TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATORIO DE ESTÁGIO

Por:   •  22/10/2016  •  Projeto de pesquisa  •  2.839 Palavras (12 Páginas)  •  288 Visualizações

Página 1 de 12

[pic 1]

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

PEDAGOGIA – 5º Flex e 6º SEMESTRE

RAQUEL DA COSTA GONÇALVES

RELATÓRIO DO ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO I – EDUCAÇÃO INFANTIL

RELATÓRIO FINAL

[pic 2]

MURIAÉ

2016

RAQUEL DA COSTA GONÇALVES

RELATÓRIO DO ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO I – EDUCAÇÃO INFANTIL

Relatório de Estágio apresentado ao curso Pedagogia  da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina de Estágio Curricular Obrigatório – Educação Infantil – 5º Flex e 6º semestre.

Orientador: profª. Ms. Lilian Amaral da Silva Souza

Tutor eletrônico:

Tutor de sala:

Cidade

2016


SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO        03

2 ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO I: ORGANIZAÇÃO E CONTRIBUIÇÃO        04

2.1 A Importância do Estágio para a Formação Profissional        04

        

3 CAMPO DE OBSERVAÇÃO E INTERVENÇÃO        05

3.1 Caracterização do Campo de Estágio        05

3.2 A Rotina.................        05

4 PROJETO DE INTERVENÇÃO

4.1 Introdução                07

4.2 Dados Gerais do Projeto        07

4.3 Referencial Teórico        08

4.4 Planos de Aula da Intervenção        08

4.5 Relato da Aplicação da Intervenção        11

CONSIDERAÇÕES FINAIS.......................................................................................        12

MOSTRA DE ESTÁGIO        12

REFERÊNCIAS        13

APÊNDICE (se houver)        14


1 INTRODUÇÃO

O presente estágio foi realizado na Educação Infantil da Escola Municipal Francisco Borges Nunes da Silva, teve como objetivos, aprimorar a prática em sala de aula, propiciar a aproximação da realidade profissional por meio da participação em situações reais de trabalho, envolvendo supervisores, estudantes e campo de estágio.

Sabe-se, que a educação infantil,atende criança na faixa etária de zero aos seis anos de idade,educação essa que é um direito reconhecido tanto pela Contistuição Federal de 88,como na Lei de Diretrizes e Base da Educação (LDB)9394/96,tornando um direito da criança e um dever do estado, a permanência dessas crianças em creches e pré escolas,essa faixa etária é considerada como etapa primordial na vida de um ser humano no início de seu desenvolvimento.  

O relatório irá apresentar a descrição do local,onde foi realizado o estágio, período de duração e as atividade desenvolvidas, além de reflexões em torno da prática realizada.

O intuito deste estágio foi observar na prática tudo o que foi aprendido no curso de pedagogia, relacionar as teorias com a prática vivenciada e como se dá o desenvolvimento das crianças nesta faixa etária , assim completando o meu aprendizado e aperfeiçoando a minha prática pedagógica.

2. ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO I: ORGANIZAÇÃO E CONTRIBUIÇÃO

O estágio obrigatório foi realizado no período de 12 de setembro a 28 de setembro de 2016 na Escola Municipal Francisco Borges Nunes da Silva situado na zona rural de São Sebastião da Vargem Alegre –MG, com crianças do pré escolar com  idade de 04 anos que estudam no turno matutino.

 

2.1 A Importância do Estágio para a Formação Profissional

No estágio é onde temos a oportunidade de vivenciar, tudo o que aprendemos no curso de pedagogia, como planejar conforme a realidade do alunos,refletir sobre nossas práticas, e também aprender as formas de agir em todo contexto escolar.  

O estágio é um processo de aprendizagem indispensável para um profissional que deseja estar preparado para enfrentar os desafios de sua formação. Nele está a oportunidade de assimilar a teoria e a prática, conhecer a realidade do dia-a-dia, e entender a realidade que se vive em uma escola.

Sabemos que há deficiência na formação de professores,e isso é uma herança histórica, porém temos consciência que nos dias atuais para suprir estas necessidades, temos que ter consciência profissional e nos aperfeiçoar e levar em considerações todas as atividades desenvolvidas, em especial os estágio, pois eles nos prepara e nos  coloca em contato com a realidade que iremos viver como educadores,sendo assim devemos ter consciência, autonomia e principalmente bom senso para entender a necessidade da prática educacional e fazer uso deste acontecimento.

 

3 CAMPO DE OBSERVAÇÃO E INTERVENÇÃO

3.1 Caracterização do Campo de Estágio

        

A Escola Municipal Franscisco Borges da silva,funciona somente no turno matutino de 07 horas da manhã as 11horas ,com crianças dos anos iniciais da educação infantil e com crianças do ensino fudamental. Está localizada na zona rural de São Sebastião da Vargem Alegre no estado de Minas Gerais.

A Escola Municipal Francisco Borges da Silva foi fundada no ano de 1980.Hoje a escola tem em torno de 90 alunos.Ela foi construída em um terreno doado e foi dado nome em homenagem ao antigo morador da região que é admirado e respeitado pelo povo da cidade.

A escola é mantida pela prefeitura municipal que da total assistência em relação a merenda e material didático e também recebe verbas do PDDE .

A escola cumpri com os princípios e fins da educação nacional e toda legislação que nela contém,segue o calendário escolar com dias e horas estabelecidas pela rede municipal de ensino.

A escola tem como objetivo contribuir para o processo de integração escola/família/comunidade atuando de forma ativa nesse entrosamento. Através de reuniões bimestrais com os pais e alunos realizam debates sobre melhorias tanto no aprendizado do alunos e quanto no bom funcionamento da instituição.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.9 Kb)   pdf (168.2 Kb)   docx (316.8 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com