TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO DE CARACTERIZAÇÃO DA ESCOLA E DA COMUNIDADE

Por:   •  13/4/2017  •  Artigo  •  2.549 Palavras (11 Páginas)  •  3.304 Visualizações

Página 1 de 11

[pic 1]

LICENCIATURA EM LETRAS PORTUGUÊS

PRÁTICA DE ENSINO: INTEGRAÇÃO ESCOLA x COMUNIDADE (PE:IEC)

POSTAGEM 1: ATIVIDADE 1

RELATÓRIO DE CARACTERIZAÇÃO DA ESCOLA E DA COMUNIDADE

Domingos Sávio Ribeiro Mello – RA 1649380

Polo de Mogi Guaçu - SP

2017


CARACTERIZAÇÃO DA ESCOLA

  1. Identificação

Nome: EMEF “Adélia Caleffi Gerbi”

Endereço: Rua José Vaz de Lima, 360 – Bairro Nova Estiva

Telefone: (19) 3868-9388

Instituição mantenedora: Prefeitura Municipal de Estiva Gerbi

  1. Análise crítica do ambiente físico

A localização da escola é compatível com o acesso da clientela, pois está situada bem próxima ao centro da cidade, fica próxima ao Departamento de Água e Esgoto, ao Pronto Socorro, à Sede da Polícia Civil, aos Bancos do Brasil e Itaú, às várias lojas e casa comerciais, a supermercado, à igreja Matriz, distante 750 metros da Avenida Vante José Tonietti, avenida essa que dá acesso à cidade.

A clientela atendida pela escola é de alunos de famílias de classe média, bastante diversificada. A maioria dos alunos é de famílias de baixa renda.

Pela escola estar situada próxima ao centro da cidade, tanto os alunos, quanto os professores e funcionários tem acesso fácil a ela, pois a circulação de carros e pedestres é pouca e tranquila, os carros e ônibus, tanto os escolares quanto os circulares, tem facilidade para transitar, o que é conveniente para os pais dos alunos por não oferecer riscos.

O espaço físico da escola está adequado à sua proposta pedagógica, pois a estrutura física da escola é muito boa, possuindo acessibilidade aos alunos portadores de necessidades especiais. Pois a missão da escola é de construir o conhecimento de seus alunos através da interação com todos, não podendo excluir dessa visão as crianças portadoras de necessidades especiais, uma vez que a aprendizagem acontece através da troca de saberes e informações.

A relação entre número de alunos e espaço é adequada nas salas de aula, a escola possui 590 alunos matriculados e frequentes, os quais estão distribuídos em dois períodos, matutino e vespertino, do primeiro ao quinto ano, uma média de 25 alunos por sala, nas doze salas de aula, as quais possuem tamanho adequado que comporta os alunos, são arejadas e iluminadas artificial e naturalmente, com


mobiliário em ótimo estado de conservação, em quantidade suficiente e para a faixa etária dos alunos, dois quadros negros afixados na parede com visibilidade fácil para todos os alunos.

O pátio da escola está composto por dois ambientes, um com 120 m² o qual é todo coberto, cimentado, arejado, com iluminação natural e artificial, em um canto ele comporta três mesas grandes com dois bancos grandes cada, para os alunos comerem suas merendas, em outro canto estão dispostas cinco mesas redondas de cimento, com quatro bancos de cimento cada, usados pelos alunos para suas brincadeiras, leitura e tarefa extraclasse.

O outro pátio é uma área aberta, toda gramada, onde estão dispostos vários bancos e muitas árvores e plantas, onde os alunos brincam e sentam para conversarem e comerem seus lanches.

A biblioteca é uma sala ampla, arejada e iluminada artificial e naturalmente, onde estão dispostos no centro da sala, cinco mesas com cadeiras, ao redor da sala, várias estantes cujos livros estão separados por gêneros, e são usados pelos alunos para pesquisas e leituras.

O laboratório de informática ocupa uma sala bem ampla, iluminada e ventilada artificial e naturalmente, com vinte e cinco racks e cadeiras novos, cada um com um computador em bom estado de conservação.

A escola possui uma ótima quadra coberta, onde os alunos podem fazer suas atividades físicas e esportivas.

Há apenas uma sala ambiente a qual é usada para as aulas de inglês, que garante aos alunos usufruírem de um ambiente apropriado, onde os materiais didáticos usados pela disciplina em questão estão reunidos em um mesmo local.

A sala está decorada e conta com a exposição de imagens e outros estímulos, os quais são usados e organizados para aguçar a curiosidade dos alunos, facilitando a aprendizagem e desse modo atingindo a sua finalidade.

O material usado nas aulas é suficiente e adequado, é entregue pela prefeitura logo no início do ano letivo. A direção da escola busca suprir as necessidades quanto aos materiais escolares, procurando sempre contribuir para com o curso e o andamento das aulas.

 

  1.  Quanto à utilização da biblioteca, do laboratório ou de outras dependências

As atividades desenvolvidas na biblioteca são as atividades de leitura, pesquisa que as professoras solicitam para os alunos, os quais usam a biblioteca com uma frequência média, os livros que lá estão são bem utilizados pelos alunos, atingindo assim o objetivo proposto pelos professores. Observei que a maioria dos alunos gosta de usar a biblioteca por causa dos diversos livros que lá são encontrados, ao propor a atividade de leitura e pesquisa, vejo que os professores estão incentivando seus alunos a lerem com mais frequência.

O laboratório é usado para as aulas de informática, de digitação e pesquisa, os alunos do terceiro ao quinto ano são os que mais usam essa sala, os alunos do primeiro e segundo só usam nos dias das aulas de informática. Tais recursos são bem utilizados e atinge o objetivo, os professores de informática são bem esforçados e interessados em transmitir o conhecimento, passam sempre atividades de acordo com a faixa etária e conhecimento prévio dos alunos.

A quadra coberta é usada para as aulas de educação física e esportes, também é usada para as aulas de dança, música e ludicidade. Os alunos gostam de praticar esportes, gostam dos exercícios físicos e também da dança e música.

  1. Características da gestão escolar

Todos os profissionais da educação, professores, membros da direção escolar, funcionários, alunos, pais e demais integrantes da comunidade, estiveram envolvidos na elaboração da proposta pedagógica e do regimento escolar, a qual foi elaborada de forma contínua e participativa, todos os atores puderam opinar, através das suas considerações, o que contribuiu e contribui para que a escola se desenvolva enquanto instituição de ensino-aprendizagem.

Os envolvidos na elaboração tanto da proposta pedagógica como do regimento escolar, priorizaram a formação de cidadãos, onde os alunos desenvolvem o senso crítico, sendo criativos, dinâmicos, valorizando a vida, comprometidos com as boas maneiras, com o aprendizado e despertados a desenvolverem a ludicidade e motricidade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.3 Kb)   pdf (279.3 Kb)   docx (232.3 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com