TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

“Quando a escola é de vidro” e “Pinóquio às avessas”

Por:   •  14/6/2016  •  Trabalho acadêmico  •  346 Palavras (2 Páginas)  •  1.369 Visualizações

Página 1 de 2

Análise das obras “Quando a escola é de vidro” e “Pinóquio às avessas”:

  No texto da autora Ruth Rocha é abordada de forma critica a escola tradicionalista, um sistema rigoroso e muito formal, onde os alunos não tem liberdade alguma para expressar suas ideias e até mesmo duvidas. Nesse modelo educacional o aluno faz somente o que manda o professor (autoridade maior em sala de aula) sem que haja qualquer tipo de interação entre ambos. Existindo apenas uma relação de imposição de ideias e regras a serem seguidas.

  Na história, o vidro nada mais é do que uma representação do modelo tradicional de ensino, onde quem não segue as regras ou se encaixe dentro do vidro, sofre punições que causam muito medo nas crianças que acabavam por fazer tudo o que lhes é imposto sem nenhum questionamento.

No texto do autor Rubem Alves, vemos a escola como uma maquina formadora de adultos, cada estudante chega à escola com uma determinada bagagem adquirida desde o seu nascimento. Tendo a escola à função de igualar todos os alunos á nível de conhecimento, para que dessa forma possam crescer e se tornar adultos responsáveis e “inteligentes”.

Na historia de Rubens Alves um menino de carne e osso à medida que estuda na escola vira outra coisa porque quanto mais a criança integra o ambiente escolar, mais vai ficando de lado as suas vontades, suas vivencias e até mesmo os seus sonhos. Desse modo o aluno se torna cada vez mais robótico, realizando apenas o que lhe dizem que é certo, na hora certa. O aluno recebe a informação, e reproduz mecanicamente o que absorveu ou apenas decorou, assim como Felipe que tinha uma boa memória e por isso se dava muito bem nas provas.

  De forma aparentemente inofensiva, tanto Ruth Rocha, quanto Rubem Alves  criticam a educação tradicional. Fazendo com que o leitor reflita sobre o papel da escola e da importância de considerar a personalidade de cada individuo, levando os alunos a pensar e a questionar, para que possam construir suas próprias opiniões e identidades.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)   pdf (58.2 Kb)   docx (9.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com