TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO DE CARACTERIZAÇÃO DA ESCOLA E DA COMUNIDADE

Por:   •  27/4/2018  •  Trabalho acadêmico  •  612 Palavras (3 Páginas)  •  389 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS

PRÁTICA DE ENSINO: REFLEXÕES (PE:Refl)

POSTAGEM 2: ATIVIDADE 2

RELATÓRIO SOBRE A DIMENSÃO PRÁTICA DO CURSO

Celina de Almeida Lamas (RA 1538427)

Polo Centro

2017

RELATÓRIO SOBRE A DIMENSÃO PRÁTICA DO CURSO

A prática é essencial para a formação de um bom profissional. No decorrer de atividades práticas durante o curso, o conteúdo estudado pode ser criticado e refletido através da observação e vivência do ambiente de trabalho e atuação de outros profissionais. Os trabalhos práticos permitem a discussão de dúvidas e questionamentos com os professores que surgem somente no momento em que se inicia o trabalho. Além disso, são nestes momentos em que se inicia a construção do conhecimento prático e experiências que irão mediar relações que serão praticadas pelo profissional. É o momento em que ocorre a experimentação e a compreensão da rotina da profissão, sendo possível trabalhar anseios, preconceitos e entender como se posicionar no local de trabalho.

No curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da UNIP Interativa, esta vivencia prática é estimulada desde o primeiro semestre, através da disciplina Prática de Ensino e dos trabalhos de Prática como Componente Curricular. Estas disciplinas permitem a aproximação do aluno e da escola, extremamente importante na prática docente. Desde o início do curso o aluno é estimulado a conhecer o ambiente escolar, refletir de forma crítica sobre ele e realizar trabalhos que serão futuras atribuições de sua profissão. Isto permite que o aluno adquira conhecimento prévio, experiências em tarefas cotidianas do professor como a elaboração de projetos, plano de aula e sequencias didáticas, sempre visando um trabalho interdisciplinar que contribua para a formação do aluno como um todo. Além disso, nestas disciplinas é ressaltado a importância da participação da comunidade na escola e de se conhecer o ambiente em que a escola e o aluno estão inseridos, a fim de se desenvolver objetivos condizentes com a realidade destas pessoas.  E, por fim, o estágio curricular supervisionado obrigatório, realizado no final do curso, permite que todo este conteúdo seja vivenciado, sendo uma oportunidade para se colocar em prática e tirar possíveis dúvidas da atuação do professor. Dessa forma, estas disciplinas contribuem de forma direta para a formação de um professor completo e comprometido com o processo educativo.

Na carreira de professor, a experiência é tão importante quanto o conhecimento teórico. A cada dia, cada sala de aula, cada escola em que um professor leciona ele estará lidando com pessoas diferentes, que apresentam objetivos e anseios diferentes, sendo um grande desafio para este profissional se adaptar a cada caso e desenvolver método que atenda às necessidades de cada grupo. Assim, a vivencia durante o curso de graduação permite, mesmo que em pequena escala, que o aluno conheça e vivencie parte destes desafios que serão enfrentados em sua carreira.

O curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da UNIP Interativa proporciona esta união entre a teoria e a prática, através de disciplinas que permitem que o aluno desenvolva o que está sendo estudado em teoria. Isto ocorre através da realização de trabalhos relativos ao tema estudado, como por exemplo a solicitação de realização de plano de aula na mesma disciplina em que se estudou em teoria a atuação do professor e como ele organiza sua aula e sua disciplina. Esta forma de ensino, permite que o aluno pratique o que estuda, contribuindo para maior fixação do conteúdo estudado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)   pdf (83.6 Kb)   docx (21 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com