TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto de ensino

Por:   •  17/9/2016  •  Projeto de pesquisa  •  6.733 Palavras (27 Páginas)  •  559 Visualizações

Página 1 de 27

[pic 1]

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

curso de licenciaTura  em pedagogia

MARIA DAS GRAÇAS SILVESTRE DA SILVA[pic 2]

[pic 3]

[pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

                                                                  Trabalho de Conclusão de Curso apresentado á Universidade Norte do Paraná - UNOPAR, como requisito parcial para a obtenção do título de Licenciatura em Pedagogia

Professor Orientador: Okçana Battini.

             

Campos dos Goytacazes-Rj

2016

RESUMO

O presente projeto de ensino tem o propósito destacar a importância de trabalhar os métodos de ensino lúdico  na educação infantil na escola o qual deve pautar seu trabalho na busca de compreensão e o desenvolvimento do ser humano voltado para o coletivo e suas relações com o meio social e a comunidade escolar. Proporcionando o desenvolvimento da personalidade do individuo e seu ajustamento pessoal e social. A escolha do tema surgiu com  intuito de revelar um olhar mais aprofundado sobre a importância das atividades lúdicas principalmente na educação infantil envolvendo referenciais teóricas sobre brincadeiras educativas e principalmente ressaltando a importância da contribuição afetiva cultural e organizacional da escola, da família, dos alunos, dos professores e de toda comunidade visando uma educação de qualidade levando em consideração o dia a dia dos alunos e a realidade da escola. O lúdico e um método que mais viabiliza o processo de ensino-aprendizagem, de forma significativa para o aluno. Além de valorizar as práticas pedagógicas em sala de aula e de contribuir na obtenção de conhecimento úteis a posteriores vivencias diárias dos alunos, também favorecendo o processo de ensino-aprendizagem.

Palavra-chave: Lúdico; Educação Infantil; Motivação.

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO        

2        Revisão Bibliográfica        

3        Processo de desenvolvimento do projeto de ensino.        

3.1        Tema e linha de pesquisa.        

3.2        Justificativa        

3.3        Problematização        

3.4        Objetivos        

3.5        Conteúdos        

3.6        Processos de desenvolvimento        

3.7        Tempo para realização do projeto        

3.8        Recursos humanos e materiais        

3.9        Avaliação        

Considerações Finais        

Referencias        

1 INTRODUÇÃO

O presente projeto de ensino tem como o propósito de analisar os métodos lúdicos na educação infantil.

 Mostrando que o  uso do lúdico é fato, e sem dúvida fundamental como recurso de ampliações e representação do conhecimento.

 A utilização do lúdico nas aulas evidencia-se como uma atividade que rompe como barreira disciplinares, torna permeável as suas fronteiras e caminha em direção a uma postura interdisciplinar para compreender e transformar a realidade em prol da melhoria da qualidade de vida pessoal, grupal e global.

A atual sociedade está voltada para o conhecimento e a escola é o espaço fomentador desse conhecimento, assim como das práticas lúdicas com o intuito de proporcionar a aprendizagem em suas mais diversas formas.

Justifica-se que falar sobre métodos de ensino lúdicos de ensino torna-se urgente quebrar paradigmas, ou seja, desarticular alguns conceitos fragmentados sobre ensino e aprendizagem. A forma positiva que a escola concebe o ato de aprender exige uma nova perspectiva de avanço que esteja vinculado ao lúdico para alcançar a plenitudes das experiências escolares, tornando o processo ensino-aprendizagem mais atraente, fácil e eficaz. Nessas perspectivas, deve-se fundamentar a educação com uma nova abordagem, propondo a unicidade do conhecimento e, levá-la á sala de aula de forma multidisciplinar, integrada á prática pedagógica. Assim o lúdico torna-se aliado importante, porque demanda novas formas de pensar, refletir criticamente, interpretar, enfim, representar o conhecimento.

O objetivo para a elaboração desse projeto foi, compreender o lúdico como aquisição de conhecimento na educação. Serão trabalhados conteúdos de português, matemática, ciências, historia artes.

Conteúdos desenvolvidos nesse trabalho ludicidade como um dos desafios no processo de ensinar; a relação do lúdico com o mundo das crianças; relação atual das brincadeiras com o mundo infantil; motivação: peça chave da educação; a relação do ludico com o ensinar.

O processo de desenvolvimento é desenvolvido através de uma abordagem teórica, fundamentada nos autores, Machado, Negrine,Oliveira, Ribeiro. Primeiramente, foi apresentado como seria o projeto e em seguida foi feita a  leitura do roteiro do projeto de ensino, para que fosse possível entendermos qual é a proposta de trabalho. Em seguida foi pesquisado o tema do projeto e  realizada a leitura. Depois de realizada a leitura e a pesquisa sobre o assunto, começamos a introdução do projeto, abordando o tema utilizando varias referencias como suporte.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (44.4 Kb)   pdf (252.1 Kb)   docx (40.5 Kb)  
Continuar por mais 26 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com