TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Psicologia da Educação e Teorias da Aprendizagem

Por:   •  28/4/2017  •  Trabalho acadêmico  •  2.017 Palavras (9 Páginas)  •  638 Visualizações

Página 1 de 9

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP[pic 1]

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

UNIDADE NAVIRAÍ

CURSO DE PEDAGOGIA

DESAFIO PROFISSIONAL

Disciplinas norteadoras: Psicologia da Educação e Teorias da Aprendizagem; Redes Sociais e Comunicação; Língua Brasileira de Sinais, Responsabilidade Social e Meio Ambiente e Didática.

ANA CARLA PEREIRA – RA: 2902178112

DANIELLI FIGUEIREDO DIAS – RA: 2750279606

LILIAN MARY CANGUSSÚ – RA: 2750273987

NATALIA CRISTINA TAKIGAME – RA: 2910311424

ZECILTO PEREIRA DE SOUZA – RA: 2908307097

“DESAFIO PROFISSIONAL: UM PROJETO DE INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA – A INSERÇÃO DO ALUNO COM SURDEZ”

Tutora: ELISANGELA RIBEIRO / MIRCE SANTELLI

NAVIRAÍ-MS

2016

SUMÁRIO

1 RESUMO        03

2 JUSTIFICATIVA        03

3 RESENHA CRITICA

O tradutor e intérprete de língua brasileira de sinais e língua portuguesa        04

4 PROPOSTA DE MUDANÇA – Behaviorismo        05

5 ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO PARA SURDOS EM ESCOLA COMUM AEE         06

5.1 PROPOSTA DE INTERVENÇÃO.............................................................................06

CONCLUSÃO        08

REFERENCIAS         09


1 RESUMO

O presente trabalho UM PROJETO DE INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA – A INSERÇÃO DO ALUNO COM SURDEZ é um projeto escolar que busca a atividade curricular de ensino-aprendizagem, que visa a ambientalização dos alunos para refletir acerca das estratégias a serem utilizadas, quando houver necessidade, nas intervenções pedagógicas de ensino. Ainda mais quando se trata de algum aluno que possui qualquer dificuldade.

 Tem por finalidade analisar a interação do João, aluno surdo, que ingressará na turma do 5º ano do Ensino Fundamental, procurando desenvolver suas potencialidades sociais e promover com segurança a comunicação que possibilite um maior interesse ao ambiente escolar, melhorando seu desenvolvimento cognitivo e diminuindo os indicies de problemas relacionados ao comportamento do aluno como indisciplina, dificuldades de concentração, e atraso na aquisição da leitura e escrita decorrente a prática de ensino da Língua Portuguesa.    

2 JUSTIFICATIVA

O Desafio Profissional: UM PROJETO DE INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA – A INSERÇÃO DO ALUNO COM SURDEZ é uma proposta de tarefa a ser desenvolvida entre a equipe de professores do ensino fundamental juntamente com a coordenação pedagógica,  a equipe procurará discutir as principais necessidades em relação aos problemas de comportamento e dificuldade de aprendizagem do aluno surdo, e as adequações didáticas e pedagógicas para melhor incluir o aluno, principalmente na disciplina de língua portuguesa.

Justifica-se o presente trabalho por se tratar de uma educação inclusiva, que atualmente, está na fase de construção, e ainda são poucas as ações que efetivamente tratam a questão, sendo assim, um maior aprofundamento dos educadores e governantes sobre a realidade da inclusão escolar.

3 RESENHA CRITICA – O tradutor e intérprete de língua brasileira de sinais e língua portuguesa.

O texto “O tradutor e intérprete de língua brasileira de sinais e língua portuguesa", faz parte do Programa Nacional de Apoio à Educação dos Surdos. Um de seus objetivos é a importância de apoiar e incentivar o desenvolvimento profissional de professores interpretes

É de suma importância da dedicação, do estudo e do contato do candidato a interprete ou pessoas interessadas em aprender a língua de sinais. Pode afirmar que existe uma gramática própria, portanto a LIBRAS não são sinais que devem ser colocados na frase com a estrutura gramatical da língua portuguesa. Trata-se de uma língua viva, que está em constante crescimento tendo seu léxico (vocabulário) aumentado por intermédio da criação de novos sinais realizados pela própria comunidade surda. A exemplo disso é o sinal criado para cada pessoa que se insere neste “mundo”. O fato de termos que explicar certas palavras que não existem sinais correspondentes em LIBRAS não significa que ela é inferior ou tem mais limitações que as línguas faladas - apenas são modalidades diferentes, onde qualquer assunto poderá ser debatido, falado, etc... Às vezes com um sinal pode comunicar uma frase que na língua portuguesa corresponderia a cinco ou seis palavras, e o contrário também acontece, uma palavra na língua portuguesa tem que ser explicada com bem mais sinais. Portanto são línguas diferentes, não inferiores.

A realidade brasileira da escola pública e particular que têm surdos matriculados em diferentes níveis de escolarização. Com isso é impossível atender às exigências legais determinadas nos processos de inclusão, ou seja, no acesso e permanência do aluno na escola. Considerando suas dificuldades especificas sem a presença do interprete. Os autores entendem que o interprete é especialista para atuar na área educacional e necessita ter um perfil de intermediador, tendo em vista que este se relacionará com professores e alunos, bem como, entre os colegas surdos e os colegas ouvintes.

Por fim, constatou-se que o domínio das línguas não garante a qualidade da interpretação, pois os interpretes são fluentes nas duas línguas. É necessário ainda mais Pensar no intérprete de língua de sinais na sala de aula para intermediar a relação professor-aluno em que se deve dar o processo de ensino-aprendizagem é uma responsabilidade enorme e exige qualificação específica na área da interpretação e nas áreas de conhecimento envolvidas.

4 PROPOSTA DE MUDANÇA – Behaviorismo

        Na psicologia da aprendizagem com a teoria do Skinner o condicionamento operante (Skinner), ou seja, os comportamentos são aprendidos em função não só dos estímulos antecedentes, e tem por objeto de estudos observável, mensurável. Os experimentos dessa ciência poderiam ser reproduzidos em laboratório, em diferentes condições e em diferentes sujeitos. Essa perspectiva levou ao rompimento da Psicologia com a Filosofia, já que antes da Psicologia adquirir o status de ciência, no sentido positivista do termo, tinha por objeto o estudo da alma, e, assim sendo, enquadrava-se dentro dos estudos filosóficos. Watson defendeu a concepção funcionalista, isto é, “o comportamento deveria ser estudado como função de certas variáveis do meio” (TEIXEIRA, 2007, p.44).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.3 Kb)   pdf (139.9 Kb)   docx (19.7 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com