TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto de ensino

Por:   •  16/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  8.702 Palavras (35 Páginas)  •  290 Visualizações

Página 1 de 35

PROJETO DE ENSINO

I – IDENTIFICAÇÃO:

        

a) Título do projeto: 

Oficina de Apoio de Matemática aos Alunos Iniciantes do Curso Superior de Gestão Ambiental”

b) Identificação da equipe de trabalho, com a função e a carga horária prevista: 

Professora Estagiária: Tagiana Agertt Silva

Orientador: Rafael Camargo Ferraz

Supervisora:  Marcia Regina Hoppen Porsch

Coorientadora: Maria de Fátima Busanello Ferreira

- Carga Horária:

Data

Horário

N° de aulas (períodos)

12/11/14

Das 9h às 10h30min

2

12/11/14

Das 17h às 18h30min

2

13/11/14

Das 9h às 10h30min

2

14/11/14

Das 9h às 10h30min

2

14/11/14

Das 17h às 18h30min

2

17/11/14

Das 9h às 10h30min

2

17/11/14

Das 17h às 18h30min

2

18/11/14

Das 9h às 10h30min

2

Total de horas:

16h

c) Especificação do(s) Departamento(s) e Unidade(s) envolvidos:

O presente projeto será oferecido a UERGS – Universidade Estadual do Rio Grande do Sul, ofertado pela estagiária acima mencionada, cursando Matemática na Universidade Federal de Pelotas.  

d) Período de execução: de 12 de novembro de 2014 a 18 de novembro de 2014.

II – ESTRUTURA:

a) Considerações iniciais

Este projeto de ensino é um trabalho realizado por uma acadêmica de Matemática, sendo um dos requisitos para a graduação. O presente projeto vem com a ideia de dar suporte aos alunos iniciantes do Curso Superior de Gestão Ambiental da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul – UERGS – que apresentam dificuldades, na disciplina de Estatística e Probabilidade, desde o início de sua aplicabilidade. A origem deste projeto é dar a oportunidade aos alunos de um apoio pedagógico, uma explicação e um auxílio nos conceitos mais dificultosos e que há uma grande necessidade de ajuda para que haja um bom desempenho nas avaliações e trabalhos, assim como no semestre em geral.

b) Justificativa circunstanciada

O presente projeto tem o intuito de esclarecer, sanar e auxiliar o acadêmico nos conceitos de maior dificuldade e insuficiência à sua aprendizagem. Este auxílio visa orientar individualmente aqueles alunos que possuem defasagens desde conceitos básicos, vindos do Ensino Médio, até os conceitos de Estatística e Probabilidade trabalhados no corrente semestre. GRAVINA (1996, p. 47), diz: “Os alunos chegam à universidade sem terem atingido os níveis mentais da dedução e do rigor, raciocínio dedutivo, métodos e generalizações – processos característicos e fundamentais.” 

A oficina de apoio foi elaborada com o propósito de dar suporte aos acadêmicos que possuem desigualdade de raciocínio em um auxílio extraclasse, a fazer com que os alunos necessitados esclareçam suas dúvidas e sanem suas dificuldades, pois sabe-se que o tempo de aula normal, para aqueles alunos com dificuldade, é relativamente curto e que o professor não pode dar a atenção merecida e necessária individualmente

“A significância da aprendizagem não é uma questão de tudo ou nada e sim de grau; em consequência, em vez de propormo-nos que os alunos realizem aprendizagens significativas, talvez fosse mais adequado tentar que as aprendizagens que executam sejam, a cada momento da escolaridade, o mais significativa possível.” (Coll, 1995, p. 149)

        A oficina em questão instigará os alunos com exercícios de reflexão, para que os mesmos construam os conceitos abordados e possam utilizar deles não somente no momento presente, mas em avaliações futuras, trabalhos, aulas e no dia a dia.        

É necessário que o professor de matemática organize um trabalho estruturado através de atividades que propiciem o desenvolvimento de exploração informal e investigação reflexiva e que não privem os alunos nas suas iniciativas e controle da situação. O professor deve projetar desafios que estimulem o questionamento, a colocação de problemas e a busca de solução.” (Richards, 1991, p. 152)

c) Objetivo geral

Reforçar os conceitos já apresentada anteriormente, dando suporte aos alunos que possuem defasagens e um entendimento menos favorecido, auxiliando-os no desenvolvimento dos conteúdos que estão sendo estudados no decorrer do curso.

d) Objetivos específicos 

Desenvolver o raciocínio dos participantes a tal modo que terão suas dúvidas sanadas nos conceitos que englobam os conteúdos de Probabilidade e Estatística, tais como: conceitos básicos de estatística, distribuição de frequências, medidas de posições, medidas de dispersão e conceitos básicos de probabilidade

e) Metodologia

As aulas de apoio aos alunos graduandos de Gestão Ambiental, sanarão as dúvidas advindas as aulas regulares, em relação a conceitos, conteúdos e exercícios, pré-estabelecidos pela professora titular. As aulas serão ministradas na sala de informática e sala de aula normal. Pretende-se transmitir de forma clara e de fácil compreensão, através de retomadas dos conteúdos, explicações em atendimento individual aos alunos.

f) Cronograma de execução

Plano de Aula nº 01

1) IDENTIFICAÇÃO

Escola: UNIVERSIDADE ESTADUAL DO RIO GRANDE DO SUL

...

Baixar como (para membros premium)  txt (54.3 Kb)   pdf (628.6 Kb)   docx (286.3 Kb)  
Continuar por mais 34 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com