TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO DE ESTÁGIO

Por:   •  29/11/2017  •  Trabalho acadêmico  •  2.826 Palavras (12 Páginas)  •  206 Visualizações

Página 1 de 12

[pic 1]

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO ‘LATO SENSU’ EM ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO

DISCIPLINA DE EXPERIÊNCIAS TEÓRICO-PRÁTICAS

“RELATÓRIO DE ESTÁGIO"

DANIELA SANCHES DE SOUZA

PELOTAS /RS

2015

DANIELA SANCHES DE SOUZA

RELATÓRIO DE ESTÁGIO

Relatório de estágio apresentado à Faculdade Dom Bosco, como parte dos requisitos para obtenção do título de Especialização em Atendimento Educacional Especializado, sob a orientação da professora Rosane Bom Hüsken.

PELOTAS /RS

2015

INTRODUÇÃO

O presente trabalho é pré-requisito parcial para obtenção do título de especialização AEE, pela FACULDADE DOM BOSCO no segundo semestre de 2015.

O Atendimento Educacional Especializado é uma ação de complementação e suplementação que se caracteriza como apoio e suporte aos alunos com deficiência. Procura atender ás necessidades específicas decorrentes da deficiência por meio da realização de ações que impulsionam a aprendizagem e o desenvolvimento integral da criança e do jovem. Trata-se de:

[...] uma ação do sistema de ensino no sentido de acolher a diversidade ao longo do processo educativo, constituindo-se num serviço disponibilizando pela escola para oferecer o suporte necessário ás necessidades educacionais especiais dos alunos, favorecendo seu acesso ao conhecimento. (ALVES, 2006, p.15).

Este atendimento é uma modalidade da educação e não substitui as atividades, recursos e principalmente as experiências que devem ser disponibilizados na classe comum. Pode ser realizado pela escola e pelas instituições educacionais especializadas nas várias áreas de deficiências (Centros Especializados).

O atendimento Educacional Especializado realizado por especialistas nas salas de recursos é responsável pelos atendimentos ás necessidades específicas  decorrentes  da deficiência e deve oferecer materiais de apoio didático e  tecnológico, além de instrumentos que favoreçam a aquisição de habilidades e competências importantes  para o processo  de aprendizagem e desenvolvimento, como mapas táteis, materiais concretos,, ajudas técnicas para baixa visão, ensino do sistema de leitura e escrita Braille e orientação e mobilidade.justifica-se também quando o aluno “apresenta acentuadas dificuldades na aprendizagem, vinculadas ou não a deficiência”(Ibid.,p,14) e deve ser realizado em horário diferente daquele em que freqüenta a classe regular.

É importante salientar que esse atendimento não deve ser entendido como reforço das atividades e conteúdos do currículo da sala regular.

As atribuições e funções do AEE visa complementar e suplementar as atividades escolares. Assim, constitui em um serviço de apoio que deve ser realizado por professor especializado (inclusive em deficiência múltipla), disponível dentro da escola ,caracterizando-se como um espaço de aprendizagem que avalia, acompanha e fornece ao aluno com necessidades educacionais especiais os instrumentos apropriados para o processo de escolarização, bem como apoia os professores nos ajustes dos materiais e das estratégias pedagógicas necessários para o acesso ao currículo, apoiando também toda a comunidade escolar no trabalho e na convivência com este aluno.

Atendimento Educacional Especializado, realizado com o aluno com seis anos de idade, encontra-se no primeiro ano do ensino fundamental.

O aluno tem múltiplas deficiências conforme os laudos(Baixa- visão- Paralisia celebral)

        Contextualizar o trabalho (por que, para que, como, onde, quando, com quem) local do estágio, delimitação do assunto e dos objetivos propostos,  falar sobre a importância do AEE  e no consiste esse trabalho ( áreas que irão desenvolver as habilidades necessárias para a aprendizagem formal).

...

Ex:

O presente trabalho É PRE-REQUISITO PARCIAL PARA OBTENÇÃO DO TÍTULO DE ESPECIALIZAÇÃO  AEE, PELA FACULDADE DOM BOSCO NO PRIMEIRO SEMESTRE DE ?????.

Refere-se ao Atendimento Educacional Especializado, realizado com uma aluna/o  IDADE???     SERIE???/  ESCOLA????  LAUDO???  

        Contextualizar sobre o Laudo: falar sobre, conceituar, etc

o que consta no relatório???

Proposição do caso, que foi realizado.....

Plano de atendimento educacional especializado desenvolvido a partir das áreas....

Desenvolvimento do Plano de AEE a partir de .....

CARACTERIZAÇÃO DO CONTEXTO

Falar sobre a escola, missão, finalidade, estrutura física, recursos humanos da escola, nº alunos, tipos de atendimento, funcionamento  (não colocar Projeto político pedagógico)  dar um panorama geral sobre ela.

ESTUDO DE CASO

Nome: Leonardo Lodi Roldão                                 

Sexo: Masculino

Data de nascimento: 19-03-2009

Ano escolar: 1°ano                                                            Turno: manhã

Filiação:

Pai: Luís Eduardo G. Roldão.

Mãe: Indiamara da Silva Lodi

Endereço: Corredor do obelisco, condomínio Jardim do Obelisco, 3210. BL. Um Apt. 101

Hipótese diagnóstica: CID H47, 6 /H54. 2 Baixa visão em amplos os olhos, G80.4 G40 Paralisia cerebral

Escola de origem: Cerenepe /Louis Braille

Data do início do AEE: 22-04-2015                                     Turno: Duas manhas e uma tarde

        O aluno Leonardo estuda na escola Louis Braille no 1º ano do ensino fundamental, foi encaminhado pelo Cerenepe. Apresenta deficiência visual (Baixa visão em Amplos os olhos), deficiência essa, ocasionada por área da visão no cérebro, com comprometimento tem sequelas neurológicas causadas por Paralisia Cerebral.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.6 Kb)   pdf (1.1 Mb)   docx (1.4 Mb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com