TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto de ensino

Por:   •  3/5/2015  •  Projeto de pesquisa  •  1.290 Palavras (6 Páginas)  •  235 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 1][pic 2]

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

curso superior de tecnologia em  gestão ambiental

        

ALAN BATISTA GADELHA

A OCUPAÇÃO DE ENCOSTAS DO IGARAPE ENCRENCA E A POLUIÇÃO POR RESIDUOS SOLIDOS

[pic 3]

Brasileia-Ac

2012

ALAN BATISTA GADELHA

A OCUPAÇÃO DE ENCOSTAS DO IGARAPE ENCRENCA E A POLUIÇÃO POR RESIDUOS SOLIDOS

Trabalho apresentado ao Curso (Curso Superior de Tecnologia em Gestão Ambiental) da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina DE Recursos Hídricos, Resíduos Sólidos, Elaboração e Análise de Projetos de Conservação e Proteção Ambiental, Estatística].

                                                             Orientador: Prof. Rosimeire Midori

                                                                          Thiago Augusto, Eliane, Luciana Rodrigues      

                                                                 

                                           

Brasiléia-Ac

2012

INTRODUÇÃO

A vida não existe sem água. Todo ser vivo necessita de água para sobreviver, hoje sendo principal produto para existencia dos seres vivo, por isso temos grande preocupação com o igarapé Encrenca pois ele é responssave pela destribuição de água do municipio de Epitaciolândia.

Tendo em vista atividades antrópicas, agricultura, pecuária e pastagens avançam sobre toda a bacia e áreas de preservação permanente além da ocupação desordenada das encostas do Igarapé.

Este trabalho foi realizado com o objetivo de mostrar impactos reais e potenciais causados ao Igarapé Encrenca, pela poluição e ocupação desordenada que vem acontecendo no município que afeta a população em geral.

DESENVOLVIMENTO

O município de Epitaciolândia esta localizado na unidade federativa do Acre (Região Norte), a mais ou menos 220 km da capital (Rio Branco), limita ao norte com o município de Xapuri, ao sul e leste com a Bolívia e ao oeste com o município de Brasiléia, possui uma população total de aproximadamente 15.100 habitantes, sendo que 67.1% residem na zona urbana e apenas 32,9% na zona rural, o município possui uma área total de 1.659,131 km², com uma densidade demográfica de 8.1 hab./km².

A atividade econômica do municipio gira em torno do comércio, tanto para os brasileiros residentes, quanto para os bolivianos e os residentes em Brasiléia e da Pecuária. Possui vários hotéis e serve como ponto de apoio para os brasileiros vindos de Rio Branco e outros munipios e Estados, que pretendem fazer compras na zona franca de Cobija.

Devido às ações inadequadas do homem sobre o meio ambiente, as matas ciliares estão desaparecendo nas áreas rurais e urbanas, comprometendo os usos múltiplos da água e promovendo modificações na sociedade. Associado ao desmatamento e expansão da pecuária, verifica-se o êxodo rural, a redução da agricultura familiar, a proliferação de bairros em áreas de risco, entre outras conseqüências relacionadas ao uso indiscriminados dos recursos naturais.

Podemos citar alguns impactos no municipio de Epitaciolandia, exatamente nas encostas do Igarape Encrenca que são:

  • crescimento excessivo das periferias urbanas, os quais contribuem com o agravamento dos problemas de insalubridade e bem estar social
  •  deficiências no abastecimento da água,
  • Falta rede de esgotos, pois o Municipio so possui basicamente 25% dessa rede.
  • A coleta de lixo, que não atende toda a cidade
  • Deficiência de sistema de distribuição de águas para abastecimento,
  • Poluição Hidrica por resíduos domésticos e industriais e fecais,
  • desmatamento,
  • atividades agropastoris desordenadas,
  • perda da capacidade produtiva do solo,
  • As atividades antrópicas (agricultura, pecuária e pastagens) que avançam sobre toda a bacia e, muitas vezes, sobre as áreas de preservação permanente (APPs),.

O crescimento da cidade, após a sua separação do município de Brasiléia, foi desordenado, ocupando áreas de risco, principalmente às margens dos corpos de água. Nas Fotos 1 e 2, verifica-se a inserção da área urbana às margens do Igarapé Encrenca, bem como a fragilidade das casas nas áreas de risco.[pic 4]

 

Crescimento desordenado as margens do Igarape Increnca, com construção de moradia em áreas de Risco.[pic 5]

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.6 Kb)   pdf (432.4 Kb)   docx (322 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com