado não é necessariamente um indivíduo letrado; alfabetizado é aquele indivíduo que sabe ler e escrever; já o indivíduo letrado, o indivíduo que vive em estado de letramento, é não só aquele que sabe ler e escrever, mas aquele que usa socialmente a leitura e a escrita, pratica a leitura e a escrita, responde adequadamente às demandas sociais de leitura e de escrita (SOARES, 1998, p. 39-40).

No dizer de Soares o letramento é entendido como o desenvolvimento de habilidades, comportamentos e práticas de uso competente do sistema convencional da escrita na produção e compreensão de textos dentro de práticas sociais em que a leitura e a escrita estejam envolvidas. Sendo evidente que, ser alfabetizado não é condição para ser letrado. Pois, muitas vezes a forma como os conteúdos de Língua Portuguesa são trabalhados nas escolas não favorecem o desenvolvimento do letramento. Para tentar explicar o que é preciso fazer para alfabetizar letrando primeiro recorremos a distinção que Soares (2000) faz de alfabetização e letramento:

Alfabetização: ação de ensinar/aprender a ler e a escrever. Letramento: estado ou condição de quem não apenas sabe ler e escrever, mas cultiva e exerce as práticas sociais que usam a escrita. (SOARES, 2000, p. 47).

Entendido o letramento da forma como expusemos, percebe-se que, na verdade, o letramento envolve um conjunto grande de conhecimentos linguísticos ou gramaticais como se queira dizer, relacionados ao domínio da variedade escrita da língua, embora muitos deles sirvam também à competência de uso da variedade oral. Estes conhecimentos linguísticos terão que ser trabalhados com os alunos de forma explícita ou não, mas de modo a que eles sejam capazes de controlar seu uso por uma reflexão linguística para constituição e compreensão dos textos. Dessa forma o letramento vai exigir um trabalho com o conhecimento linguístico em conjunto com as atividades que o professor desenvolva para o aluno adquirir a variedade escrita da língua.

Para nós, embora o processo de alfabetização, tal como definido aqui, seja finito, parece que o processo de letramento nunca termina, já que envolve desenvolver a competência de uso dos mais diferentes recursos da língua e sua contribuição para a significação dos textos, bem como desenvolver a competência de uso dos mais diferentes gêneros de texto em situações específicas de interação comunicativa, o que representa as práticas sociais de uso da linguagem. (TRAVAGLIA, 2013, 11)

Letramento é informar-se através da leitura, é buscar notícias e lazer nos jornais, é interagir selecionando o que desperta interesse, divertindo-se com as histórias em quadrinhos, seguir receita de bolo, a lista de compras de casa, fazer comunicação através do recado, do bilhete, do telegrama. Letramento é descobrir a si mesmo pela leitura e pela escrita.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.9 Kb)   pdf (119.3 Kb)   docx (15.6 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com