TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto de ensino

Por:   •  23/10/2016  •  Projeto de pesquisa  •  3.017 Palavras (13 Páginas)  •  419 Visualizações

Página 1 de 13

[pic 1][pic 2][pic 3]

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

PEDAGOGIA – 7º FLEX e 8º SEMESTRE

CECÍLIA MARIA NEVES FEITOSA SANTANA

SABER DOCÊNCIA NO ENSINO INFANTIL NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

[pic 4]

Santa Terezinha de Goiás

2016

CECÍLIA MARIA NEVES FEITOSA SANTANA

SABER DOCÊNCIA NO ENSINO INFANTIL NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Projeto de Ensino apresentado à Universidade Norte do Paraná - UNOPAR, como requisito parcial para a obtenção do título de Pedagoga.

Orientador: Prof. Viviane de Mello Pinheiro Mattei

Santa Terezinha de Goiás

2016

SANTANA, Cecília Maria. Do(s) autor (es). Título do trabalho: Docência no Ensino Infantil e nos anos iniciais do Ensino Fundamental. 2016. Número total de folhas 13. Projeto de Ensino (Graduação em Pedagogia) –. Universidade Norte do Paraná, Santa Terezinha de Goiás, 2016.

Resumo

O tema em enfoque versa sobre o saber: Docência (Educação Infantil ou nos anos inicias do Ensino Fundamental). O objetivo primordial desta pesquisa bibliográfica é analisar, registrar e levar aos leitores deste projeto, ideias claras, concretas e eficientes de como trabalhar a Docência nos anos iniciais do Ensino Fundamental. O projeto se justifica também, por, ter como foco apresentar e registrar caminhos ou roteiros para o seu desenvolvimento. Para efeitos positivos utilizam-se atividade coerentes com o conhecimento dos alunos e metodologias que direcionam com precisão e clareza o que ministrar e como aplica com clareza e conformidade com o conhecimento e a faixa etária dos alunos. Os recursos usados serão planejados, confeccionados de acordo com os objetivos propostos. Toda esta sistematização justifica-se para que se trabalhem bem e a altura do conhecimento de alunos dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Vê-se que, para desenvolver um projeto como este, faz necessário basear em teóricos renomados da educação infantil, como, Henri Wallon e Emilia Ferreiro. Para direcionar com coerência este projeto, alguns conceitos foram pesquisados, com a finalidade de nortear os mesmo materiais básicos, que são ferramentas voltadas à disseminação do conhecimento educacional e a formação integral da criança, faz necessário também, um acervo de livros infantis em sala de aula. Pontos chaves para direcionar o ensino/aprendizagem: Limites, firmeza ao dirigir os trabalhos, recreação e outros. Os Teóricos citados no bojo do projeto são de grandes dimensões  no campo educacional Infantil, suas referências bibliográficas relacionadas com a área em destaque, muito contribuem para orientação á profissionais da educação e graduandos e pós-graduação em educação, principalmente no campo da Pedagogia, ciência que prepara o graduando para o campo do ensino infantil.

Palavras chave: Docência; Educação Infantil; Projeto; Teóricos.          

SUMÁRIO

 1 Introdução....................................................................................................

2 Revisão Bibliográfica ...................................................................................

3 Processo de Desenvolvimento do Projeto de Ensino...................................

3.1 Tema e linha de pesquisa...........................................................................

3.2 Justificativa.................................................................................................

3.3 Problematização.........................................................................................

3.4 Objetivos....................................................................................................

3.5 Conteúdos.................................................................................................

3.6 Processo de desenvolvimento...................................................................

3.7 Tempo para a realização do projeto..........................................................

3.8 Recursos humanos e materiais.................................................................. 3.9 Avaliação....................................................................................................

4 Considerações Finais...................................................................................

5 Referências..................................................................................................

1 INTRODUÇÃO

        Uma Educação Infantil bem direcionada é capaz de formar grandes homens letrados e com grandes possibilidades futuras no seu dia a dia e na área profissional, pois, a aprendizagem é gradativa, a base é a área Infantil.

        Este Projeto de Ensino tem como tema: Docência na Educação Infantil ou nos anos iniciais do Ensino Fundamental, fase básica e fundamental na formação integral da criança.

        Vê-se que este projeto trás formações necessárias ao campo da docência e a pesquisa bibliográfica, foi desenvolvida com maior ênfase por ser voltada à criança e a Docência no Ensino Fundamental (com a finalidade de formar seres humanos) e para isto tem que ter: conhecimentos, responsabilidades, pesquisas e leituras. Faz-se necessário traçar objetivos e metodologias, ambos com muita clareza, para que não haja falhas no projeto e surja resultados positivos (nos campos da aprendizagem, formação de personalidade, de comportamento, de interação social enfim, criança molda-se conforme a orientação, por isto ter conhecimento é indispensável.

        Para o projeto ter eficácia for planejado um roteiro do projeto ora citado, escolhido o tema, o porque da escolha! Os estudos anteriores me fizeram “sentir” uma docente no Ensino Infantil, aprendi muito, somei muita bagagem e resolvi fazer uma pesquisa bibliográfica relacionada ao assunto em pauta, por isto escolhi o assunto, me foi importante também, ler sobre grandes educadores como Henri Wallon, Emília Ferreiro, grandes enfoques tem para ser lidos, todos escolhidos por mim estão voltados para a Educação Infantil e para o campo da Docência nos anos iniciais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.7 Kb)   pdf (152.1 Kb)   docx (27.3 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com