TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO DE ESTÁGIO

Por:   •  22/8/2017  •  Relatório de pesquisa  •  7.546 Palavras (31 Páginas)  •  207 Visualizações

Página 1 de 31

[pic 1]

UNIUBE

UNIVERSIDADE DE UBERABA

INSTITUTO DE FORMAÇÃO DE EDUCADORES

PRICILLA ZAMBON PRATTI

RA:1094314

ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO

EDUCAÇÃO INFANTIL –PARTE II

GESTÃO EDUCACIONAL

ETAPA V

NOVA VENÉCIA - ES

2016

UNIVERSIDADE DE UBERABA

PRICILLA ZAMBON PRATTI

ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO

EDUCAÇÃO INFANTIL –PARTE II

GESTÃO EDUCACIONAL

ETAPA V

Relatório de Estágio Curricular Supervisionado na Educação Infantil – 2ª parte e gestão apresentado à Universidade de Uberaba, do curso à distância de Pedagogia, turma 7, Etapa V.

Tutor: Valéria Rodrigues de Souza Rossini.

NOVA VENÉCIA – ES

 2016

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO        04

2 DESENVOLVIMENTO        05

2.1 O ESPAÇO DA SALA DE AULA        06

2.2 A VIVÊNCIA DA SALA DE AULA NA PERSPECTIVA DOS ALUNOS E PROFESSORA (S)        07

2.3PLANEJANDO O EXERCÍCIO DA DOCÊNCIA        08

2.4 PENSANDO E AVALIANDO O EXERCÍCIO DA DOCÊNCIA        09

2.5 INVESTIGAÇÃO E ANÁLISE DAS DIVERSAS MODALIDADES DE GESTÃO ......

2.6 IDENTIFICAÇÃO DO ESPAÇO DE ATUAÇÃO DO GESTOR E SUAS RESPECTIVAS ATRIBUIÇÕES ......................................................................

2.7 OBSERVAÇÃO E ANÁLISE INSTITUCIONAIS DO PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO DA ESCOLA CAMPO ...........................................................

2.8 ESTUDO DAS DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS ......................

2.9 ANÁLISE E APLICABILIDADE DO TRABALHO DO GESTOR SEGUNDO O ENFOQUE DAS NOVAS DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS Nº 1/2006 ........................................................................................................

3.0 PARTICIPAÇÃO DO ESTAGIÁRIO EM EVENTOS PEDAGÓGICOS, CIENTÍFICOS E CULTURAIS .......................................................................

3 CONCLUSÃO        10

4 REFERÊNCIAS        11

  1. ANEXOS.................................................................................................................12

INTRODUÇÃO

             O presente trabalho com o tema “Educação Infantil” e “Gestão Educacional” relata o aprendizado obtido de acordo com as observações e estudos feitos no Centro Municipal de Educação Infantil “Vera Lúcia Galvão”, realizado durante o Estágio Curricular Supervisionado Obrigatório exigido pelo curso de Pedagogia da Universidade de Uberaba, etapa V.”, tendo por objetivo a observação  e relatos das experiências alcançadas no contexto da educação infantil e  da gestão escolar. Os conhecimentos adquiridos durante todo o período de estágio e a prática transformam a competência , mostrando e orientando como é o cotidiano de uma escola, suas vivências, seus problemas, o funcionamento dia a dia, os trabalhos desenvolvidos pelos professores, trazendo na prática uma visão ampla de forma concreta. Para um bom detalhamento ele está dividido em tópicos contendo: sumário, introdução, desenvolvimento, conclusão e referências.

Na entidade, foram realizadas observações, anotações, conversas e estudo do Projeto Político Pedagógico com o intuito de obter conhecimento sobre os temas aqui expostos e, futuramente, tornar-me uma profissional com excelência na educação, com o objetivo de transformar vidas e construir cidadãos dignos de respeito e admiração.

Durante os dias de estudo realizados nesta escola, tive a oportunidade de participar da vivencia dos professores, conhecer melhor a vida estudantil das crianças e observar a gestão. Mas destes o que mais me chamou atenção foram as crianças, com seu jeito calmo e ao mesmo tempo agitado, independente e totalmente dependente, simples e sofisticado, um verdadeiro encanto com seu jeito mutante de ser.

Portanto vemos tambéma importância do estudo da gestão escolar. É preciso compreender que o papel de gestor não é apenas administrar, vai além, onde a liderança é primordial para que faça valer os princípios da democracia e da participação que alcançara com êxito o poder de decisão sobre as formas de organização promovendo a qualidade do ensino e um ambiente de trabalho democrático, enriquecedor e prazeroso .

Tendo elas como o futuro do mundo, sinto-me ainda mais responsável pela humanidade, pois a base é o professor que constrói, o que ela se tornará, dependerá de seu aprendizado de hoje. Sendo assim, sinto-me responsável pelo futuro e o que eu pude observar nesta instituição (tanto o certo quanto o errado), foi apenas um passo inicial para eu moldar a profissional que almejo ser.


O ESPAÇO DA SALA DE AULA

A disposição das salas de aula do CMEI “Vera Lúcia Galvão” induz as crianças a se sentarem em grupos de quatro alunos em mesas apropriadas ao seu tamanho, elas são distribuídas em duas fileiras onde facilita o convívio das crianças entre si.

A sala de aula é decorada com personagens de desenhos animados que conservam a inocência e a alegria de ser criança. Todas confeccionadas pela professora. Além destas figuras, este ambiente de aprendizagem possui ainda os trabalhos realizados pelas crianças onde é possível observar a individualidade e, principalmente, o desenvolvimento de cada uma.

Os brinquedos pedagógicos das salas de aula estão dispostos em prateleiras ao alcance das crianças e num grande balde plástico no chão e ao lado destas prateleiras, configurando um doce convite para exercer a atividade lúdica. Eles são industrializados e confeccionados pelos professores a partir da reciclagem, tanto os brinquedos quanto os jogos .

Independente da idade, o corpo fala! A professora revela expressões pela sua postura, como expressões faciais, formas de gesticular, de sentar e se dirigir ao aluno. Estas expressões revelam conseqüências de sua experiência com o conhecimento e com o exercício da docência. As expressões são: olhar que indica repreensão ou afirmação, movimentos com a cabeça, gesticulação com as mãos, por exemplo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (50.1 Kb)   pdf (220.7 Kb)   docx (42.1 Kb)  
Continuar por mais 30 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com