TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Qual é o sentido da escola

Por:   •  27/11/2018  •  Resenha  •  1.240 Palavras (5 Páginas)  •  242 Visualizações

Página 1 de 5

U.E.G – Universidade Estadual de Goiás

Câmpus: São Miguel do Araguaia

Curso: Licenciatura em Pedagogia

Disciplina: Bases Epistemológicas da Educação

Docente: Deurivaldo Rodrigues Marinho

Discentes: Karla Serena Rodrigues Abreu, Micaele Souza Santos

Período: 3° Período

Data: 24 de Abril de 2018

COELHO,Ideu Moreira.Qual o sentido da escola. In_________ escritos sobre o sentido da escola. Campinas,SP. Mercado das letras, 2012,p.59-84.

         Ideu Moreira Coelho é bacharel e licenciado em filosofia pela UFMG[1968],doutor em Filosofia pela USP[1978]. Aprovado em concurso público para docente, ingressou na faculdade de educação da universidade federal de Goiás ,em 1 de março de 1970, passando ,sempre por concurso publico,de auxiliar de ensino a professor assistente, a professor adjunto e a professor titular. Na UFG foi coordenador do curso de pedagogia da UFG(out.1980 a out.1984], pró-reitor de graduação da universidade federal de Goiás [jan 1986ª jan1990], membro do conselho coordenador de ensino e pesquisa [out.1980ª out 1984;jan.1986 a jan1990] , e membro do conselho universitário [jan.1986 a jan 1990]. Primeiro presidente do comitê nacional pró- formação do educador [abr.1980 a jul.1982], atual associação nacional pela formação dos professores da educação, ANFORE. Professor titular na faculdade de educação , da universidade federal de Goiás aposentado em 1º de abril de 2015, onde continua com professor voluntario no programa de pós-graduação em educação, mestrado e doutorado, oferecendo disciplinas e orientando dissertações e teses. Trabalha na areia de filosofia e educação, em especial nos temas:universidade e formação, escola, universidade e formação de professores, educação em plantão, Aristóteles e Tomás de Aquino, fenomenologia  e educação.

       Confundi- se muito a escola com repartição publica, organização não governamental , estabelecimento comercial ou ate quartel. Ao não reconhecer-se e nem confirmar-se com instituição, a escola desliza no operacional, negando sua natureza, tornando-se assim organização.a preocupação com seu cotidiano, sua estrutura, seu funcionamento, gestão e aspectos burocráticos, o grande interesse pelo como deu e acontecer o ensino e a aprendizagem e também os resultados obtidos parecem falar mais alto que duvida, o questionamento  e o pensamento.

        A escola em geral, cada vez mais tem sido vista em termo de instrumentalidade, formação profissional, como organização de ensino e preparação para o trabalho, não tem sentido e valor nela e por ela mesma, a não ser como investimento para o futuro, dependendo  do que poderá acontecer depois na vida dos alunos e ex-alunos, do seu sucesso na continuidade dos estudos e no trabalho. Não se pergunta nem se interessa pelo que ela e em si mesma , qual sua razão de ser, o que negocio, ou num tempo futuro , fora do presente. Torna-se instrumento, meio para que a economia e os indivíduos  alcancem seus objetivos e metas.

         A idéia de se chegar a um saber transparente e completo sem grande esforço, a igualdade e a democracia com divisão e partilha de bens e poder, aliada a crescente valorização dos aspectos quantitativos e dos resultados, abriu um caminho para reducionismo e predomínio, sociedade e entre professores, de idéias e praticas que confundem escolarização com socialização e apropriação do saber sistematizado. Ao ser reduzido a coisa, o saber poder ser guardado, repartido e consumido.

         O modo de ensinar que transmite conteúdos a serem memorizados, guardados e consumidos pelos alunos apesar de não terem compreendido e não saberem o que significam, nega os estudantes o direito ao  aprendizado e ao cultivo do pensamento de reflexão e da critica, a compreensão da idéia. Portanto a escolha eficiente e produtiva, seria aquela na qual os professores conhecem os conteúdos e as metodologias adequadas ao ensino, sabem utilizar as novas tecnologias nas aulas, e os alunos apresentam bons resultados nas avaliações,nos concursos e no mercado de trabalho.

           A razão de ser, de escola não e preparar recursos humanos para o estados e as empresas. A medida que sabe pensar, as idéias e a realidade é fundamental para a constituição da existência humana, em especial a vida coletiva,cabe a escola ensinar as crianças, jovens e adultos a pensarem e a criarem uma sociedade diferente, fundada na permanente busca da igualdade, autonomia, liberdade e justiça. Como instituição de ensino e formação, ele exigem dos envolvidos no ensino e aprendizagem dos professores e estudantes o cultivo da interrogação do saber e da critica.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.5 Kb)   pdf (75.6 Kb)   docx (13 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com