TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO DE CARACTERIZAÇÃO DA ESCOLA E DA COMUNIDADE

Por:   •  22/4/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.268 Palavras (6 Páginas)  •  4.562 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 1]

LICENCIATURA EM .......................

PRÁTICA DE ENSINO: INTEGRAÇÃO ESCOLA x COMUNIDADE (PE: IEC)

POSTAGEM 1: ATIVIDADE 1

RELATÓRIO DE CARACTERIZAÇÃO DA ESCOLA E DA COMUNIDADE

Aluno:

............................................................, RA: ................

POLO

..................................................

2017



1. CARACTERIZAÇÃO DA ESCOLA

1.1. Identificação

a) Nome: Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Jardim Sideral;

b) Endereço: Rua Satélite, s/n, Bairro: Parque Verde, Município: Belém/PA, CEP: 66351-510;

c) Telefone: (91) 3278-2725;

d) Instituição mantenedora do estabelecimento escolar: Governo do Estado do Pará.

1.2. Análise crítica do ambiente físico

a) A localização da escola é compatível com o acesso da clientela? A escola está bem localizada, de fácil acesso da clientela. A maior parte dos alunos são do bairro que se encontra a instituição.

b) O espaço físico da escola está adequado à sua proposta pedagógica? A escola possui um grande espaço físico, disponibilizando aos alunos e professores um ambiente adequado as necessidades educacionais da comunidade.

c) A relação entre número de alunos e espaço (área) é adequada nas salas de aula, no pátio, na biblioteca, no laboratório e em outras dependências? A escola conta com várias salas de aulas, laboratório de informática, sala de leitura, sala de vídeo, quadra poliesportiva descoberta e pátio coberto. Assim, a escola é adequada ao número de alunos e atente as necessidades de ensino.

d) Há salas-ambientes? Elas atingem suas finalidades? Não existem salas ambientes na escola, quando precisam fazer uso de materiais didáticos, como livros e equipamentos audiovisuais, são utilizadas as salas de leitura e vídeo, respectivamente. Essas salas não atingem toda sua finalidade, por haver apenas duas salas na escola.

1.2.1. Quanto à utilização da biblioteca, do laboratório ou de outras dependências:

a) Que atividades são desenvolvidas? Na sala de leitura são desenvolvidas atividades de leitura e pesquisa. O laboratório de informática é utilizado para as aulas de informática e pesquisas, já a quadra poliesportiva é usada para as aulas de Educação Física.

b) Quem utiliza essas dependências e com que frequência? Os alunos utilizam com mais frequência essas dependências, recebendo auxílio de professores e funcionários, nos ambientes onde se desenvolvem as atividades.

c) Tais recursos são bem utilizados, atingindo seus objetivos? Os recursos disponíveis são bem utilizados pelos alunos, mas a falta de recursos específicos não contribui, e os objetivos são limitados.

d) Que aspectos mereceriam suas críticas ou elogios? Vale destacar o esforço e criatividade dos professores e funcionários da escola, que conseguem oferecer um ensino de qualidade aos alunos. Mesmo que a escola tenha poucas ferramentas de tecnologia para ensino.

e) Há comentários relevantes sobre outros aspectos? Não.

1.3. Características da gestão escolar

a) Como foi a participação dos vários profissionais da educação na elaboração da proposta pedagógica e do regimento escolar? A elaboração da proposta pedagógica e do regimento escolar acontece no início do ano com participação de professores, gestor, funcionários e representantes dos pais. A participação de todos é de fundamental importância na construção e implementação da proposta pedagógica e do regimento escolar.

b) Existe um conselho de escola ou órgão semelhante? Como funciona? Que decisões relevantes têm tomado? Os alunos participam? E os pais? Na escola existe conselho escolar que participa da definição da proposta pedagógica e regimento escolar. O Conselho é formado pelo diretor escolar, corpo docente e representantes dos pais. Compete ao conselho a função fiscalizadora, consultiva e deliberativa das questões financeiras, administrativas e pedagógicas.

c) Documentos como proposta pedagógica, regimento escolar entre outros propiciaram, na sua elaboração, uma reflexão conjunta da comunidade escolar (interna)? Os professores, gestor, funcionários e representantes dos pais participaram na elaboração desses documentos. Sendo que o trabalho foi favorecer a implantação de estratégias pedagógicas de superação de todas as formas de discriminação, preconceito e exclusão social.

d) Há comentários relevantes sobre outros aspectos? Representante dos alunos ausente no conselho escolar.

1.4. Organização administrativa e pedagógica

a) Como é a estrutura organizacional da escola (essa pergunta deve ser respondida com a apresentação do organograma)?

[pic 2]

b) Quais os cursos oferecidos, número de classes, horários? Como são tomadas as decisões em relação a esses aspectos e ao calendário escolar? A escola oferece o ensino fundamental, com doze turmas; e ensino médio, com nove turmas; e funciona em três períodos: matutino (07:30h – 12:00h), vespertino (13:30h – 18:00h) e noturno (19:00h – 22:15h). O calendário escolar, horários e turnos segue determinação da secretaria de educação

c) Como tem funcionado o horário destinado à permanência dos professores na escola (horas atividade, reuniões)? Quem coordena esta parte do trabalho? Com supervisão da coordenadora pedagógica, criou-se um calendário que indica aos professores os dias de: aula, desenvolver planos de aulas e outras questões de interesse do professor; e reuniões.

 d) Como são elaborados os planos de ensino? Os planos de aulas são elaborados pelos professores, e depois são levados para serem analisados e aprovados pela coordenadora pedagógica.

e) Como funciona o sistema de avaliação e recuperação dos alunos? O sistema de avaliação é constante e planejado pelos professores. As avaliações podem ser: diárias (atividades em classe e participação do aluno), mensais (trabalhos individuais ou em equipes e testes) e bimestrais (provas escritas). O sistema de recuperação ocorre no decorrer do ano letivo através de tarefas; exercícios; trabalhos em classe e extraclasse; e provas.

f) Como se dá a comunicação da escola com as famílias dos alunos? Há reunião de pais? A comunidade costuma vir à escola? E as informações sobre a aprendizagem dos alunos, como são feitas? A comunicação é feita através de reuniões entre pais, alunos, professores e gestor. Sempre há reuniões de pais, onde os responsáveis dos alunos são informados de tudo que se passa na escola. A informação sobre a aprendizagem dos alunos acontece durante a entrega do boletim, em reunião.

g) Há comentários relevantes sobre outros aspectos? Não.

1.5. Outras atividades desenvolvidas pela escola

a) A escola possui associação de pais e mestres ou equivalente? Não.

b) A escola possui um grêmio estudantil ou equivalente? Não.

c) A escola desenvolve programas ou projetos especiais (Escola da Família, clube de mães etc.)? Não.

d) Há comentários relevantes sobre outros aspectos? Não.

1.6. Levantamento das expectativas dos alunos em relação à escola

a) Essa parte envolve aplicação de questionários, entrevistas ou registro de conversas informais. Trata-se de parte essencial da pesquisa, pois permite destacar, com base nas expectativas, as necessidades reais dos alunos, que fundamentarão as propostas de integração entre escola e comunidade, no momento final do trabalho.

        O levantamento foi realizado através de conversas informais com os alunos, no intervalo das aulas, no período matutino. No geral, os alunos que participaram das conversas informais, aprovam a escola. Apenas reclamaram quanto a falta de cobertura na quadra poliesportiva e que tivesse armários individuais para os alunos guardarem seus materiais.

2. CARACTERIZAÇÃO DA COMUNIDADE

2.1. Localização geográfica

        A comunidade localiza-se no bairro Parque Verde, cidade de Belém, Estado do Pará.

[pic 3]

2.2. Equipamentos sociais

        A comunidade possui um posto de saúde, duas escolas de educação básica e uma praça pública.

2.3. Densidade demográfica

        O bairro possui uma população de cerca de 39.126 habitantes, conforme o CENSO 2010 – IBGE, sendo considerado populoso.

2.4. Perfil econômico da população

        A comunidade é formada em grande parte por pessoas de classe média baixa.

2.5. Uso predominante do solo

        De forma mista, ocupado por residências e comércios.

2.6. Levantamento das expectativas da comunidade em relação ao trabalho da escola

        O levantamento foi realizado através de conversas informais realizadas com pais de alunos. No geral observou-se uma aprovação do trabalho que a escola realiza. As pessoas exaltaram a direção e os professores, sem críticas ou reclamações graves. Quanto a estrutura física da escola, foi classificada como adequada, devido a boa organização e aparência de limpeza.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.8 Kb)   pdf (177.5 Kb)   docx (101.4 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com