TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATO DE EXPERIÊNCIA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA

Por:   •  12/12/2019  •  Relatório de pesquisa  •  2.667 Palavras (11 Páginas)  •  2.782 Visualizações

Página 1 de 11

[pic 1]

RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA NO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA, CAMPUS PORTO NACIONAL.

Residentes: Mariane Ferreira Lima, Eliete da Silva Cardoso, Débora Morais Dias Fantin - Acadêmicos do Curso de Licenciatura em Computação do INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO TOCANTINS – Campus Porto Nacional.

E-mail do(s) autor(es): marianelima2215@gmail.com, leletesilva26@gmail.com, debyfantin18@gmail.com.

Docente Orientador: Rafael Miranda Correira.

Preceptor: Dêmis Carlos Fonseca Gomes.

RESUMO: O presente trabalho trata sobre as experiências do estágio do Programa Residência Pedagógica, no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia, Campus Porto Nacional. Pretende-se relatar sobre a fundamental importância da prática docente em sala de aula. O objetivo geral desta pesquisa é divulgar as experiências do estágio no Curso Técnico em Informática para Internet, integrado ao ensino médio, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia, Campus Porto Nacional. Busca-se apresentar as estratégias e os desafios que surgiram na execução do estágio remunerado, que por sua vez possui três etapas, sendo elas: Observação, que se concentra em averiguar todos os setores da unidade escolar; Regência, etapa na qual são executadas as regências diagnósticas, a fim de possibilitar e identificar qual a problemática encontrada na sala de aula para que assim possa ser desenvolvido um projeto de intervenção que resolva os obstáculos encontrados no público-alvo, que foi o ensino fundamental; Intervençao, onde foram realizadas regências como intervenções com o propósito de intervir no processo de aquisição de aprendizado, executando as atividades previstas no projeto de intervenção. Constata-se que as atividades desenvolvidas durante o estágio pelo Programa Residência Pedagógica, deram resultados convincentes e as metas foram alcançadas. Assim sendo, certamente esse resultado se deu por relacionar prática e teoria.

Palavras-chave: Estágio Supervisionado. Programa Residência Pedagógica. Regências diagnósticas. Intervenção.

INTRODUÇÃO

        Para se chegar na tão sonhada docência, o acadêmico de Licenciatura em processo de formação se depara em vários episódios desafiadores na sala de aula, momentos estes, que fazem parte do ciclo de capacitação. Ao futuro docente é exigido que tenha jogo de cintura em pleno século moderno, para saberem lidar com as ferramentas e tecnológicas e acima de tudo trazer novidades todos os dias. Segundo Pimenta (2014) é como:

Um campo de conhecimento que envolve estudos, análise, problematização, reflexão e proposição de soluções para o ensinar e o aprender, e que compreende a reflexão sobre as práticas pedagógicas, o trabalho docente e as práticas institucionais, situados em contextos sociais, históricos e culturais (2014, p. 29).

        Pensando assim, os educadores serão flexivos e tendenciosos, se no entanto buscarem a capacitação por meio de educação continuada, e assim poderá viabilizar o caminho do conhecimento em praticidade, o profissional que enxergar oportunidade e usar elas ao seu favor, este tem o dom de lapida rocha, em ser capaz de transformar em pedra preciosíssima.

        Na educação não é diferente, o aluno chega na sala com a visão de mundo e o professor/profissional é o porta voz do conhecimento lógico, ele vai ser capaz de transmitir estrategicamente e ser treinado para lidar com quaisquer situação embora surja imprevistos. Contudo o docente inteligentemente dominará a ponto de contagiar outros profissionais a rever suas didáticas antepassadas e refletir sobre elas.

        A escola é o local preciso para situar os adolescentes e jovens com processo de ensino aprendizagem, a partir daí o conceito de valorização se empregará na mente dos alunos, a “importância do saber”. Adquirindo critérios e pontuando conquistas, e como consequência a educação utilizará essa ponte de junção onde irá unir aluno e professor e quebrar os bloqueios que impedem a evolução de um todo.

        O estudo é uma maneia prazerosa na prática docente, pois é capaz de conectar aluno e professor numa dimensão impactante. E em alguns casos, o professor não encontra facilidade de chamar atenção dos alunos e até faz, porém as famosas rotinas desgastantes aparecem, os adolescentes e jovens necessitam de novidades para dar atenção à aula, que faça sair do normal para o espetacular. Assim os alunos não vão desistir de buscar conhecimento.

OS PRIMEIROS PASSOS

        Nossa primeira atividade consistiu na observação criteriosa, realizada em toda parte Física do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins, Campus Porto Nacional, onde o preceptor Dêmis Carlos Fonseca apresentou todos os setores e explicou a função de cada órgão da Instituição de Ensino.

        Após realizarmos uma análise investigativa no Projeto Político Pedagógico do Curso Técnico em Informática para Internet, integrado ao Ensino Médio, iniciamos nossas atividades pedagógicas com os alunos nas séries do primeiro e segundo ano. O projeto do PPP nasceu de uma pesquisa na cidade de Porto Nacional- TO. Na intenção resgatar os valores do município e profissionalizar a sociedade além de oportunizar o crescimento em todas as áreas. O curso disponibilizar de 40 vagas anuais na duração de 3 anos nos turnos matutino e vespertino. De acordo com o Projeto Político Pedagógico do Curso (2014) comenta:

O Curso Técnico Integrado em Administração, presencial, tem como objetivo formar profissionais cidadãos técnicos de nível médio, de competência técnica, ética e politicamente, com elevado grau de responsabilidade social e que contemple um novo perfil para saber, saber fazer e gerenciar atividades de gestão; executar funções de apoio administrativo: protocolo e arquivo, confecção e expedição de documentos administrativos e controle de estoques; operar sistemas de informações gerenciais de pessoal e material; utilizar ferramentas da informática básica, como suporte às operações organizacionais. Enfim, abrange ações de planejamento, avaliação e gerenciamento de pessoas e processos referentes a negócios e serviços presentes em organizações públicas ou privadas de todos os portes e ramos de atuação. (PPC-2014, pg. 11)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18 Kb)   pdf (239 Kb)   docx (577.8 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com