TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto de ensino

Por:   •  26/3/2017  •  Trabalho acadêmico  •  3.605 Palavras (15 Páginas)  •  227 Visualizações

Página 1 de 15

[pic 1]

[pic 2]

ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO I: EDUCAÇÃO INFANTIL

CURSO DE PEDAGOGIA

SEMESTRES 5º e 6º

LUCILENE PÉPES SALES

ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO I: EDUCAÇÃO INFANTIL

Produção Textual Interdisciplinar Individual

[pic 3]

Castanhal

2015

LUCILENE PÉPES SALES

ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO I: EDUCAÇÃO INFANTIL

Produção Textual Interdisciplinar Individual

        

Trabalho de produção textual individual apresentado à Universidade Norte do Paraná, como requeisito parcial para a obtenção de média na disciplina Produção textual estágio curricular obrigatório i: educação infantil

Orientador:, Marlizete Bonafini Steinie; Sandra Regina dos Reis; Vilze Vidotte Costa; Lucy Mara Conceição; Cyntia Simioni França e Vilze Vidotte Costa.

Castanhal

2015

INTRODUÇÃO

O presente relatório tem por finalidade fazer alusão aos assuntos vistos no decorrer do estágio supervisionado realizado na Educação Infantil, realizado durante o curso de licenciatura em Pedagogia. Os objetivos do referido estágio era observar/vivenciar as práticas educativas que permeiam o campo da Educação Infantil, bem como verificar os desafios do educador nessa fase de ensino, fazendo um registro reflexivo acerca da prática desenvolvida em sala de aula.

        Partindo do princípio de que educação se faz de práticas, de ações pedagógicas, da mediação entre conhecimentos teóricos e práticos, este relatório de estágio na Educação Infantil, justifica-se por seu papel norteador no campo do saber-fazer pedagógico atrelado aos primeiros contatos dos discentes de graduação com a regência na Educação Infantil.

        Nesse sentido, este trabalho visa fazer menção aos conteúdos trabalhados em sala de aula, as estratégias pedagógicas e/ou ações pedagógicas utilizadas pelo professor (a)/regente, as atividades, os recursos multifuncionais (multimídias, data-show, músicas, etc.) os materiais didáticos (livros, cadernos pedagógicos) dentre outros meios de práticos para se trabalhar a Educação Infantil. Enfim, trazer uma visão geral do funcionamento da instituição escolar observada.

2. ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO I: ORGANIZAÇÃO E CONTRIBUIÇÃO

O estágio foi realizado na instituição de ensino Escola Municipal de Ensino Fundamental Maria de Nazaré Gomes Torres, situada no endereço TV. Rondônia - Imperador, Castanhal - PA, 68744-470, no município de Castanhal – Pará.  

2.1 A IMPORTÂNCIA DO ESTÁGIO PARA A FORMAÇÃO PROFISSIONAL

Em linhas gerais, o estágio supervisionado tem como foco primordial proporcionar aos alunos em formação a experiência inicial ao campo da prática pedagógica escolar. Para Bianchi et al. (2005) o Estágio Supervisionado é uma experiência necessária para que o aluno possa mostrar sua criatividade, independência e caráter.

E é nessa experiência que lhe proporcionado à oportunidade de perceber se a sua escolha profissional corresponde com sua aptidão técnica. Esta atividade é geralmente oferecida nos cursos de Licenciatura a partir da segunda metade dos mesmos, quando o graduando já se encontra em discussões acadêmicas voltadas para a formação docente.

Dentro da LDB – Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional nº 9394/96, o Estágio Supervisionado é uma exigência nos cursos de formação de docentes. É uma atividade obrigatória que deve ser realizada pelos alunos de cursos de Licenciatura e deve cumprir uma carga horária pré-estabelecida pela instituição de Ensino (OLIVEIRA; CUNHA, 2006).

Ao observar o discente entra em contato com as práticas pedagógicas que norteiam o trabalho do profissional, conhecendo mais a fundo o papel teórico-prático das metodologias empregadas.

Desse modo, o estagiário sai do campo de experimental com uma vasta experiência que poderá contribuir na sua formação e decisão quanto ao futuro profissional, isto é, abre os horizontes quanto à escolha certa de atuação.

3. CAMPO DE OBSERVAÇÃO E INTERVENÇÃO

3.1 CARACTERIZAÇÃO DO CAMPO DE ESTÁGIO – FUNDAMENTADO NO P. P. P. OU OUTRO DOCUMENTO DA INSTITUIÇÃO.

A Escola Municipal de Ensino Fundamental “Maria de Nazaré Gomes Torres”, localizada na travessa Rondônia s/n, Bairro Imperador, Castanhal – Pará. É uma instituição de Ensino da rede Pública Municipal que está vinculada administrativa e pedagogicamente à coordenadoria de ensino integrado a Secretaria Municipal de Educação e Desporto.

A Escola está atendendo ao Ensino Fundamental de 1 ao 5 ano e autorizada a funcionar na Educação de Jovens e Adultos de 1ª à 4ª etapa (038). A comunidade escolar é composta pela equipe administrativa e pedagógica, pais, alunos, professores, conselho escolar e funcionários. Funciona de segunda a sexta nos três turnos (matutino, vespertino e noturno), no período da manhã das 07h: 30 às 12h: 00, no período da tarde das 13h: 30 às 18h: 00 e no período da noite das 19h: 00 às 22h: 00. Os dias letivos são de segunda a sexta, anual são em média 200 dias letivos. A escola comporta as seguintes séries: Educação Infantil, Pré-escola, Ensino Fundamental menor e maior, Educação de Jovens e Adultos – Supletivo.

A escola dispõe de 01 diretora e 02 vices; 3 coordenadoras (01 para cada turno) número total de docentes são: 53; número de apoio: 24; 09 salas do fundamental; 3 salas do infantil; 01 lied; 01 sala de leitura; 05 salas para as segunda, terceira e quarta etapas; 01 copa com depósito de merenda; 01 almoxarifado para materiais didáticos; 01 sala multifuncional; banheiros femininos e masculinos e 01 para alunos especiais; 01 ginásio; um bicicletário; uma horta;

Além dos alunos, a escola busca trabalhar em conjunto com a comunidade, atuando de forma a assegurar a participação ativa dos pais e responsáveis dos alunos.

A proposta da instituição é mostrar a importância de todos os segmentos da escola (gestores, professores, alunos, funcionários, pais...) que ao caminharem juntos, procurando resolver os problemas que aparecem e criando novas alternativas para a melhoria da educação oferecida à comunidade, o trabalho pode fluir de forma eficaz.

Quanto à função social da instituição, a mesma busca trabalhar coletivamente, apesar de ser muito mais vantajoso para a escola como um todo, não é uma tarefa sempre fácil. Mas, é pela ação coletiva que a escola se fortalece, revelando sua capacidade de se organizar e produzir um trabalho pedagógico condizente às demandas da sociedade. A escola visa ainda priorizar as demandas dos alunos mais carentes, busca contatar os pais dos alunos para mantê-los informados das necessidades dos seus filhos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (25.3 Kb)   pdf (196.9 Kb)   docx (34.4 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com