TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

QUANDO A ESCOLA PROMOVE A PARTICIPAÇÃO DA COMUNIDADE?

Por:   •  11/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.181 Palavras (9 Páginas)  •  235 Visualizações

Página 1 de 9

SUMÁRIO

1 INTRODÇÃO..................................................................................................04

2 DESENVOLVIMENTO....................................................................................05

3 A IMPORTÂNCIA DA FAMÍLIA NA ESCOLA...............................................07

4 A IMPORTÂNCIA DA SOCIEDADE NA ESCOLA........................................08

5 QUANDO A ESCOLA PROMOVE A PARTICIPAÇÃO DA COMUNIDADE?................................................................................................09

6 CONCLUSÃO.................................................................................................11

7 REFERÊNCIAS..............................................................................................12

1 INTRODUÇÃO

A família, bem como a comunidade em geral é essencial para o desenvolvimento do caráter do indivíduo, independente de sua formação. É no meio familiar que o indivíduo tem seus primeiros contatos com o mundo lá fora, com a linguagem, com a aprendizagem e aprende os primeiros valores e hábitos.

A presente pesquisa apresentará algumas reflexões acerca da importância da participação da família na escola para o sucesso do processo educativo da criança. A tão sonhada participação dos pais e da comunidade na escola deve ser parte integrante do planejamento educacional.

Diante da realidade da qual nos deparamos a escola, enquanto instrumento da educação, enfrenta grandes desafios, quanto às ações que promove. A família é espaço sociocultural cotidiano e histórico no processo de socialização.

Conforme Tiba (1996), a escola necessita saber que é uma instituição que complementa a família, e que ambos precisam ser lugares agradável e afetivo para os alunos/filhos. Os pais e a escola devem ter princípios muito próximos para o benefício do filho/aluno.

O principal objetivo dessa pesquisa é mostrar que escola, família e comunidade precisam unir forças para a formação de cidadãos críticos e capazes de resolver suas batalhas diárias.

A justificativa do tema se dá pela observação e comentários de amigos sobre a diferença de aprendizado e comportamento entre crianças que tem uma família presente em sua vida escolar e crianças que tem familiares totalmente alheios à sua vida escolar.

Acredita-se que quanto mais a comunidade participa, mas eficaz é o trabalho da escola. Para a obtenção de dados foi realizada uma pesquisa bibliográfica, que buscou informações em livros e sites da internet, vários teóricos foram pesquisados, como Vygotsky, Tiba, Chalita entre outros.

2 DESENVOLVIMENTO

Vivemos um momento no qual o espaço escolar não pode mais restringir-se somente ao trabalho de sala de aula. Pois as crianças desde muito novinhas estão expostas a uma infinidade de estímulos sonoros, e convivem com as chamadas “novas tecnologias” (computador, internet, games, celulares) que exigem de toda a comunidade escolar outra postura.

A participação de pais e membros da comunidade nas decisões da escola fortalece a sintonia e permite troca de informações relevantes entre escola e família, além de contribuir para elevar o engajamento da comunidade na manutenção da unidade escolar.

A família e a comunidade lançam visão e cobranças à escola. Mas a escola não é a exclusiva instância de formação de cidadania. Aperfeiçoar cidadãos supõe instituições onde se possa resgatar a subjetividade inter-relacionada com a grandeza social do ser humano, em que a produção e diálogo do conhecimento ocorram através de práticas participativas (sociedade, escola, família) e criadoras, inovadoras.

A sociedade colabora e muito na constituição do sujeito em formação. Esta aliada aos outros dois fatores citados anteriormente – escola e família – podem formar, ou não, base para construção da cidadania. Sendo assim, elas podem incluir, mas também excluir seus participantes do processo de desenvolvimento integral.

Segundo Alencar (1993) a produção do fracasso escolar advém de comprometimentos na estrutura da família e da escola e do próprio sistema político e econômico de nossa sociedade. Fracassando-se a educação, podemos interpretar que se dificulta, pra dizer que se fracassa também, o processo de construção da cidadania. Os valores do mundo social (sociedade, família, escola) onde a criança está inserida auxiliam na definição desse mundo e servem de modelos para suas atitudes e comportamentos. Forma-se sua personalidade, seu desenvolvimento pessoal e intelectual, consequentemente reflete no perfil de cidadão que virá a ser.

Segundo Souza e José Filho (2008), o ambiente familiar é o ponto primário da relação direta com seus membros, onde a criança cresce, atuam, desenvolve e expõe seus sentimentos, experimentam as primeiras recompensas e punições, a primeira imagem de si mesma e seus primeiros modelos de comportamentos – que vão se inscrevendo no interior dela e configurando seu mundo interior. Isto contribui para a formação de uma “base de personalidade”, além de funcionar como fator determinante no desenvolvimento da consciência, sujeita a influências subsequentes.

A família é uma sociedade natural formada por sujeitos unidos por laços consanguíneos ou por afinidade. No ambiente familiar deve existir harmonia, amor, respeito, afeto, proteção e apoio necessário para a resolução dos futuros problemas.

A constante integração entre a família, a escola, a sociedade e o ser em formação, constitui como elemento fundamental e indispensável. Sendo a convivência do ser humano em sociedade e família, torna-se essencial a participação dessas esferas no processo constituidor da cidadania.

Algumas vezes as escolas esquecem que os pais e os alunos são sujeitos do processo educativo e que certamente, tem muitas sugestões para a melhoria dos processos vivenciados na escola. Incluir a sociedade e escola é tarefa complicada, pois atrai sensibilidade e valores diferenciados. Compete às equipes gestoras analisar e colocar em práticas estratégicas as pessoas a se envolver e participar na vida do educando/ filho na escola. Família e escola têm uma importância em comum: preparam para a sociedade seus futuros cidadãos. Esse fato tece laços profundos entre

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.4 Kb)   pdf (65.2 Kb)   docx (19.4 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com